Os Meus Artigos

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desesperadamente Giulia


Uma das coisas que prometi a mim mesma no inicio deste ano foi - ler mais do que li nos dois ou três anos anteriores - e tenho cumprido esse meu desejo à risca. Primeiro, porque o tempo e os fins de semana têm estado de feição e, segundo, porque tem sido realmente o que mais me tem apetecido fazer. Ler, ler, ler... Enquanto leio, o tempo passa rápido, certos pensamentos vão-se desvanecendo e a mente fica ocupada com histórias de ficção das quais consigo imaginar o cenário onde se desenrolam e quase me sinto no papel de uma das personagens da narrativa.


Sveva Casati Modignani, uma autora que me cativou imenso quando li "Baunilha e Chocolate", um livro que me foi oferecido por ocasião de um dos meus aniversários e que a partir daí não larguei mais. Outros me foram oferecidos e outros tenho vindo a comprar. Neste momento tenho ali na estante mais três à espera de vez e faltam-me dois, que farei questão de adquirir. E assim se vai compondo a "colecção" do que vai sendo editado em Portugal e de que eu tanto gosto.


Giulia é uma escritora de renome. Ermes é um cirurgião famoso. Ambos provêm de mundos diferentes e ambos têm passados que os marcaram profundamente: conheceram o sacrifício, o fracasso e o sucesso.Quando se reencontram, após vinte anos de afastamento, vão viver finalmente o amor que na sua juventude não puderam concretizar. Mas a dor e a angústia voltam a invadir as suas vidas. Giulia descobre que sofre de um cancro; Ermes é acusado injustamente de corrupção. É a força, a coragem e a esperança que vão auxiliar Giulia na extenuante batalha que tem de travar para sobreviver.



“Alguma coisa na admirável constelação do seu organismo tinha falhado. As células de um nódulo no seio extraído um mês antes não eram do tipo normal. Eram daquelas que continuam a reproduzir-se sem nunca pararem. Como um interruptor que se acende e nunca mais se apaga. Naquele dia triste de Dezembro, Giulia chorava por muitas coisas, mas sobretudo porque tinha um cancro.”

Uma história de vida de uma mulher, uma história de amor, mas também uma interessante reflexão sobre uma doença, o cancro. Na minha opinião, um excelente romance que tem continuação noutro livro. Mal posso esperar por ter na mão "O Esplendor da Vida".


10 comentários:

Anónimo disse...

deu vontade de ler :)

Chefs.com disse...

Valeu a dica!
Bj,
Marcela.

São Ribeiro disse...

EU ADORO LER, ESTE AINDA NÃO LI.
O ULTIMO QUE LI FOI SOBRE UM CÃO QUE FICOU SEM METADE DO ROSTO, UMA HISTÓRIA VERDADEIRA(OOGY).
BJS

Margarida disse...

Bigaduuuu Belinha pela dica do livro, de momento nao tenho nenhum á espera de leitura, vou procurar os dessa escritora, fiquei com vontade de ler um livro dela... Este ate mete um cirurgiao :S acho que vou gostar!!!

Beijoca grande

Alice disse...

Tô precisando criar vergonha na cara e começar a ler. Ultimamente ando bem preguiçosa. Vejo livros interessantes e deixo passar. Isso é muito ruim. Vamos ver se mudo essa situação. Beijos

Cininha disse...

Também gosto bastante dessa escritora, tenho muitos livros dela e os restantes já li, porque me emprestaram, é o tipo de livro que nos faz sonhar e nos deixa bem dispostas e com o astral pra cima, o que é preciso afinal :-)
bjs

Cor de Chá disse...

Foi um dos últimos livros que li. Adorei o Baunilha e Chocolate. De momento, não ando a conseguir ler. O que em mim, é no mínimo estranho. Boas leituras :)

Storyteller disse...

Preciso de tempo para leituras que me distraiam. Ando às voltas com artigos científicos, com livros pesados (tanto em temas como em peso mesmo), com tudo e mais alguma coisa. Até mesmo revistas e jornais, que tantas alegrias sempre me deram, estão a ser analisados com olho clínico. Nada de prazer.
Argh!
***

xunandinha disse...

Adoro ler, mas o meu problema é falta de tempo, por isso nas férias tento faze-lo.Já postei sobre as tuas lembranças e do Napoleão, aproveito para agradecer a visita no cantinho da minha filhota, sabes ela é muito tímida e adora quando comentam o seu espaço e então quando é para valorizá-la fica mesmo para cima, um grande beijinho das duas para ti e para os miaus

Unknown disse...

Puzzell
Eu gostei muito por isso recomendo :)

Marcela
Lê e depois conta de gostaste :)

São
Não conheço esse e pelo que dizes deve ser de "leitura muito dificil" :(

Hannah
Todos os desta escritora são fantásticos. L~e que vais gostar :)

Alice
Sempre fui uma super leitora, mas há alturas em que não apetece ler ou então não nos conseguimos concentrar na leitura, tive muitas assim e terei mais com toda a certeza. Por isso não te preocupes, ler não deve ser uma obrigação :)

Alcina
É isso mesmo. Os livros dela são fantásticos :)

Cor de Chá
também eu tenho alturas em que não me consigo concentrar para ler e quando isso acontece também estranho. Mas, lá está, são fazes! :)

Storyteller
A par com estas leituras também tenho andado a ler muita coisa que não me dá prazer nenhum... mas tem que ser não é? :)

Xunandinha
Pois, nem sempre se consegue ter tempo para tudo. Eu, quando ando entusiasmada com a leitura tenho que deixar outras coisas para trás :)
Adorei o cantinho da tua menina e não tens que me agradecer nada :)
Oh! As lembrancinhas da tasca e do Napoleão também não são para agradecer, foi só um miminho :)

Beijocas a todas e boas leituras***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...