Os Meus Artigos

domingo, 31 de maio de 2009

Batido de Cereja em Dia Rosa

Ufff!!! Que calor!!!
Vinte sete graus de temperatura na cozinha da Tasca... quente demais para se conseguir confeccionar algo comestível... o calor do fogão incomoda a todos e nos ultimos dias só têm apetecido coisinhas frescas... saladas, frutas, gelados e... em Dia Rosa, dia de mais uma apresentação colorida, mais uma cor fantástica no arco-iris das cozinhas da blogoesfera, mais uma pintura em tom alegre que simboliza saúde, beleza, sensualidade... mais um lance no Desafio da Mary do blog Chá, Canela e Chocolate a Tasca vai desfilar com um sublime Batido de Cereja!

Estamos na altura das deliciosas Cerejas, este fruto que dizem ser como as conversas... não se consegue comer só uma ou duas... pega-se numa taça cheia delas lavadinhas em água corrente e fresca, levam-se à boca pegando pelo píncaro que se lhe retira num franco e abrupto trincar lançando fora sem dó nem piedade aquele carocinho que entremeia o fruto e... saboreiam-se umas atrás das outras... sempre com o mesmo gesto como se não houvesse amanhã.

- Há que comer agora! Daqui a pouco acabam e depois... só para o ano!
- Ah pois é!

Do Fundão, como não poderia deixar de ser, desde que "abriu a época" da Cereja, vêm caixas e caixas e mais caixas todas as semanas, o Nino vem sempre carregadinho, traz para a tasca e para os amigos e... têm sido tão boas, mas tão boas... hummmm!



Usei:

500 gr cereja
1 lata de leite condensado
7 dl leite bem frio

Fiz assim:
Lavei as cerejas, retirei-lhes o píncaro e descarocei.
No liquidificador deitei o leite condensado e as cerejas, deixei bater bem. juntei o leite bem frio e voltou a bater. Deitei nos copos e servi.

Saboreámos esta delícia na esplanada da Tasca sob o chapéu de sol... onde se estava tãaaooo bemmm!!!


Ainda sobrou um pouco da mistura das cerejas com o leite condensado, que guardei numa tacinha e vai servir para fazer mais batido ou decorar um doce.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Gratifica-se...

... com um miminho made by Tasca... quem adivinhar o sitio onde foram hoje tiradas estas fotos!



Easy? Or not? ;)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Só para agradecer...


... todas as vossas mensagens de Parabéns a Mim :)

Ontem não consegui voltar à blogoesfera... quando fiquei despachada dos meus afazeres fui para a cozinha tratar do jantarinho, fui recebendo quem me visitou para me dar um beijinho e depressa chegou a hora de nos sentar-mos à mesa. Não preparei nenhuma festa em especial, apenas um jantar em família na companhia da Titó, do Nino, da Mami, do filhote Telmo e da filhota Ritinha e também não fiz nenhum petisco que não tivesse já publicado aqui. A pedido do pessoal da Tasca confeccionei esta receitinha maravilha que acompanhámos com uma vinhaça soberba, tão soberba que a meio do jantar houve quem se abanasse à fartazana porque o calor estava a apertar e ainda houve quem de repente desatasse a rir sem conseguir parar... agora adivinhem quem foi? Fiz este doce e este bolo de ananás e houve também cerejinhas boas do Fundão, cafézinho e licores...

Ainda o jantar não tinha terminado e já a Titó e o Nino me "sacudiam" fora da mesa em direcção ao escritório com a Mami a ajudar... blá blá blá e,
- Vai ligar o PC e mostrar o blog à Mami...
e a Mami,
- Mas eu já hoje vi o blog...
e mais blá blá blá e lá fomos as duas forçadas... Uma agitação fora do normal lá pás bandas da cozinha e sala e de repente... uma venda nos olhos e
- Mãe Bela vamos jogar à cabra cega!
- Oh Titó! Tu nã tás boa da cabeça!
- Vá lá Mãe Bela... não sejas assim... hoje é dia de festa...
- Mas qual festa? Festa é irmos acabar de jantar...
Lá me conseguiu pôr a venda e guiar-me até à sala... tropeções daqui e dali... uma ventania desgraçada na Tasca e...
-Parabéns a você... Nesta data querida... Muitas Felicidades... Muitos anos de vida... ... ... - um bolo com 2 velinhas e a minha sala cheia de Amigos, Amigas, Filhotes e Filhotas... Agora conseguem adivinhar o que de repente se soltou???

Pois foi... mais uma surpresa com a marca Titó e a cumplicidade de todos os presentes... Um verdadeiro D-E-L-Í-R-I-O :) e animação até altas horas.

Com a agitação do dia não fui buscar o correio à caixa e hoje de manhã... lá vou eu... abro a tampa da caixa e...

- Ehlahhhh!!! Tanta coisa...


Esta surpresa da Raspas de Laranja!
- Oh Moça!!! Não bastou andares aí a apregoar a data em causa??? Ainda me mandas uma xupeja??? Sua Marota!!! Mas pronto... ok... ADOREI ADOREI ADOREI!!! Mas pera lá... tu dizias-me na simpática cartinha que não tem efeitos secundários??? Ok! Pronto! Se tu dizes... eu vou fazer de conta que acredito eheheheh! Obrigada Amiga!

Este postalinho lindo da minha Amiga Paula!

E mais uma catrefada de publicidade e umas prendinhas, ops, cartinhas daquelas que ninguém gosta de receber... urgh... mas tem que ser... factura da Zon, factura TMN...


Ah! Mas também recebi prendinhas... estas flores lindassss



Do Nino

Da Mami

Da Paula

Dos vizinhos do 1º esqº

E muitas outras prendinhas que não fotografei!

ADOREI AS SURPRESAS!

E claro... que a vida começa depois dos 40... nem que seja só com uma malha de cabelo ;)

terça-feira, 26 de maio de 2009

42...

... não... não é a terminação da taluda porque hoje não andou à roda, nem nenhuma bola perdida da tômbola do euromilhões ;) É o número de primaveras que hoje completa a Menina Cenourita... Ah pois é!!! Tantas... xiiii...


Para todas e todos vós que já hoje me brindaram com post's, mensagens no telélé, mails, telefonemas, comentários no post anterior e no blog da Titó... um GRANDE BEIJINHO recheado de AMIZADE E CARINHO e milhões de obrigados!

E, agora vou à minha vidinha porque isto de ser "pequenina e bebezinha" não me livra das minhas tarefas... talvez ainda cá volte hoje para partilhar convosco o Meu Dia :)

Beijinhos e Abraços

domingo, 24 de maio de 2009

Pão Vitale...

... A Tentação dos 7 cereais.


Andava eu de cestinho no braço pelos corredores do supermercado à procura de umas coisitas que estavam em falta no stock da engorda da Tasca, quando tenho um encontro imediato de 3º grau com uns pacotes de farinha já preparada para a MFP...

- Hey! Hey! Pstttt! Ó Cenourita!!!
- Quem me chama? - respondo eu entredentes olhando para trás e não vendo ninguém.
- Ó Cenourita chega-te aqui à nossa beira!!!
- Mas qual beira? Beira de quem???
- Olha p'ra nós aqui tão coloridos... e já preparados...
- Ai! Amaluquei de vez! Ou será que andam fantasmas atrás de mim???
- Somos da Nacional!
- E eu sou do Benfica!
- Vá lá Cenourita... não sejas resmungona! Tens andado pouco dedicada às culinarices e nós estamos aqui para te ajudar... é só juntar água.
- Só juntar água? Ahhh seus malandros! São vocês que me estão a provocar?
- Pois somos! Olha p'ra nós tão jeitosinhos! Leva só um pacote para experimentares e se gostares voltas cá e levas mais!
- Uh! Até que nem é má ideia... e Pão Vitale soa-me bem... a ver se ganho energia que isto de andar a molengar não dá com nada. Anda daí pó cesto seu pacote alaranjado...

E foi assim que veio para a Tasca a farinha já preparada e especial para a MFP, foi só deitar 300 ml de água morna na cuba da máquina e juntar 500 gr de farinha (conforme as instruções da embalagem), programar a máquina para pão normal e cozedura clara, esperar que ela fizesse o trabalhinho todo e... bip bip bip... já está! Cortar em fatias, barrar com manteiga e saborear acompanhado de um chá.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mimos e Desafio

Mais uns Miminhos e um Desafio para a Tasca da Cenourita...

Um selinho ROXIE... oferta da Bichana, thanks Miss Cat ;)
E, um selinho com um grande SORRISO... presentinho da Carina, gracias niña :)
A AnaBenfica desafiou-me a:


•Publicar a imagem do selo e linkar o blog que o passou.
•Escolher 5 situações da vida que mereciam ser repetidas em slow motion e explicar porquê.
•Passar o desafio e o selo a 12 blogs.

Então cá vai:
- As minhas viagens à Irlanda e à Holanda... amei do fundo do coração aqueles dois países "verdes", os hábitos, as paisagens, o estilo de vida, o cheiro, as gentes... tudo tudo tudo!
- As minhas aventuras TT... pelas dificuldades superadas, adrenalina, emoção, prazer em conduzir fora de estrada!
- Todos os momentos em que chorei a rir sem saber bem porquê!
- As travessuras da minha infância... já sou crescidinha mas continuo a fazê-las, mas com muito mais classe! ;)
- E... muitas mais que agora não me lembro!
Como ando uma "fura regras" da 1ª Liga... passo os selinhos e o desafio a todos/as os que visitam esta modesta Tasca. Façam o favor de pegar, levar e publicar :)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bife de Novilho com Gorgonzola

Que me lembre, nunca vos falei da minha paixão por queijo... uma falha grave... mas, como mais vale tarde do que muito mais tarde... confesso-o hoje!

Queijo é um alimento, uma guloseima, um vício, um petisco que eu não dispenso... sou completamente perdida... desde os nacionais aos holandeses, passando pelos franceses e italianos e até um espanhol que é uma delícia... hummmm... marcham todos! Não vou enunciar os nomes deles porque são tantos que corro o risco de esquecer algum e, nenhum queijo merece uma desfeita dessas. Por falar nisso... acendeu-se-me agora uma luzinha de um dos neurónios que têm permanecido mais do que o tempo permitido em estado de hibernação (isto aos poucos vai voltando à normalidade), parece-me boa ideia fazer brevemente uns post's especialmente dedicados a essa massa coalhada fresca e curada tão deliciosa que é o meu amigo queijo.


O jantar de hoje...


3 bifes alcatra de novilho
3 dentes alho
1 folha louro
1 noz manteiga
sal qb
azeite qb
vinho branco qb
molho de soja qb
queijo gorgonzola a gosto

Temperei os bifes directamente na frigideira com sal, os alhos esmagados e a folha de louro partida em quatro (sem o veio). Na hora de confeccionar, deitei por cima o azeite, a noz de manteiga, um pouco de vinho branco e umas gotas de molho de soja, liguei o lume e deixei cozinhar lentamente durante cerca de meia hora tendo o cuidado de voltar os bifes a meio da cozedura para que se cozinhassem de igual modo de ambos os lados. Enquanto isso, cozi esparguete al dente para acompanhar a carne e levei ao micro-ondas uma fatia de queijo gorgonzola a derreter. Bifinhos e esparguete prontos e servidos nos pratos e depois foi só regar a carnicha com o queijo derretido. Mnham mnham mnham...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Eu também quero um destes...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O aspecto nem sempre é tudo...

Nunca tinha feito bolos na MFP e um dia destes deu-me para fazer uma experiência... um bolo de iogurte. Mas não me apeteceia fazer a receita convencional, decidi alterar e acrescentar mais umas "coisinhas" para ver o resultado.


1 medida óleo (o frasco do iogurte)
1 iogurte natural
4 ovos
3 medidas de açucar mal cheias
3 medidas de farinha bem cheias
meia saqueta fermento fermipan

Na cuba da máquina deitei os ingredientes pela ordem acima mencionada. Liguei a máquina e programei "bolo". Ela começou a amassar enquanto eu descasquei e cortei em pedacinhos:

3 maçãs

polvilhei-as com:

2 colheres café de canela

E, quando soou o bip para acrescentar algo à massa, deitei-as para a cuba. Voltei para o escritório, e um bocadito depois já me cheirava tão bem... hummm... paciência para esperar até que a máquina desse o apito final... estava na hora do lanche...

Chegado o tempo de cozedura ao fim, lá foi a Miss Cenourita desenformar o pão/bolo para arrefecer um pouco e... txan na na nam... desmontou-se todo... ah pois foi, mas... ficou divinal!

Já repeti a dose, na esperança que corresse melhor ao desenformar, mas não... saiu igual ao primeiro, por isso deve ser deficiência da minha inclusão de fruta na receita original, ou falta de habilidade das minhas mãozinhas, não sei... o que é certo é que nem as migalhas sobram... mesmo todo desengonçado, o "danado" parece que ganha asas.

domingo, 17 de maio de 2009

Torta de Iogurte e Ameixas Secas - Dia Amarelo

Hoje é...

Dia Amarelo na blogoesfera!

Dia de dar continuidade ao desafio do Dia da Cor!

A Tasca tem andado em banho maria e para contrariar o simbolismo da cor no semáforo, toca a voltar à cozinha e avançar com comidinha boa que isto de andar a "pastelar" já chega... E, nada melhor que voltar com um doce, cor da luz do sol, da força, da vida, para ajudar a alegrar e a levantar o astral.

E, foi assim que comecei o dia. Logo pela manhã, ingredientes em cima da mesa da cozinha e... mãos à obra.


Usei:

300 gr açucar
80 gr manteiga sem sal
8 ovos
1 iogurte natural
2 colheres sopa farinha maisena
10 ameixas secas

Fiz assim:

Comecei por derreter ligeiramente a manteiga em lume brando e retirar o caroço às ameixas. Misturei bem o açucar com a manteiga, juntei os ovos inteiros e bati bem até obter uma massa fofa e homogénea. Juntei o iogurte e voltei a bater mais um pouco e de seguida, a farinha maisena e os pedacinhos de ameixas secas envolvendo bem.

Untei um tabuleiro com manteiga, forrei-o com papel vegetal e deitei o preparado que foi depois a cozer em forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos. Polvilhei um pano com um pouco de açucar louro (amarelo) onde deitei a massa já cozida e enrolei formando a torta e só o retirei depois de já estar fria.

Uma doce forma de uma pessoa se deliciar com este excelente fruto seco!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sem inspiração...

... é como tem andado a Miss Cenourita nos últimos tempos.


Não tem cozinhado nada de especial... até tem delegado a tarefa à menina Titó...

Não tem visitado os blogs, nem visto os e-mails, nem lido ou ouvido notícias... até o livro que pousa na mesinha de cabeceira permanece imóvel...

- Assim não há condições! - digo eu para os meus botões.
- Ah pois não! Ou arrebitas míuda... ou... tás aqui tás ali! - respondem eles em tom agressivo.
- Ehlah! Que brutos vocês estão...
- Connosco não brincas tu! Nem em serviço!
- Oh! Mensagem entendida! Paz na Tasca! Vou trabuquir já de seguida!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Salada Capricho de Atum

Atum... ou se gosta ou se detesta. Fresco, não aprecio nada mas, em lata, acho que é tão versátil como o bacalhau. Combina com tudo e saem sempre bons petiscos e refeições rápidas quando o tempo, a vontade ou até a falta de imaginação não permitem que se confeccionem refeições mais elaboradas.

- Mãe Bela! Venho almoçar ao meio dia, não te esqueças do meu almoço!
- Oh Titó! Ninguém almoça ao meio dia... tão cedo! Brrrr
- Entro à uma hora na escola... já sabes como é...
- Pois...

A manhã passa num verdadeiro "jacto" e de repente...

- Ai... já é meio-dia! A Titó tá a chegar e eu nem sequer programei o almoço...

Corrida ao stock da engorda e ao frigo.

- Hummm... atum, cenouras, alface... uma salada... é isso mesmo!

Peguei em:

2 latas atum em azeite
1 tacho com água a ferver e uma pitada de sal
1 mão cheia de massas espiral grossa
2 ovos
2 cenouras
1 alface
3 colheres sopa maionese
1 ramo salsa
queijo ralado qb
sal qb
azeite qb
vinagre qb

Fiz assim:

Cozi os ovos e a massa espiral. Escorri o azeite do atum, deitei numa taça e juntei as cenouras raladas, a salsa picada e a maionese, envolvi bem com um garfo e reservei. Arranjei a alface em juliana e coloquei na travessa, temperei com sal, azeite e vinagre. Por cima deitei a mistura de atum, as espirais cozidas e escorridas, os ovos esfarelados e polvilhei com o queijo ralado.

- Mãe Bela! É sempre a mesma coisa... meio dia e tal e o almoço ainda não está pronto...
- Ai não??? Ora vê lá se está ou não está...
- Ahhh! O que é isto?
- Um capricho... um capricho de atum ;)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bruxista, eu???


A sonância da palavra leva-nos imediatamente a pensar em encantamentos, feitiços, simpatias… Ou até numa espécie de gang de bairro lá para os lados de Bruxelas, sei lá… Ou ainda uma seita de uma qualquer religião ou política… Mas não, não vos venho falar de práticas mágicas, nem noticiar nenhum atrito entre comunidades raciais ou sociais e muito menos tentar converter-vos a uma outra religião.
Neste post contei-vos que me estavam a nascer os sisos, é verdade, está a nascer-me um único siso, o outro é um molar… Sou uma verdadeira atrasada dental eheheh, depois dos quarenta é que me nascem dentes, tremenda chatice!

Com sinais algo incomodativos e um pouco dolorosos mas próprios de um dentaço a querer ver a luz do dia, tadinho… esteve hibernado tantos anos… a menina Cenourita vai a uma consulta ao seu médico-dentista. Sai de lá sem saber bem o que fazer… dentaço em franco rompimento gengival e nada a denunciar qualquer tipo de desconforto. Uns diazitos a anti-inflamatório e nada de resultados positivos. A bocarra deixa de abrir normalmente até que chega ao ponto de não conseguir trincar uma maçã, mastigar um pedaço de pão e até para saborear uma colher de sopa ou iogurte se estava a tornar complicado. Há que ver o que se passa e lá vai a menina “viajar” até à cidade do Porto, ser consultada por uma excelente profissional da especialidade médica e… sai de lá a abrir a boca e com um prognóstico… vai lá vai…

Problema de Oclusão, já ouviram falar?

Oclusão é o ramo da odontologia que trata as relações de mordida entre as arcada dentária superior com a inferior e suas implicações em estruturas anexas (dentes, gengiva, ossos, músculos, ligamentos, articulação temporomandibular).
Em uma oclusão fisiológica ou orgânica, no final do fechamento mandibular, a ação dos músculos elevadores promove o assentamento dos côndilos nas fossas mandibulares do osso temporal, denominado posição de relação cêntrica (RC), coincidente com o máximo de contatos dentários posteriores bilateral, denominado máxima intercuspidação (MI) ou oclusão dentária. Como resultado a mandíbula assume posição estável denominada oclusão em relação cêntrica (ORC), na dimensão vertical de oclusão (DVO). Em seguida o relaxamento dos músculos elevadores gera a dimensão vertical de repouso (DVR).
(in wikipedia)

Consta que, por vários motivos, e um dos quais o sistema nervoso, muitos de nós têm a possibilidade de sofrer um desgaste ósseo que provoca uma descompensação mandibular que tem que ser corrigida com a acção de uma goteira de relaxamento.

E, o que é uma Goteira de Relaxamento?
(foto internet)
É um aparelho que pretende aliviar a pressão entre as arcadas dentárias. Geralmente é utilizado em pacientes que “apertam” os dentes excessivamente (bruxistas) produzindo desgastes anormais.

Assim sendo... a menina Cenourita, desde a passada terça feira que já está a usar a dita goteira. Na primeira semana, apenas para dormir e depois irá ser também durante o dia e em momentos de maior tensão ou concentração.

E, então não é que sou "bruxista" mesmo, comecei a dar conta que quando estou muito concentrada a fazer alguma coisa, a ler, a escrever... cerro os dentes com toda a força que tenho e, também acontece naqueles momentos de maior tensão ou nervosismo. É uma reacção tão espontânea e involuntária que só depois de dado o alerta, fiquei atenta e, dei conta do que nunca me tinha apercebido... E esta hein???

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Iogurte de Groselha

Iogurtes consomem-se todo o ano cá na Tasca, normalmente ao pequeno almoço e muitas vezes nos lanches. Mas agora, com o calor a apertar sabem ainda melhor e a maquineta lá tem que trabalhar mais vezes. Desta vez sairam uns deliciosos iogurtes de groselha.


7 dl leite
1 iogurte natural
1 copo de xarope de groselha
1 copo de leite em pó
1 copo de açucar louro

O procedimento é sempre o mesmo, e neste caso não foi excepção. Juntei os ingredientes todos, misturei com a varinha mágica, distribuí pelos copos liguei a bichinha e lá ficou ela tratar do assunto durante 12 horitas durante a noite. Pela manhã estavam prontinhos, foi tapar e levar ao frigo. Ao lanche e fresquinhos... hummm... que delícia!

domingo, 3 de maio de 2009

Esta orquídea...

... para a minha Mãe e também para todas as Mães que por aqui passarem!


Um Feliz Dia da Mãe

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Deliciosos e...

... acabadinhos de chegar à Tasca!


Vindos de terras de Almeirim, colhidos e gentilmente oferecidos pelos vizinhos do 1º esqº... era um cestinho cheio, mas aqui a mademoiselle começou a tirá-los do cesto e a lavá-los à torneira... já estão mesmo a ver... hummm super docinhos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...