Os Meus Artigos

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Não há Famílias Perfeitas

É o segundo livro que leio da Psicóloga Clínica, Marta Gautier. Uma sucessão de crónicas de episódios relatados por mães e pais que lidam dificilmente com a realidade de formar e fazer crescer as suas famílias. Mulheres, com as mais variadas vidas profissionais, donas de casa, esposas e mães dos dias de hoje, que por falta de adptação, cansaço, tempo escasso se vêm num terrível drama com a missão de cumprir na perfeição todos os objectivos, onde o epicentro deveria ser a família.
O excelente prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o que é ser Mulher e Mãe foi o que mais me encantou neste livro. Não sei se já o disse aqui, mas julgo que sim, sou uma Super Admiradora deste Homem, da sua cultura, do seu modo de estar na vida, das suas ideias, do seu caracter, do seu humor... Um verdadeiro Professor!

"Juro ter os meus filhos penteados, limpos, bem vestidos, unhas cortadas, vacinas a tempo. Juro brincar com eles, ser uma mãe divertida, não andar em cima deles, ter vida própria. Juro garantir que aprendem e fazem os trabalhos de casa. Juro esclarecer dúvidas, nunca ir buscá-los depois das seis, dar recados na escola...

(...)

Juro não gritar, não lhes bater, não perder a cabeça, ir a sítios giros, estar atenta ás companhias...

(...)

Juro ter a casa arrumada, a cheirar a limpo, aquecida, moderna, com design, velas de cheiro, centro de mesa, plantas...

(...)

Juro ser sexy, gira, estar sempre gira, ter um rabo brasileiro, fazer sexo, comprar algemas. juro ser companheira do meu marido, ser jovem para o meu marido...

(...)

Juro ser feliz, ter graça, inovar, sair com amigos, ler, ser culta, esperta, rápida, solidária, bem-disposta, optimista, interessante.

Juro solenemente."

Ao lerem este livro, dão-se conta de que de facto não Há Famílias Perfeitas! Não há famílias normais! A perfeição e a normalidade nas famílias é tão só uma utopia, pois cada caso é um caso, cada vida é uma vida e cada família é uma família.

A autora remete-se à ausência de dicas ou quaisquer tipo de lições, provavelmente isso faria com que as famílias deixassem cada vez mais de ser o que são e, se tentassem reger por padrões, conceitos e regras impostas ao invés de por elas e em união ultrapassarem os mitos e as realidades das suas vidas.

Gostei de ler, revi-me nalgumas passagens em tempos que já lá vão. Não necessitei de qualquer orientação por parte de um profissional daquilo que tão complexo parece ser a psicologia, tornei-me sim, numa psicóloga de família! E como todos os dias aprendemos algo de novo, também aprendi com os relatos que li!



2 comentários:

Sandra disse...

Cenourita cada dia que passa fico mais fã do teu blog.
Adoro ler as tuas mensagens, onde expressas verdadeiramente os teus sentimentos e descreves o que de momento te vai na alma. E eu muitas das vezes compreendo-te tão bem.
Em relação ao livro fiquei com muita vontade de o ler, acho que retrata muito bem a nossa realidade, ainda não tenho filhos e queixo-me da falta de tempo e do cansaço, imagino as batalhas diárias das mulheres para cumprirem com todas as suas "funções".
Bjs.

Deia disse...

Obrigada pela dica :)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...