Os Meus Artigos

terça-feira, 22 de março de 2011

Frutos do mar...

... acabadinhos de apanhar!

Quando cá chegam, vêm normalmente já cozidos, mas desta vez, tinham sido apanhados na hora e vindo directamente parar à tasca. Pela primeira vez, fui eu a cozê-los. Super fácil, fresquinhos, deliciosos e claro que me lambuzei toda a comê-los ;)


As quantidades foram todas a olho e ficaram perfeitos

Percebes (ou Perceves)
sal qb
piri-piri qb
1 folha louro

Levei uma panela ao lume com bastante água, o sal, o piri-piri e a folha de louro. Quando levantou fervura deitei os percebes. Deixei levantar fervura novamente e contei dois minutos. Escorri, deixei arrefecer e levei ao frigo.

Serviram de aperitivo ao jantar de domingo passado e excepcionalmente fui a primeira a sentar-me à mesa e a atacar neles. De repente ouço isto:
- Oh Mãe Bela! Tu já comeste isso tudo? - a Titó incrédula a reparar no prato de cascas que faziam um monte considerável (coisa feia, nunca se repara naquilo que os outros comem).
- Oh Titó! Isto são as cascas, hein! - eu desconcertada.

Pronto, eu admito. Eu gosto mais disto do que de tremoços, pevides, amendoins, cajus... sei lá... sou perdida por este petisco e além disso, não enchem barriga. Bom, só se comesse aí uns cinco quilos eheheheh

E vocês, gostam de Percebes?


15 comentários:

Sissamar disse...

Ui! Como eu te "percebo"!!! Tb adoro! No outro dia comprei no pingo doce, mas para além de minúsculos estavam salgados como o raio que os parta e ao fim de um prato de cascas tive de desistir pois já tinha a lingua tipo lixa com tanto sal!
Beijinho e obrigada pelo apoio!

Anónimo disse...

Amiga de Peniche !!!!!! Para isto não me "falas" tu .... E eu que sou perdidinha por estes "tremoços". Ainda bem que te encheram a alma (e não só...)Bjs
Guida

turbolenta disse...

Adoro. Mas os que melhore me souberam foram "pescados" por acaso. Fomos um grupo de pessoal amigo para uma praia que, casualmente, descobrimos nesse dia. Era minúsculo e muito rochosa. Para termos acesso ao areal ainda tivemos de passar ao lado de umas hortas que tinham um canavial à volta.
Toalhas esticadas e reparamos que em cima das rochas, a um canto da enseada, estavam alguns pescadores . Ficamos admirados com as vezes que apanhavam peixe. Cana içada...peixe retirado.
Então, curiosos, fomos ver a pescaria.
Diz um do grupo: "é pá! tantos percebes! Vamos apanhar!"
E se bem o disse, melhor o fizemos.Apanhamos tantos, tantos , como nunca imaginamos.
Entretanto,entre algumas rochas formavam-se piscinas pequenas mas com bastante altura de água e nós vai de tomarmos banho.
De repente há um que diz: "está ali um polvo agarrado à rocha". Diz uma do grupo:"vamos apanhá-lo".
Então, um dos rapazes foi buscar uma cana ao canavial , atou um plástico branco na ponta e vai de apontar ao bicho. Claro que o polvo ao ver o branco, agarrou-se logo ao plástico e enrolou os tentáculos à volta da cana.
Agora era ver o polvo agarrado à cana e nada de o conseguir tirar, porque quando alguém lhe chegava a mão, vinha logo um tentáculo para agarrar.
Mas, não contentes com a pescaria, ainda achamos que também eramos capazes de pescar com uma cana e um cordel na ponta.Fomos pedir que um dos pescadores nos arranjasse aqueles ganchinhos que eles põem com o isco e com umas minhocas que apanharam na areia escavada, ainda apanharam dois peixitos pequenos.
Ao final do dia apanhamos uma barrigada de percebes.
Os melhores que alguma vez comemos.
Quando passados uns anitos quisemos repetir a proeza, voltamos à zona. Estava tudo tão modificado que não achamos a tal horta como ponto de referência. Por isso: falhou a pescaria.

turbolenta disse...

Quem não souber e ler o meu texto pode depreender que os percebes são pescados. A pescaria foi ao polvo e aos 2 míseros peixitos porque os percebes foram arrancados da rocha.

Susana Ferreira disse...

Xiii! Adoro "understandings" ainda mais do que camarão e há tanto tempo que não como... sortuda!!!

Unknown disse...

Silvia
Eu nunca comprei em supermercados. Há sempre alguém amigo que vais aos Percebes aqui na zona e se lembra de quem os adora :)
Força aí e já sabes... outro miau ;)

Guida
Peniche??? Sou de Leiria pah ;)
Quem te manda a ti estares tão longe? Ok, para a próxima chamo-te e nem que venhas de heli, mas vens comer tremoços comigo :)

Turbolenta
O que eu me ri com a tua pescaria eheheheh
Também eu já andei à pesca, mas de camaroeiro e balde na mão. Só consegui uns jaquinzitos, uns caranguejos (bem bons) e um polvo em miniatura que se escapou(tadito, era tão pequenito.
De facto é uma animação, ir à pesca com amigos e depois fazer a patuscada com o produto da colheita.
Conheces as praias daqui da zona? A praia da Polvoeira (junto a S. Pedro de Moel) é excelente para essas aventuras, quando o mar está de feição :)))

Susana
"Understandings" é do melhor que há! Devoram-se sem se dar por isso e quando vierem mais, chamo-te :)

ameixa seca disse...

Vê lá se percebes uma coisa: nunca comi percebes, por isso não sei se gosto, percebes? :)

Margarida disse...

se nao percebes, faz que percebes, para eu perceber que tu percerbes... percebes menina Anabela??? eu tb nunca comi percebes, portanto nao percebo se gosto ou nao... da proxima faço-me convidada percebes???

e ja agora os miaus???' perceberam tb???

beijocas

Nina disse...

Olá amiga,agradeço os teus votos de parabéns, beijinhos para ti e para os teus miaus

São Ribeiro disse...

CÁ ESTA UMA COISA QUE NUNCA COMI.
MAS NUNCA É TARDE PARA PROVAR.
BJS

Anira the Cat disse...

Nunca provei... talvez um dia!

Bjokas

tilida5ever design disse...

Percebo-te perfeitamente...

M. disse...

Mas que rica petiscada, Cenourita!!! Cá em casa também reparam no que eu como, uma vergonha!
Bjsss,
Madalena

Anónimo disse...

Bem meus meninos se gostam de percebes pensem só que há uma ilha a cerca de 4 horas de avião daqui mais exatamente na ilha de S. Antão em Cabo Verde e o local é a ponta do sol aí ainda encontramos este petisco em tamanho xxl e a um preço doido de 2,5 Euros o Kg, em média têm para aí 5 a 6 cm de comprido por 2cm de Diâmetro bem fabulosos. Foram pereparados na cozinha de uma senhora de que já não me lembro o nome mas muito simpática que tem um pequeno Hostel à direita quem entra na povoação. Este é um petisco dos deuses.

Unknown disse...

Ameixita
Perceber percebi, mas tens que provar percebes para perceberes se percebes, percebeste?

Hannah
Eu percebi que os miaus perceberam que não lhes quis dar a perceber se percebiam alguma coisa de percebes, percebeste?

Nina
Não precisas agradecer nada. Um beijinho para ti*

São
tens que provar para perceberes se gostas, eu recomendo e muitooo :)

Anira
Prova e depois diz de tua justiça :)

Rosinha
Haja alguém que me perceba... ;)

Anónimo
Isso não se faz... então vem aqui dizer essas coisas todas com referência a um local tão distante... oh Meus Deuses m'acudam! Eu quero desses percebes! Eu tenho que ir a S. Antão de Cabo Verde...

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...