Os Meus Artigos

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Arroz de Farinheira


1 cebola
1 dente alho
1 folha de louro
2 farinheiras
arroz qb (fiz 2 medidas que uso habitualmente)
sal qb
azeite qb
água qb

Num tacho dá-se uma cozedura rápida às farinheiras em pouca água (basta deixar ferver 3 minutinhos), retiram-se da água, deixam-se arrefercer, tira-se-lhes a pele e reservam-se, assim como a água onde cozeram.

Entretanto, e noutro tacho (desta vez usei um de barro), faz-se um refogado com a cebola picada, o alho, o louro e um bom fio de azeite. Esfarela-se a farinheira e junta-se ao refogado, acrescenta-se a água que se reservou e o arroz préviamente lavado e bem escorrido, envolve-se bem e deixa-se absorver o molho e só depois se acrescenta água já quentinha para acabar de cozer e o sal. Ferve 8 minutinhos mais ou menos, rectifica-se o sal, retira-se do lume e é só servir.

A versão desta receita feita num tacho de barro fica com o aspecto da foto e a farinheira derrete completamente, se fôr feito num tacho de inox fica diferente, a farinheira não se derrete tanto e ficam pedacinhos maiores misturados com o arroz. Fica muito bom de ambas as maneiras.

8 comentários:

Anónimo disse...

Há muito que queria fazer este arroz, já tinha ouvido falar mas nunca provei e também nunca fiz. Vai ser outra receita para experimentar talvez ainda este fim de semana. Cenourita, que me aconselha a acompanhar?

Anónimo disse...

Já depois de publicar o comentário anterior, descobri o acompanhamento carne de porco...

Unknown disse...

Olá Maria
Este arroz é muito apreciado cá na Tasca e como eu disse no post, embora feito da mesma maneira varia o aspecto e o sabor consoante o tipo de tzcho que se utiliza, barro ou inox. Experimenta e depois diz se gostaste.
Ah e acompanha muito bem com carne de porco, assada no forno ou na brasa, estufada, frita... E faço ainda uma outra sugestão que é com plumas de porco preto grelhadas na brasa, é divinal!

Beijinhos e bom fim de semana!

Anónimo disse...

lá bom aspecto o arrozinho tem.
Acho que tenho de fazer ao arrozinho da Tasquinha do 1 drt. que acha? ihihihhi

Unknown disse...

Oh menina Zélia

Acho que sim, e depois diga se gostou...
Mas também posso eu fazer num próximo petisco daqueles...

Anónimo disse...

Cenourita
O arroz estava uma delícia! Servi com uma pá de porco assada, foi de chorar por mais. Vai ser para fazer mais vezes...
Obrigada pela ideia.

Luisa disse...

Andava à procura deste arros e......vim parar aqui, ainda bem pois tem óptimo aspecto. Obrigada!!

Cat disse...

Nem sei como cheguei a este blog, mas... Adorei a receita!! Acompanhei com chambão guisado e ficou uma delícia :-) E é uma receita facílima e rápida!

Vou fazer este arroz MARAVILHOSO pelo menos uma vez por mês, de certeza!
Muito obrigada!!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...