Os Meus Artigos

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Merendeiras de Batata Doce

Hoje é véspera de dia de Todos os Santos e é tradição cá na Tasca fazer as merendeiras de batata doce muito apreciadas por todos. Trajada a rigor, que nem uma padeira ou pasteleira, aqui a Cenourita foi para a cozinha deliciar-se a fazer estes mimos doces tão próprios desta altura do ano.

Nunca tive nem segui uma receita em especial, mas já há uns bons anos atrás decidi aventurar-me a fazê-las "inventadas" e sairam sempre bem.

Para a massa:
1kg batata doce
1 kg farinha
750 gr açucar
125 gr manteiga
5 ovos para a massa + 2 ovos para pincelar
raspa de 1 limão
1 colher sobremesa de fermento em pó

Para o recheio:
Frutos secos a gosto e quantidade qb, usei apenas pinhão e noz porque cá na Tasca não apreciamos muito os figos e as passas nas merendeiras

Fiz assim:
Descasquei a batata doce e cozi em água e uma pitada de sal, reduzi-a a puré usando o passe-vite. Depois, num alguidar grande, deitei a batata, misturei o açucar, a farinha com o fermento, os 5 ovos inteiros e amassei bem. Enquanto isso derreti a manteiga e fui depois juntando e envolvendo bem com a colher de pau e por fim, a raspa de limão. Depois chegou a vez de deitar a mão na massa pois, quase ía partindo a colher. Amassei bem e fui pulverizando com mais um pouco de farinha até a massa deixar de se pegar às mãos. Tapei com um pano e descansou a massa e descansei eu um pouco... eheheh (Isto de não estar habituada a amassar é complicado)
Tinha as nozes já descascadas, piquei-as para ficarem mais miudinhas e deitei-as na massa juntamente com os pinhões, voltei a arregaçar as mangas e... mãos na massa para envolver tudo. Forno ligado e já a 180º, dois tabuleiros untados com margarina e polvilhados com farinha e toca a tender a massa formando os bolinhos e dispondo nos tabuleiros. Os outros dois ovos batidos e toca a pincelar as merendeirinhas para ficarem coradinhas e brilhantes.

São agora onze e tal da noite e digo-vos que estou a cozer bolinhos desde as oito e picos, cada tabuleiro leva cerca de duas dúzias de bolinhos e demora mais ou menos meia hora a cozer. A tarefa já vai longa mas vale a pena, pelo cheirinho que aqui paira no ar e que já chegou à vizinhança... ah bolinhos calhandreiros!

12 comentários:

Mari disse...

Cenourita minha linda, comeria esses bolinhos todos, num piscar de olhos... que delícia!!!
Meu anjo, amanhã começo a te mandar as receitas para o Intercâmbio Culinário.... estamos a um mês de nosso dia, né?
Beijo grande!!

Unknown disse...

Linda,

adorei esses bolinhos de batata e o cheirinhooooo
Ai que vontade de estar agora em Portugal e invadindo as cozinhas das minhas amigas.
Bjs e bom final de semana!

Karla disse...

Olá =)
voltaste!
E eu sabia que trazias uma receita fantástica, claro...
adoro esse tipo de bolos, são a minha perdição. Se fosses minha vizinha já estava à tua porta com o saquinho do pão a pedir merendeiras por Deus :)

beijinhos

ameixa seca disse...

Ainda não entendi porque raio é que aqui na minha zona não se faz nada disso. Cá ninguem come he he
Quem me dera umas merendeiras quentinhas :)

Abóbora Amarelinha disse...

...ai ca pôrra, nunca ouvi falar de merendeiras de batata doce, bolas cenourita, já babei o teclado todo hi hi hi.
jinhos

anna disse...

Também não conhecia estas merendeiras maravilhosas...
O cheirinho já ultrapassou a vizinhança e quase chega aqui.
Beijinhos.

Florbela disse...

Ola minha querida, pois é, agora ando pelo countryside.Deixa-me dizer-te que estou a morrer de saudades de um belo bacalhau!!!Aqui existe uma loja (portuguesa) que vende em Londres, mas que é muito caro. Agora so no Natal...
Um beijo muito grande, ainda näo tenho computador mas sempre que puder, venho aqui ao vizinho...Bjs grandes!!!

Anónimo disse...

por favor tenho duvida me responda é fermento de pao ou de bolo obrigada.rita brasil

Abóbora Amarelinha disse...

sou eu de novo, por favor tira essa foto de circulação, porque é uma tortura, se eu tivesse força para pôr a mão na massa, ainda era como o outro... agora assim! cada vez que te visito, tungas... levo com aquelas maravilhas, achas que é justo? achas? achas?
hoje não levas bjs

Unknown disse...

Mari
É verdade, está quase a chegar o dia da nossa participação no intercâmbio, temos que nos preparar :)

Nana, Karla, Ameixa, Abóbora, Anna
Estes bolinhos são uma tentação, experimentem fazer e depois digam o que acharam. Se fosse possível tinha enviado para todas vocês e ainda quentinhos...

Rita brasil
Eu usei fermento para bolos e a massa não cresce enquanto descansa, só quando está a cozer. E também só a deixei descansar porque eu precisava descansar também. Normalmente, amasso e começo a cozer logo de seguida.

Abóbora Amarelinha
Minha querida, já sei que não gostas das fotos eheheh, por isso vou ver se faço um post novo e aí já vais dar de caras com uns pegamonstros eheheh


sei que é dificil e muito caro o bacalhau aí, e para quem gosta basta um mês ou nem tanto para já sentir saudades do fiel amigo. Tudo de bom para ti e familia.

E beijinhos grandes para vocês todas***

Cláudia Marques disse...

Nunca tinha ouvido falar nas merendeiras de batata doce, mas TENHO MUITA PENA!!!
bjs

Anónimo disse...

k bolinhos DELICIOSOS
MUITO BONS APETITOSOS TEEM DE TUDO




OBG.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...