Os Meus Artigos

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Convívio Domingueiro


Ontem, domingo, foi dia de ir à aldeia, como diz a minha amiga Paula "Ah isto aqui é aldeia... não é nada como na cidade..." Pois não, digo eu, e ainda bem..." ela até sabe bem que eu adoro a aldeia, as aldeias... o casario, as ruas estreitas, os montes e vales, as hortas, as vinhas, os olivais, os quintais, as gentes e, como não podia deixar de ser, os animais :)

Fomos convidados para almoçar em casa de um casal amigo, a Zulmira (que eu teimo em chamar de Alice) e o Fernando e respectivas filhotas, Mónica e a Diana e estavam lá também o Nuno, a Paula e os pais dela e da "Alice", a Ti Zulmira e o Ti Teodoro. A esta família encantadora juntámo-nos nós, Cenourita, Nino e Titó.

O Fernando e a Zulmira têm um quintalinho todo jeitoso onde cultivam aqueles mimos biológicos que tanto apreciamos e têm também uma criação caseirinha de porquinhos... OINC OINC... que são um verdadeiro espectáculo, pequeninos, uns rosadinhos outros pretinhos, com aquele focinho, orelhitas e rabito a abanar... são um encanto!


Para alguns deles chegou a altura do abate, pois é... tadinhos dos bichitos... mas é tão bom um leitãozinho assado :)

Quando lá chegámos já a mesa estava posta e o almocinho preparado, umas entradinhas e depois... uma bela sopinha de peixe, um espantástico leitãozinho assado com batata frita e salada que estava divinal, tudo regado com vinho branco e tinto da colheita do Ti Teodoro e para quem não gosta da vinhaça, os sumos e coca-colas da praxe. Depois as sobremesas, doce de amêndoa, mousse de manga e um bolo delicioso feito pela Mónica. Ficam apenas as fotos porque não fui quem cozinhou, mas vou querer as receitinhas, ai vou vou ;)





Refeição terminada e fomos todos ao cafézinho lá próximo tomar café, e rir,e brincar, e fazer sessões fotográficas... uma doideira... Voltámos a casa, mais um pouco de conversa e brincadeira e assim se passou um domingo frio mas solarengo, na companhia saudável de Amigos que prezamos muito.
Foi sem dúvida, um dia muito bem passado!


7 comentários:

Cpt Jack Sparrow disse...

Esta historia do leitão tem anos, não é menina Xenoulita?
Dívidas por pagar!!!
Já agora... é um atentado vir ao teu blog... fícasse cá com uma fomiiiiiiiiiiiii.
Beijocas amiga.
Espero que estejas bem!!!

Isabel disse...

Vou dizer como o meu pai "Este convívio faz muito bem!" sempre que há festarola lá em casa. É tão bom conviver com amigos à volta de uma mesa, não é? E se for na aldeia ainda melhor!

Abóbora Amarelinha disse...

E viva á aldeia e viva ao campo e viva ás cenouras e ás abóboras.
tu foste á aleia eu fiquei-me pelo campo, que é onde moro, e há 20 anos atrás, ninguem queria ser de s. francisco, nem de alcochete, mas agora as dondocas metidas a mete nojo, andam todas aqui á procura de casulo, lol
beijinhos campónios

ameixa seca disse...

Eu moro na aldeia e adoro. Não tenho quintal, nem leitõezinhos, só mesmo os meus malucos de estimação. Não sou capaz de matar o Luísinho, imagina se eu seria capaz de matar leitõezinhos tao fofinhos. Mas confesso que tem bom aspecto :)

risonha disse...

isso é que foi um rico Domingo...
depois queixa-se da "faixa de gaija", não é menina Cenoura Maria?? lol
beijinhos amiga, tenho saudades tuas!

justme disse...

Cenourita, isso de mostrar os leitões, vivinhos e com aspecto ternurento e depois assados, parece-me um bocado mal, desculpa lá! Eu, só de olhar para os teus fins-de-semana, já devo ter engordado mais do que pelo Natal. :) Bjs.

Karla disse...

Bem...quase com uma semana de atraso mas aqui venho eu :P
Adorei tudo...leitão assado sou incapaz de comer...sabes a paixão que tens por cenouras...eu tenho com porcos...tenho tudo com porcos e nem pensar em comer esses canininhos lindos de rabinho enrolado :P

beijinhos

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...