Os Meus Artigos

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nós, cá vamos andando...

... com a cabeça entre os bigodes e o rabinho entre as patas traseiras!


É isso mesmo que acabaram de ler, estamos os quatro numa espécie de castigo. E eu, no meu mais fiel papel de chefe de família, aproveitei a saída de hoje da Mãe Bela para convocar uma assembeia geral felina de carácter urgentíssimo. O motivo, o nosso estado de clausura!

No início deste mês, uns diazitos antes das nossas donas irem lá para Paris de França, a Pipoquinha Maria caíu da janela da suite presidencial, eu e a Lirinha não vimos nada (estávamos a dormir na esplanada da tasca) e a sorte toda foi o Napoleão Manuel ter assistido à cena e ter desatado aos berros completamente em estado de choque a chamar a Mãe Bela. E a pequenita, tadita, lá em baixo caída e cheiinha de medo. Nem queiram saber, a nossa dona ia cega a descer as escadas para a apanhar. Felizmente a petiz da família não se magoou, mas ficou muito assustada e naquele dia e nos seguintes, só queria colinho.

Depois, as nossas donas programaram e prepararam aquela viagem. Na véspera de saírem, à noite, andavam num frenesim a fazer as malas, e nós... a percebermos tudo. Só não sabíamos bem onde é que era aquele sitio e também não percebemos porque não fomos com elas... Adiante! Lá foram, e nós, cinco dias aqui a tomar conta do estaminé. Portá-mo-nos super bem, não desarrumámos nada, não fizemos estragos e até anulámos uma Cat Rave Party que estava agendada para a ausência delas. Foi uma chatice, eu seu, e os felinos da vizinhança e arredores ficaram muito aborrecidos, mas a coisa passou e tal e fica para outra altura. Não havia grande disposição, andávamos a comer pouco e dormir muito... isto das saudades é complicado! Quando chegaram, também elas a morrer de saudadinhas, voltou a alegria a esta tasca. Muitos mimos, muitos ron ron's e... pindinhas! Sim, trouxeram umas pindinhas munto bonitas cá pós pinxexos! Mas, a Pipoquinha andava estranha, não brincava, não comia, sempre enroscadinha... a Mãe Bela pensou que fosse das saudades. Ao segundo dia, mantinha-se igual e acabou por passar um dia internada na clínica veterinária, lá na nossa médica de família. O diagnóstico foi de uma virose, provavelmente associada à saudade. Tomou umas vitaminas e mais uns comprimidos e já está boazinha!

Entretanto e já com a vidinha na tasca no seu habitual ritmo... a passada semana foi de acidentes. Ah pois foi! Como sabem, há uma membro de penas nesta família, a Piu. Essa menina linda por quem nós guardamos todo o respeito pela diferença de espécie, e com quem nos damos às mil maravilhas. Ela anda à solta, nós entramos na casinha dela, ela brinca nos nossos trapézios, come na nossa taça, passeia-se por cima de nós, dorme connosco nas nossas camas espalhadas pela casa... isto é uma festa! Não lhe deitamos uma só unhaca e se ela se cansa das nossas brincadeiras ainda levamos umas bicadas que é para aprendermos. Isto é giro! Gostamos dela! Mas... pássaros da rua... é outra coisa... Ai ai ai! E quando eles teimam em desafiar aqui a malta felina??? Temos que agir pois tá claro!!! Temos que defender o que é nosso e não queremos cá intrusos... de espécie nenhuma!!!

Perante isto, e na passada quinta-feira logo de manhãzinha, para começar bem o dia, andou aí um pássaro armada aos cucos a querer gozar connosco. Ora, o Napoleão, que é ágil cum'ó caraças, foi-se a ele e ficou pendurado no gradeamento de madeira da esplanada. Para o tirar de lá, a Mãe Bela viu-se negra porque aquilo é alto e ela não lhe chegava nem em cima de duas cadeiras. Ao fim de várias tentativas e com ele aterrorizado de todo, a nossa mãe lá o conseguiu salvar da queda eminente. Ufff!!! Que alívio!!!

No mesmo dia, logo a seguir ao almoço, o parvalhão do pássaro não parava com a provocação e, a Lirinha que já se estava a passar da corneta... tungas!!! Foi-se a ele!!! Ai ai ai... nem queiram saber... ele, espertalhão conseguiu fugir, e ela tadita... ficou pendurada no cimo do gradeamento!!! Eu a ver aquelas cenas todas de terror, já tremia por tudo quanto era pêlo e a Mãe Bela desorientou-se por completo sem saber como a tirar de lá e a imaginá-la estatelada lá em baixo na rua... Xiii... que suores!!! Se de manhã já tinha sido difícil tirar o Pupuli, desta vez a Lirinha ainda estava mais no alto, e balançava, balançava, olhava para baixo, para o chão da esplanada e não conseguia descer, olhava para o lado da rua que é alto como sei lá o quê, e balançava, balançava... As cadeiras em cima umas das outras não davam altura suficiente para a Mãe Bela a tirar de lá, ela pensou ir à garagem buscar um escadote, mas com receio de perder a menina de vista não conseguia sair dali. Ela pensou chamar os bombeiros, ela pensou pensou pensou... e acho que de tanto pensar cresceu mais uns centímetros e a muito custo lá resgatou a miuda! Ufff!!! Que alívio!!!

- Meninos! Vocês estão completamente proíbidos de pôr uma patinha que seja lá fora no terraço! - a nossa mãe, desesperadinha de todo e com os nervos em frangalhos.

- Hmmmm! Nhau! Meaou! Miau! - Eu, Pupuli, Lirinha e Pipoquinha, atentos à recomendação.

No sábado seguinte, enquanto a Mãe Bela ultimava as lides domésticas e preparava o almoço... nem queiram saber... Caí eu lá em baixo! Mas por favor, não me façam mais perguntas porque eu já disse a todos que não sei como aconteceu e, ninguém viu! Não sei bem se, por ter visto aqueles aparatos me terá dado a vontade de experimentar a sensação... só sei que quando me vi lá em baixo desatei a miar em altos berros, ora coisa que nunca faço é miar, limito-me aos meus hmmm e mais nada, mas naquela altura miei tanto, mas tanto, e tão alto... que a Mãe Bela veio ao terraço ver o que era aquilo... e lá estava eu, a olhar para cima e a implorar-lhe:

- Mãe Bela! Mãe Bela Querida! Vem depressa, vem buscar-me!

E lá foi ela, esbaforida de todo e a praguejar escadas abaixo. Pegou em mim ao colo, apertou-me tanto contra ela que quase me partia as costelas. E eu, tremia tremia tremia que nem varas verdes... em pânico! Passei todo o fim de semana muito chocho! Dormi sempre com a minha mãe, juntinho a ela, debaixo do edredon...

Perceberam? Perceberam bem a razão da nossa assembleia geral? Estamos literalmente em clausura, não podemos de todo ir ao terraço sem supervisão maternal!

Não podemos sequer caçar umas moscas, mosquitos ou borboletas (não falando em pássaros armados aos cucos)... a menos que elas entrem cá para dentro por meio de uma nesga de abertura de uma janela! Não podemos sentar-nos no murinho do terraço a apreciar as vistas! Não podemos correr nem jogar às escondidas lá fora!

Por isso, decidimos apreciar tudo do lado de dentro, às janelas! Todos os nossos brinquedos que estavam lá fora, vieram para dentro e... até é giro, isto parece um centro infantil felino! Consegui convencer a restante familia felina feliz de que vem aí o frio e a chuva, por isso até se vai estar melhor cá dentro. Mais dia menos dia começamos a ter aquecimento ligado e alguns dias de lareira acesa, vamos enroscar-nos nas mantinhas e dormir com as nossas donas.

Concordámos com as medidas que a nossa mãe nos está a impôr, afinal é para nos proteger, é para o nosso bem! E, não vamos esquecer estes imprevistos para não voltarmos a repetir, ainda nos magoamos a sério e a nossa mãe fica com mais cabelos brancos!

Quando a Mãe Bela chegou, a nossa sessão já tinha terminado. Eu estava tão cansado de falar que me enrosquei a tentar dormir. Lirinha Maria Pxexa, Pipoca Maria Pxexa e Napoleão Manuel Pupuli... estavam assim... a digerir e assimilar toda a nossa conversa.

- Chegaste Mãe Bela???
- Sim Petit Manuel!!! Não me vês??? O que fazem os quatro aí???
- Ah sim! Vejo um cadito mal, tou com sono! Querias aqui um cantinho ao pé de nós??? Acho que não cabes!!!

Acho que a mãe percebeu... que estivemos em reunião familiar :)



14 comentários:

Alice disse...

Ai, meu Deus! Que preocupação! Que perigo um de vocês se machucarem. Talvez fosse melhor colocar rede de proteção na varanda. Assim poderiam olhar o movimento da rua e sua mãe ficar mais tranquila. Beijos e comportem-se.

Cupcake disse...

Ai que susto! É por essas e por outras que cá em casa a família felina não tem autorização para se aproximarem das janelas e da porta da rua. Só vão ao terraço sob supervisão e porque tem muros muito altos!
Vocês nem imaginam as preocupações que nos dão quando fazem dessas coisas, parece que nos estão a arrancar um pedaço!!!
E agora com o frio até vai saber bem ficarem no quentinho, né?

M. disse...

Oh, valha-nos Deus com esta canalhada!!! Estamos fritas!!!
Bjsss,
Madalena

Sissamar disse...

Mas que cambada de irrequietos que para aí tens!!!
É fantástica a maneira como escreves, fartei-me de rir!
Beijinhos e bom fim de semana!

Susana Ferreira disse...

Pois é, Os nossos miaus são como os filhos... Morre-se de preocupação a toda a hora. Por isso eu tenho de pôr trela aos meus para os deixar ir ao jardim. Tenho pena deles mas não suportava que lhes acontecesse alguma coisa.
Espero que os teus miaus tenham aprendido a lição...
Está espectacular o teu texto.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Eh pah, mas a dona Cenourita não percebeu que isso foi uma estratégia vossa para ela perder peso? Não há dieta melhor que a dieta da preocupação he he

Gabriela... disse...

AHAHHA!
Emoção 24h por dia! Os meus são mais pacíficos.. ainda bem!

São Ribeiro disse...

QUE PESTINHAS A DONA FEZ BEM SENÃO QUALQUER DIA DA-LHE UMA COISA.
O MEU GARFIELD , É UM MEDRICAS NEM PARA O PARAPEITO DA VARANDA SOBE, DE VEZ EM QUANTO VAI Á RUA MAS PARECE QUE VAI A RASTEJAR COM MEDO.
BJS PARA A DONA E MIMINHOS PARA TODOS.

cecilia disse...

Não sei porquê adoro lêr estas historias dos bichinhos da cenourita.Adoro gatos sou uma maluquita por estes animais fico contente que não sou sózinha.Um beijinho para estes queridos animais e para a dona deles.

Belinha disse...

fogo não ganhou para o susto mas felizmente acabou td bem:)

Abóbora Amarelinha disse...

Ás tantas até pensei que estava a ler um livro, e disse para as molas da minha camisa: Hum! eu a ler um livro?!?
Ah, não é...é um post da cenoirita.
adorei saber que a preocupação elém de emagrecer tambem nos faz crescer.
beijos

Xana Bértolo disse...

Bem, isso é que foi uma agitação... felizmente tudo acabou bem, imagino a preocupação da Mãe Bela...
Meninos portem-se bem agora ;)...
Estão lindos todos :)
beijinhos

Ana Rita disse...

Ai Meninos. . . vocês põe-me os cabelos em pé!!!

Anónimo disse...

Amo e Adoro estes seus post's é isto q me faz cá vir todos os dias...qt aos miaus sei o q é isso pois tenho um q tb já se aventurou numa descida vertical pla varanda e não ganhei pro susto agora tb só com supérvisão...adoro-a.....beijos Sara

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...