Os Meus Artigos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Abreviaturas...


... nos textos de blogs!



Há bastante tempo que ando para abordar esta questão. Leio uma infinidade de blogs. Umas vezes mais atenta outras mais "na diagonal", consoante o tempo de que disponho. Muitas vezes começo por ler "na diagonal", mas marco como quem marca uma página de um livro dobrando-lhe um canto superior da página para mais tarde voltar e ler com mais atenção. Leio-os de todos os géneros e temas. De animais, pessoais, entretenimento, culinária, saúde, artes, música, literatura, actualidade... etc. Não descrimino nem ouso criticar quem escreve bem ou menos bem, mas acho que deveria existir uma espécie de código de conduta em que não fosse permitido escrever e publicar usando abreviaturas. Por exemplo: tb, msm, qdo, qto, e outras que neste momento não me ocorrem, como se num artigo publicado existisse limite de caracteres. Ao ler a nossa língua abreviada, sinto-a desprezada. Não imagino abrir o jornal e ler uma notícia com abreviaturas deste género, abrir um livro e deparar-me com a mesma situação (vou levando com o acordo ortográfico do qual sou contra mas isso é outra história) e quando abro um blog e vejo isto... fico triste! Não gosto! :(





20 comentários:

Felismina disse...

Concordo comtigo...

Beijinhos ;)

Felismina disse...

Concordo comtigo...

Beijinhos ;)

Storyteller disse...

Também não gosto. A blogosfera é um espaço de escrita livre, mas... atentar contra a nossa Língua?!?É feio!!!

Alice disse...

Concordo com você também! Não só em relação às abreviações. Criaram uma linguagem "internetês" onde tudo é possível e acabam "assassinando" o português.

Dulce Caldeira disse...

Muito bem visto minha querida, confesso que já nada me causa espanto...mas concordo contigo sim!
Beijoca.

Margarida disse...

Olhando agora para o que tu escreveste realmente eu sou uma das que tem a mania de usar as abreciaturas, nao entendo muito bem o porquê... mas quando dou por mim, saem palvras tipo qdo, mto, tb,pq, etc... etc... mas está bem visto o teu ponto de vista e a tua logica, menina ainda nao chegou o ponto como os alunos escrevem!!!

Beijinhos

Sissamar disse...

Estou plenamente de acordo! Aliás, apenas uso essas abreviaturas, para enviar um SMS, e mesmo neste caso uso apenas se a mensagem não couber toda numa! Há que poupar ehehehehe
Beijinho

Especialmente Gaspas disse...

Também não gosto de ler palavras abreviadas! A culpa é dos sms... cortar cortar...
Confesso o meu pecado: Respondo aos comentários do meu blog algumas vezes com abreviaturas, mas os textos escrevo direitinho :))

ameixa seca disse...

Isso e os erros ortográficos! Há blogs aos pontapés que eu não consigo ler porque estão cheios de erros e hoje em dia, mesmo o mais analfabeto dos blogueiros, tem ao seu dispor um dicionário on-line... é só perder um bocadinho de tempo a pesquisar e isso dará mais credibilidade ao blog. E quanto às abreviaturas também não gosto quando me mandam sms assim... às vezes nem respondo :)

Cristina disse...

Concordo contigo e acrescento que me causa muita urticária ver textos com erros ortográficos. Não estou a falar das alterações do acordo ortográfico, porque isso então põe-me doente. São erros grosseiros, daqueles que aprendi a corrigir na primária. E faz-me muita complicação ver pessoal da minha idade e mais novos, a escrever sem cuidado, com textos cheios de erros ortográficos e de concordância. Também dou erros, mas tento sempre corrigi-los antes de os outros lerem o que escrevo. É uma questão de respeito pela língua e pelos outros.

Receitas para a Felicidade disse...

Ao ler logo me identifiquei com tudo o que dizes e não podia estar mais de acordo. Como Portuguesa acho que tenho de respeitar a nossa lingua e essas modernices também não me agradam ler.
Confesso mesmo que me retiro desses blogs que escrevem mal, cheios de palavrões e erros que atordoam qualquer um e claro as tão famosas abreviaturas que acho deviam ser banidas ou temo pelo esquecimento da nossa lingua mãe, essas modernices não é comigo. Uma coisa é certa.. também sei ver de onde vêem e sei distingui-las algumas engulo outras fazem-me desaparecer do seu mundinho abreviado...

beijinhos,e obrigado pelo util texto!!

Cininha disse...

Não vou dizer nada de novo, mas concordo contigo e também acrescento os erros ortográficos, penso que quem escreve um blog que sabe vai ser lido por montes de pessoas devia pelos menos cuidar dos erros e escrever em português correcto, dá um ar de desleixo, descuido e do fazer por fazer... enfim.... o acordo são outros 500 como dizem os brasileiros.
bjs

Raspas de Laranja disse...

Tens toda a razão. Eu até uso, para escrever recados, mas para meu uso, agora em espaços abertos ao publico, acho mal. Bjs

Xana Bértolo disse...

lol... dei por mim, a ir a correr pro meu blog a ver se escrevo com abreviaturas... lol... Pois, são hábitos k se apanham, na escola dá jeito escrever rápido, e depois mantém-se (acho)...Mas por acaso até nem uso no blog, concordo k fica feio, se bem k sou sincera, nem dou conta quando estou a ler nos blogs.. Dou conta dos erros, e alguns são tão óbvios k me irrita um pouco, confesso...
Tu nã fiques nerbosa cenoura :)
beijos

Susana Ferreira disse...

Também concordo. Se formos por aí, entretanto parecemos os putos a enviar sms's cheios de k's e x's, que nem se entende nada. Vamos lá preservar o nosso tuguês!

Gabriela... disse...

Aí vão duas!!
Odeio e tento ao máximo evitar escrever assim, apesar de contrariar o hábito que se criou quando andava a estudar!

Belita a Rainha dos Couratos disse...

Perefitamente de acordo!!!
E os erros 'horto gráficos'??? :)) Nem me falem disso!

diogo disse...

o que me assusta é que temos uma série de leitores que nem se apercebem dos erros que damos

Ana disse...

Concordo! É muito desagradável ler um texto tanto com erros como com abreviaturas. E como disse e muito bem, não havendo limites de caracteres, não há necessidade de abreviar.

Gostei muito d blogue. Já estou a seguir. :)

Unknown disse...

Caras Amigas e Amigos

Hoje a resposta é colectiva e fico muito satisfeita por partilharem da mesma opinião que eu. Quanto aos erros "horto-gráficos" como disse a Belita, eu nem os abordei neste post mas irei mais tarde fazê-lo. É de facto muito triste que numa época em que o acesso à instrução e ensino é tão facilitada, se leiam tantas aberrações por aí e assuta mesmo que muita gente nem dê conta...

Ana,
Bem vinda à tasca! Obrigada e volta sempre :)

Beijocas a todos***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...