Os Meus Artigos

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Longe é um bom lugar


(o resto são histórias)

Gosto especialmente da escrita de Mário Zambujal. Gosto do seu jeito muito humorado de contar histórias. Gosto da escrita que cativa à leitura desde a primeira à última palavra. Gosto da sequência de acontecimentos e da forma como ele os encadeia. Gosto das personagens imaginárias por ele criadas e a quem ele atribui nomes vulgares e, quase sempre encontro nelas pedacinhos de alguém que conheço, de alguém que imagino que exista, de personalidades que me são comuns. Gosto das crónicas que ele escreve para vários orgãos de comunicação social. Gosto de o ouvir na tv. Divirto-me a lê-lo e suponho que ele também se diverte a escrever.



Li o "Longe é um bom lugar" já há algum tempo. Abri-o na primeira página e só descansei quando cheguei à última. É um livro de contos, pequeno, lê-se rápido e fácilmente. E é um daqueles em que não se chega a colocar o marcador...


Sinopse
Tânia Dulce é uma jovem com uma ampla capacidade para amar e cede aos rogos do Doutor Ângelo, narrador de uma movimentada relação de desfecho imprevisível. Médico com sonhos de romancista, o doutor Ângelo percorre caminhos paralelos, do romance real com Tânia Dulce e da trama ficcional que se esforça por escrever.
E porque o resto são (também) histórias, o leitor acompanha uma sequência de pequenas ficções, originalmente publicadas na revista Tempo Livre, do Inatel, com o estilo inconfundível a que podemos chamar de zambujalesco. Em Longe É Um Bom Lugar (o resto são histórias), Mário Zambujal volta a cativar os leitores pelo ritmo vivo da prosa em que avultam as surpresas, o humor e a reflexão acerca de cumprimentos e situações.
Começada e, pouco depois terminada a leitura, alguém que já o tinha lido perguntou-me:
- E que tal?
- É Zambujal! - eu sem nada a acrescentar porque quem já o tinha lido já sabia que eu tinha adorado.
É um grande cronista, é português, fala, escreve e expressa-se de uma forma leve, concisa, directa e sem rodeios. Gosto muito e recomendo!

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que é mais um livro para eu ler SEM necessidade de o comprar......Também gosto da escrita dele. O 1º que li foi "as crónicas dos bons malandros" muito me ri sózinha !!!!!!!!!!Bjs e vai pondo de parte
Guida

MissLilly disse...

Por acaso nunca li nenhum livro dele, tenho de ler :)

xunandinha disse...

passei só para dar um alô,beijinhos

Unknown disse...

Guida,
Ler Zambujal é uma diversão da primeira à última página :)

Liliana,
Lê que certamente vais gostar :)

Xunandinha,
Obrigada! Sei que tens andado adoentada mas nem tempo tenho tido para andar pela blogoesfera... espero que estejas melhor :)

Beijocas a todas***

Anónimo disse...

Eu estou a ler e a adorar mas tenho de fazer um trabalho sobre o livro e há um sério problema, nao sei o que fazer! quando o lei-o riu-me como uma tola, é espetacular!

Unknown disse...

Anónima,
Também eu me ri que nem uma tola! E são este tipo de leituras que nos fazem desanuviar a cuca ;)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...