Os Meus Artigos

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Refrescou o tempo...

... e ainda bem, porque eu já não aguentava aquele calor "ensurdecedor"!

A temperatura interior da cozinha da tasca chegou ao 30º, era impossível ligar o fogão ou o forno! Foram-se cozinhando pratos frios, saladas, massas e alguns grelhados rápidos acompanhados de legumes cozidos. Houve dias em que eu me arrastava, com uma moleza que mais parecia uma lesma, sem vontade de pôr o avental à frente, sem ideia do que cozinhar, moída, cansada, completamente estafada!

A minha sorte é que o Nino percebe bem quando eu não estou virada para os tachos e, ou vamos almoçar fora ou ele me diz:

- Não te preocupes com o almoço! Hoje sou eu que trato do assunto!

E eu, qual menina mimada, até dou pulinhos de contente! Um domingo em que quase não se respirava, ele sai de casa, vai ao pão e traz o almoço prontinho. Bacalhau com brôa, batatinhas assadas a murro e migas. Três à mesa, não contando com os miaus e a piu porque apenas nos fazem companhia, e comida que chegava para seis e ainda sobrava... Almoçámos super bem, a comidinha estava deliciosa e as postas de bacalhau eram altas, daquelas que se desfazem em lascas grossas, mesmo ao nosso gosto. Sobrou muito e eu que não sou míuda de estragar nada, muito menos comida, reservei as sobras no frigo dentro de um pirex. No dia seguinte, para o jantar, fiz um delicioso...

PASTELÃO DE BACALHAU


3 postas de bacalhau grandes e altas com brôa por cima
muitas batatinhas pequeninas assadas com a pele

Retirei as espinhas ao bacalhau e desfiei juntamente com a brôa. Retirei a pele às batatinhas e cortei-as em pedaços pequeninos.

2 cebolas picadas
2 dentes alho picados
azeite qb

Descasquei e piquei as cebolas e os alhos, deitei numa frigideira anti-aderente grande e reguei por cima com azeite. Liguei o bico do fogão e deixei cozinhar em lume brando alguns minutos. Acrescentei o bacalhau desfiado juntamente com a brôa e as batatinhas. Fui mexendo para envolver bem e deixei cozinhar mais um pouco.


6 ovos inteiros
1 ramo de coentros

Entretanto bati os ovos e juntei-lhes os coentros picados. Verti sobre o bacalhau e companhia e deixei cozinhar até notar que a mistura começava a ganhar alguma solidez. Com a ajuda de outra frigideira voltei para ganhar consistência também do outro lado e depois com duas espátulas comecei a criar forma ao pastelão. Virando de todos os lados para que ficasse devidamente cozinhado.



Levei à mesa e, foi cortado à fatia e acompanhado de salada de tomate!


Ficou divinal!


8 comentários:

maria costa disse...

Ficou com muito bom aspecto!
Cá em casa também tudo se aproveita, nunca deito nada fora.
Acho que começa a fazer falta ensinar essa "gestão doméstica" ao pessoal mais novo, claro que requer alguma criatividade culinária.
bjos

Delírios Gourmet disse...

Nossa... to babando aqui!!! Ficou incrível! Parabéns!

Quando vc puder, vote no meu blog.. Ele está concorrendo ao Top Blog da Semana. Entre nesse link e vota lá por favor: http://videosincriveis.ws/topblog/?p=1515

Obrigada! Um bj!

http://deliriosgourmet.blogspot.com

Sissamar disse...

Que maravlha, tem um aspecto tão bom que mesmo a esta hora já lhe dava uma trinca!
E o marido heim... já não se fazem homens assim, perderam a forma!!! O meu se não o faço tb não come, ou então inventa para ali uma sopa que só ele a consegue comer, os outros que se amanhem... ai ai se eu soubesse o que sei hoje ehehehehe!
Beijinhos

Ana Powell disse...

Todo um clássico, uma sugestão bem yummy ♥

Sandra G disse...

Homens a comprar comida é mesmo assim, compram para um regimento inteiro.
Mas ainda bem pois do que sobrou saiu uma refeição maravilhsa.

Bjs

Cláudia Marques disse...

yami, yami, yamiiiiiiii

Sou servida de tudo, obrigada! Que se lixe a dieta, aliás meia lixada já ela está... :))

bjs

ameixa seca disse...

Pastelões assim eu gosto muito :)

Susana Ferreira disse...

Hum" Mnhm mnham. Parece-me bem!
E depois "nada se perde, tudo se transforma".
Havias de ver as coisas que eu ás vezes invento. Eu e o maridão gostamos sempre, agora os filhos...

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...