Os Meus Artigos

sábado, 19 de maio de 2012

Queques de Maçã

A saga da maçã já lá vai e as receitinhas confeccionadas com a dita cuja foram mais que muitas. Poucas tiveram direito a registo fotográfico por maior culpa da cozinheira da tasca. Ora não lhe apetecia tirar foto, ora a bateria da máquina estava descarregada, ora o cartão estava cheio, ora o petisco ia directamente para a mesa e o pessoal estava faminto demais para esperar pela sessão fotográfica, ora a cozinheira dizia que repetia entretanto (e repetiu algumas) e ficava para depois, ora... ora... ora nada porque não há desculpa para a falta de vontade e de paciência e de inspiração para publicar e de tudo e mais alguma coisa...

Esperançosa de que a época de negação a tudo aquilo que lhe dá prazer tenha terminado, a menina Cenourita traz hoje aqui à vossa apreciação visual uns belos e deleitosos - na sua e dos demais, opinião - queques de maçã.

Já lá vão quase dois meses e, foi num sábado à tarde em que me dediquei às culinarices que, tomando por base esta receita de bolo de maçã mas com algumas alterações sairam estes bolinhos bons!

QUEQUES DE MAÇÃ



200 gr açucar
150 gr farinha para bolos
150 gr farinha custard
6 ovos
300 gr iogurte grego natural sem açucar
150 ml de óleo de girassol
1 colher chá de fermento em pó
1 colher sopa de canela
8  maçãs raladas
Bati os ovos com o açucar até obter um creme bem fofo. Juntei as farinhas com o fermento e envolvi bem. Acrescentei o iogurte, o óleo e as maçãs préviamente descaroçadas, descascadas e raladas. Tudo incorporado na massa e por fim deitei a canela.
Untei dois tabuleiros de formas redondas para queques com óleo em spray, deitei a massa em cada cavidade e na quantidade de 2/3 e levei ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos.

Rendeu 21 queques. E agora que estou aqui a contar-vos esta receita e a ver as fotos... está a crescer-me água na boca... hummm, ía agora um queque de maçã a acompanhar o meu chá quentinho...

- Tivesses feito alguma coisa de jeito esta tarde! Quem sabe, uns queques ou um bolito daqueles simples que tanto gostas! - diz a minha sombra com toda a razão ;)

5 comentários:

conceicao disse...

Tem muito bom aspeto. Sabiam bem com um café.
bjs

Cininha disse...

Parecem-me muito bem esses queques, devem ficar muito bons :-)

Entre tachos e a bimby disse...

Hummmm Anabela... tou aqui a beber o meu cafezinho com canela (nao repares,cada "louco" tem sua mania e eu so bebo cafezinho com canela) e a pensar como um queque desses ia mesmo bem como acompanhamento em vez das bolachinhas insonsas que comprei para os meus filhos (depois de me azucrinarem a cabeça ao maximo) e depois nao gostaram... Hummmm que delicia mesmo!!!

Passa lá pelo meu cantinho...

Beijocas

Ana Rita disse...

Tavam muito bons :)
Tens que voltar a fazer :)

Bjs**

Unknown disse...

Conceição,
Bom aspecto e super bons! :)

Alcina,
Poderosos! :)

Margarida,
Olha que sempre ouvi dizer que muita canela faz mal à barriga das mulheres! eheheheh

Ana Rita,
Qualquer dia (que me apeteça) faço outra vez :)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...