Os Meus Artigos

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Desafio Literário...

... e uma segunda-feira difícil!

Isto de passar um fim de semana na rambóia fora da tasca paga-se caro à segunda-feira. Foi complicado acordar ao toque do despertador, custoso sair da cama, lento a iniciar o dia e penoso até chegar à noite.
- Ai Cenourita Maria, tu esqueces-te que carregar um quatro em cada perna é diferente de um dois ou mesmo um três... - eu a arrastar os pés e a falar com o meu outro eu, a Anabela.
- Uh! O que queres tu? Não vais aos treinos! - a perna direita a reclamar tamanha falha.
- Ai! Ai! Este músculo está mesmo dorido! - a perna esquerda a lastimar-se.
- Pronto meninas! Parem lá com os queixumes e ajudem-me a passar este dia depressa, sim?! E fica prometido que vamos praticar estes treinos mais vezes, sim?! - eu a tentar conformar as minhas ricas perninhas e até a voz me soava lenta e forçada.
O dia passou, e agora que me sentei parece que até sinto o sangue a correr-me pelas veias em câmara-lenta... Posto isto e com um desafio para responder, cá estou eu a apalpar as teclas porque parece que nem as vejo bem ;)

A Mariana do blog Na Cozinha da Mariana, desafiou-me e eu aceitei com todo o prazer. Ler faz parte de mim, umas vezes mais, outras menos, consoante a disponibilidade e também a vontade por isso cá vai:

 1. Existe um livro que leias e releias várias vezes?

Sim, vários! Há livros que li e que adorei, que marquei e de vez em quando lá vou eu reler uns sublinhados, uns parágrafos, uns capítulos e por vezes dou por mim a voltar a lê-los, do princípio ao fim.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Existem vários! Saramago já desisti de tentar, não gosto mesmo!

3. Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?

Um especial que não existe em nenhuma banca nem livraria, o livro da minha vida, que se um dia me apetecer e as vistas me permitirem, o hei-de escrever e que não interessará a ninguém ler.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?

Todos os de Murakami. Não sei porquê mas ainda não li nenhum dele. Li e vou lendo as críticas e resumos, é um género que combina bem comigo mas, como "tenho a mania" de comprar os livros porque gosto de os ler e ficar com eles... ainda não chegou o dia de trazer um comigo (a minha lista de livros é enorme). Talvez agora, na feira do livro, seja uma boa oportunidade.

5. Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?

Ui tantos! Mas estou a lembrar-me do "Vale das Bonecas" de Jacqueline Susan que li quando tinha uns doze/treze anos de idade.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?

Sim, desde que aprendi a juntar as letras que me lembro de ler tudo o que me aparecia à frente. Até o antigo e extinto jornal Diário Popular não me escapava. Colecções completas d'Os livros da Anita, Os Cinco e o Clube dos Sete da Enid Blyton, A Patrícia de Julie Campbell e também alguma banda desenhada (que curiosamente agora não aprecio). Ainda hoje conservo todos estes livros, em casa da Mami.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

O que está na minha mesa de cabeceira neste momento e já há muito tempo. "Os Prazeres do Ócio" de Tom Hodgkinson. Não vai a meio mas vou tentar lê-lo até ao fim. Quem sabe ainda me surpreenda como aconteceu com outros que de momento não me lembro, mas que sei me custaram, insisti e acabei por ficar surpreendida.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

Siddhartha de Hermann Hesse, O Princepezinho de Antoine de Saint-Exupéry, todos os de Gaby Hauptmann, Equador de Miguel Sousa Tavares, todos os de Isabel Allende e muitos muitos mais.

9. Que livro estás a ler neste momento?

"Os Prazeres do Ócio" de Tom Hodgkinson.

E a propósito de livros e leituras, não gosto de livros de bolso, prefiro carregar os "calhamaços" e não me imagino a ler e-books. Gosto do cheiro dos livros, de os folhear, de os sublinhar, de lhes dobrar as pontas das páginas... adoro bibliotecas e livrarias :)

Passo este desafio às seguintes meninas, sem obrigações nem complicações, mas se quiserem responder terei muito gosto :)


Aceitam o desafio, meninas? :)

14 comentários:

xunandinha disse...

aDORO LER E POR SINAL SÓ TENHO TEMPO PARA LER NAS FÉRIAS OU QUANDO ESTOU DOENTE ACREDITAS?BEIJINHOS PARA TI E PARA OS MIAUS

Gabriela... disse...

Hummm, acho que vi ali o meu nome...

Abelha Maia disse...

Ok, ok pareçe que vou ter que ir ao meu lado mais intelectual para responder,,,pq ser pirosa e chique não é fácil
bjsssss

Susana Ferreira disse...

olá Cenourita! Já quase recuperada da night de Sábado??? Eu estou quase, quase!
Entretanto fico fina para poder responder ao teu desafio. Bjoka

maria costa disse...

Desafio aceite...
Vai ser difícil escolher, mas vou começar a pensar no assunto. Já vi aqui alguns títulos que, possivelmente, também estarão na minha lista, assim não vale ;)
beijos

Isabel disse...

Desafio aceite! Beijinho

Belita a Rainha dos Couratos disse...

Oh pá, agora é que me lixaste :))
Adoro ler, leio mais do que a conta sempre que posso e há muitos livros que gostaria de ler e que nem sei que existem!
Assim de repente posso dizer que nunca consegui acabar o livro 'A Ratazana' do Gunter Grass; o meu primeiro livro foi 'A Menina do Mar' da Sophia de Mello Breyner Andresen; O livro chato que li até ao fim (na segunda tentativa) foi o 'Inglaterra, Inglaterra' do Julian Barnes; o meu livro de todos os livros é o 'Shantaram' do Gregory David Roberts; estou a ler 'O Jardim Colonial', do José António Saraiva e tenho por hábito, nas férias, comprar livros de bolso em Inglês porque demoro mais tempo a ler do que os em Português e são bem mais baratos!!!

Nadyta disse...

Muito obrigada Mãe Bela, quando tiver um tempinho respondo lá no estaminé :)

Beijinhos

Unknown disse...

Xunandinha,
Acredito pois! Obgrigada :)

Gabriela,
Viste e muito bem... força nisso :)

Abelhita,
Conta lá as tuas leituras... as pirosas e as chiques ;)

Susana,
Recuperadíssima!
Responde quando te apetecer :)

Maria Costa
Se há títulos coincidentes é bom sinal! Força nisso :)

Isabel,
Obrigada :)

Belita,
Não conheço nenhum dos que leste e não conseguiste ler e ler em ingl~es também tive esse hábito mas já lá vai tanto tempo... :)

Nadyta,
Depois vou lá cuscar :)

Beijocas a todas***

Cláudia Marques disse...

Minha linda, ando tão preguiçosa, mas tão preguiçosa! Mas este fim-de-semana quero ver se me deixo desafiar por ti...
bjs

Cláudia Marques disse...

Manas Marques apresentam-se ao serviço...

depois de ler a postagem da ManaBela, lá ganhei coragem para sair da modorra... já saíram da prateleira os livros da minha vida :)

bjs

Unknown disse...

Claudia M.,
Desses ataques também eu tenho sofrido... mas a mana Bela deu um empurrãzinho! E até é bom recordar aquilo que outrora se leu :)

Beijocas***

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Vi o desafio nos blogs das manas Cláudia e Isabel e vim espreitar o teu.
As minhas respostas estão aqui:
http://teoriadotudoedonada.blogs.sapo.pt/49145.html
Beijocas
Moira

Unknown disse...

Moira,
Que bom! Vou já lá cuscar :)))

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...