Os Meus Artigos

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Roupa Velha de Bacalhau

Como todos nós já ouvimos dizer "Na natureza nada se perde, tudo se transforma", este é um dito de longa data e um lema desde sempre adoptado cá na Tasca. Pois se há coisa que me faz doer o coração é estragar comida e ao mesmo tempo pensar que há tanta gente neste mundo que não tem nadinha que comer.
Então, o termo "Roupa Velha" uso muitas vezes para designar um petisquinho feito à minha maneira com aquilo que sobra de uma refeição.

Desta vez sobraram duas postas de bacalhau assado no forno com muita cebola, um molhinho divinal e o que acompanhava eram cenourinhas e batatinhas também assadas com a pele. Então, limpei o bacalhau de peles e espinhas e desfiei, tirei a pele às batatas e cortei em bocadinhos, as cenouras também cortei em bocadinhos.

Numa frigideira deitei uma cebola picada, dois dentes de alho esmagados e um bom fio de azeite, deixei cozinhar um pouco e juntei o bacalhau, o molho e a cebola do assado, as batatas, as cenouras e uma embalagem de delícias do mar cortadas tambem em bocadinhos e um pouco de mistura de pimentas moída na altura. Enquando apurou, mexendo de vez em quando para não deixar pegar, bati seis ovos e juntei um ramo de salsa picada. Juntei ao preparado, deixei cozinhar os ovos e foi só servir com uma boa salada de alface. Ficou divinal!

5 comentários:

ameixa seca disse...

Tem bom aspecto. Eu só como roupa velha no dia de Natal. Não é má ideia reaproveitar estas comidas durante o resto do ano :)

Nysa disse...

um bacalhau à brás à moda da cenourita ;-))) bem original!!

Abóbora Amarelinha disse...

ai até dei um salto...
roupa velha...uma coisa asquerosa que eu vi a primeira vez na casa da minha sogra (fazer vénia),no dia a seguir ao natal, isto á 25 anos, não consegui provar, tal não era a michórdia, a minha sogra (fazer vénia) perguntou se eu não gostava do almoçinho.
tive uma ideia!!! vou contar a história no meu blog, hoje em dia como roupa velha mas de marca e deixo o ovo cozer mas é no forno.
beijinhos e bom fim de semana

Karla disse...

A essas comidinhas eu chamos-lhes "já te vi" hehehe ou seja as sobras transformadas. Mas adoro :)

beijinhos

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com o aproveitamento das sobras. Do modo como tudo está caro hoje em dia não faz sentido só porque sobrou algo deitar fora. Cá em casa tudo se aproveita, desde o "nico" do arroz até ao pão, nada vai para o lixo. Mas a ideia que tenho é que, na maioria das casas não é assim, acho que só quem gosta de cozinha e de inventar um pouco, consegue essa proeza.
É pena! A economia doméstica também é importante. Fazer render a comida é uma verdadeira arte.
beijos e bom fim de semana

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...