Os Meus Artigos

segunda-feira, 31 de março de 2008

Pão de Forma

Máquina de pão



Nas espreitadelas que ia dando aos blogs de culinária, via receitas de pão para fazer fácilmente em casa e com a preciosa ajuda desta máquina. Um dia, numa ida a uma grande superfície comercial tive a curiosidade de procurar a dita cuja e tentar perceber melhor como funcionava. Mostrei interesse cá em casa em adquiri-la, e não é que o Pai Natal escutou bem os meus desejos (este entre outros) e lá me fez a vontade, obrigada Titó!


Na manhã de 25 de Dezembro de 2007, sou acordada com uma tal frescura e alegria matinal (pouco habitual cá em casa, só mesmo em dias especiais) para ir urgentemente à sala ver o que o velho e gordo homem de barbas brancas tinha deixado no sapatinho. E lá vou eu a reboque, toda ensonada e a esfregar os olhos para afastar as teias de aranha que teimavam em não descolar. Bem... quando cheguei à sala e vi o meu sapatinho cheio de embrulhos e laçarotes... fiquei extasiada (é que tinhamos prometido uns aos outros que este Natal só iria haver uma pequena lembrancinha para cada um)... e lá estava, entre outros presentes, este que se manteve arrumadinho durante cerca de dois meses, mas quando finalmente me decidi a lhe dar o devido uso, não mais deixei de lhe dar descanso e recomendo vivamente.

Assim sendo, hoje vou deixar-vos uma receita testada e bem aprovada de Pão de Forma.

- 300 ml de leite morno

- 50 ml óleo

- 2 ovos inteiros

- 1 colher chá de sal

- 1 colher sopa de açucar

- 500 gr farinha tipo 55

- 1 pacote fermento em pó (vanhiné ou fermipan)

Para a preparação, colocar os ingredientes na máquina pela ordem indicada. Programar no programa normal, cor clara e peso 1kg. Carregar no botãozinho "on" e esperar que ela faça o trabalho todo, amassa, leveda e coze. Quando terminar ouve-se um apito em sinal de pão acabadinho de fazer. Hummmm... e que cheirinho... Apetece cortar logo em fatias, barrar com manteiga e comer!





P.S.: Ah e só me falta acrescentar que como sou alérgica a ler as intruções de qualquer aparelho novo, o pãozinho feito cá em casa tem sempre a ajuda do "filhote" Telmo... Só ele para me aturar nestas lides :)

8 comentários:

Ana Rita disse...

Este pão estava um espectáculo... muito bom mesmo!!!
Os "padeiros de serviço" podem voltar a fazer :)

Telmo disse...

ehehehe alérgica para mim isso é preguiça...lol... Mas por mim sabe que não há problema em ajudar nos petiscos da tasquinha :)

Telmo disse...

Oh menina ana rita isto não é só comer tambem ha que ajudar...lol

Anónimo disse...

Só venho aqi para dizer que pelo aspecto parecia demais ,só espero que na próxima cozedura haja por aí um convite para lanchar por exemplo.:)

Unknown disse...

Oh menino Telmo... é ums espécie de preguicite alérgica eheheh

Unknown disse...

Cara amiga Estrelicia, temos andado nos testes à maquina, brevemente estamos especializados na matéria e cá se fará um lanche especial.
Bjs.

Anónimo disse...

Fogo, oiço tanta fama dessa maquina e ainda não me deram nada para a "aprovar" :P

Unknown disse...

Menino Ricardo, aqui a padaria funciona normalmente ao sábado, tens que aparecer por cá nesse dia ou então fazes encomenda ;)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...