Os Meus Artigos

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Marmelada

Conforme vos disse aqui passei alguns serões a tratar dos lindos marmelos, transformá-los numa deliciosa marmelada para consumo da Tasca, para dar aos amigos e à família. É mais uma tradição a cumprir todos os anos por esta altura, e que bem que sabe uma fatia de pãozinho caseiro ou uma tostinha barrada com marmelada caseirinha...

Fiz em doses de 3kg de marmelos poque não tenho panela que leve mais quantidade.

Fiz assim:

3 kg marmelos
3 kg açucar amarelo (louro)
água qb

Descasquei os marmelos e levei-os a cozer. Deixei escorrer bem no fim da cozedura e aproveitei cerca de metade do seu caldo.


Levei ao lume o açucar juntamente com esse caldo, deixei ferver, baixei o lume e ficou uns 45 minutos mais ou menos a apurar em lume brando.

Juntei o marmelo cozido e deixei ferver mais um pouco.

Passei tudo com a varinha mágica e continuou em lume brando por mais ou menos meia hora, mexendo de vez em quando para não pegar.


Deitei em tabuleiros pirex e ficou a arrefecer.


No dia seguinte pincelei por cima com aguardante e tapei com papel vegetal, para conservar e guardar durante muito tempo sem ganhar bolor.

Esta marmelada fica diferente de qualquer outra que tenho visto fazer, fica deliciosa, e com uma particularidade muito interessante, fica molinha tipo doce ou compota, pode comer-se ou servir-se à colher e só com o passar do tempo vai enrijando e então já se corta em fatias. Assim satisfazem-se dois tipos de gosto :)

Aqui a Cenourita tratou da saúde a 9 quilinhos de marmelos e um dia destes viu ali na frutaria um cesto enorme cheio deles, lindos, que se riram para ela :) então e não é que está a pensar seriamente comprar mais uns quantos para fazer mais uma rodada... é que o pessoal da Tasca e arredores adora, e já anda a dizer que a marmelada não vai chegar até daqui a um anito... será possível???

6 comentários:

Karla disse...

Oh não...mais marmelos...foi isto que eu disse quando vi a minha mãe entrar em casa com 2 sacos gigantes de marmelos... =) Cá em casa já se vai na 2ª dose de marmelada e ainda não postei nenhuma...mas é assim há que oferecer para nos ajudarem a comer ;)

beijinhos grandes

ameixa seca disse...

É pena não sobrar porque ela ficou mesmo com uma cor linda... maravilha Cenourita ;)

Mari disse...

Cenourita, minha querida parceira, estou morrendo de vontade de experimentar essa marmelada!! A cor está belíssima, e do jeito que você descreveu, eu acho que me acabaria de tanto comê-la!! =D
Uma pena não termos marmelos aqui no Brasil... eu adoro!!
Beijo grande minha flor.

risonha disse...

eh eh eh.. isso é que foi andar na marmelada...
se vieres para estas bandas quero uma taça se faz favor, que a minha filha adora!!!!!!!!!!!!!

Vivian disse...

nossa, e o que vc vai fazer com todo esse marmelo? que menina gulosa !!!!

bjks

Eli disse...

Nossa que maravilha em?!


www.saboresdalica.blogspot.com

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...