Os Meus Artigos

quinta-feira, 5 de março de 2009

Bacalhau "Au Lait"

Tem dias em que a tarefa de Administradora de Tasca não é nada fácil... Não por ter que cozinhar, mas sim pelo ter que destinar... "O que será hoje o almoço???", "O que irá ser o jantar???", "E amanhã? E depois?", "E... e... e...???" E conjugar preferências de uns, apetites de outros, ingredientes necessários, se é preciso ir comprar algo que falte, e chegar ao supermercado sem lista na mão porque não deu tempo para a fazer e acabar por esquecer de comprar aquilo que era mais necessário... Pois bem, isto certamente acontece com toda a gente... Mesmo com o stock da engorda bem recheado, o frigo que não leva nem mais um alfinete e a arca congeladora que quase é preciso colocar um peso em cima para que a tampa feche em condições... chega-se a hora de tratar da paparoca e "Mas o que é que há-de ser a janta???"

Foi precisamente o que aconteceu hoje! "Oh Meus Deuses! Vinde em meu auxilio!" Então e não é que quando se pede com convicção Eles vêm mesmo!

"Bacalhau! Isso, vai ser mesmo bacalhau! Mas como? Hummm... já sei! Com leite! Se gostarem muito bem, se torcerem o nariz... desenrasquem-se!"

Mangas arregaçadas, avental, ingrediente principal fora da arca e de molho em água morna para descongelar e "Hummm... está aqui algum pão já duro... vou aproveitá-lo!"


Usei:

3 postas de bacalhau
1 cebola picada
2 dentes alho
2 pães d'avó duros (caseiros, com 2/3 dias e pesavam cerca de 150 gr)
3 ovos
1 ramo de salsa
azeite qb
leite qb (cerca de 8 dl)
pimenta moída na altura

Fiz assim:

Com a cebola picada, os alhos picados e o azeite um refogado ligeiro, juntei as postas de bacalhau partidas em três com a mão como se fossem lascadas (só tirei a espinha maior e deixei ficar a pele) e deixei apanhar um bocadinho do refogado sempre a mexer, juntei o leite suficiente para as deixar cozer. Quando o bacalhau já estava cozido, parti os pãezinhos com a faca directamente para dentro do tacho, acrescentei mais leite e ferveu um pouco até o pão amolecer e começar a desfazer. Temperei com um pouco de mistura de pimentas, apurou mais um pouco em lume brando e retirei. Já tinha os ovos batidos, juntei-os à mistura e de seguida a salsa picada e envolvi bem com a colher de pau. Deitei o preparado todo num tabuleiro de barro vidrado e levei ao forno para alourar um pouco.

Et voilá! Janta pronta, e...

- Oh! Mas que coisa é esta? Mais uma invenção?
- Isto leva o quê?
- Ai meninos... comam e calem-se e se não gostarem, escrevam no livro de reclamações!

Só vos digo, experimentem! Ficou divinal, é fácil e rápido de confeccionar, excelente para aproveitar sobras de pão e... desandou quase tudo!
Nota: Não usei sal, o bacalhau mesmo demolhado mantém a sua dose, o pão já tem sal e a mistura de pimentas é suficiente para o têmpero.

11 comentários:

ameixa seca disse...

Aconteceu o mesmo hoje ao jantar... resultou bacalhau à gomes de sá :)
O bacalhau é o fiel amigo... depois do cão :)

Unknown disse...

Esse bacalhau deve ser uma delícia e logo eu que ador bacalhau e tudo o seja gratinado. Beijinhos e tem um óptimo dia.

justme disse...

Hoje estou com o mesmo feeling: vou ter um dia "daqueles", não sei o que me apetece, cada um chega a sua hora e fui logo pensando: se calhar hoje faço bacalhau!". É muito provável, vamos ver. Bjs.

moranguita disse...

eu adoro bacalhaud e quase todas as maneiras. e tao bom e facil de adapatra as mais variadas receitas.
beijinhos e bom fim de semana

Abóbora Amarelinha disse...

realmente o fiel amigo,(depois do cão claro, eu até julguei que estava entre o bacalhau e o cão, mas pronto... ) eu já almoçei, mas se visse esse tabuleiro á minha frente... era como se não tivesse almoçado.
...Será que almoçei!!!
beijinhos e bom fim de semana

♥ mesa para 4 disse...

Ai como eu te compreendo ...e qd temos tudo a abarrotar mas por acaso falta mesmo aquele ingrediente essencial...grrr...ficou com um aspecto maravilhoso...beijinho

M. Céu Fernandes disse...

Olá.
E parece muito bem! Yammy!
Bjs e bom fim de semana.
M. Céu

Mónica Teodoro disse...

A mim acontece-me muitas vezes isso, mas o teu bacalhau está um manjar dos deuses.
Beijinhos e bom fim-de-semana.

Raspas de Laranja disse...

Sei bem o que isso é. Eu tento fazer a emnta para a semana toda, depois lá vejo o preciso, ou então de uma semana paraa outra. Resoltou em pleno, e tens toda a razão, que escrevem no livrinho...
Eu os meus digo: Não gostam vão ao restaurante. Bjs e bfs

Verinha disse...

Oi!
Ficou com muito bom aspecto!
O meu mail já lá está no perfil.
Bjks***

Unknown disse...

Meninas

Bacalhau é aquele petisco que resulta sempre e dá para cozinhar de mil e uma maneiras diferentes.

É, a par com o cão, o nosso fiel amigo ;)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...