Os Meus Artigos

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Almoços domingueiros de verão...


... que sabem bem!

A temperatura tem estado amena e ainda bem para mim. O vento tem-se feito sentir e desagrada-me. Em compensação os grelhados ao almoço dos últimos domingos têm sido maravilhásticos!

Acendo as brasas, arranjo o feijão verde e descasco as batatinhas, ponho a cozer em água temperada de sal e ralo as beterrabas para a salada mais apreciada do momento. Enquanto isso, alguém trata de assar o peixe fresquinho, alguém que tem gosto no que faz e sabe fazê-lo bem. Outro alguém põe a mesa a preceito. Corta-se o pão ainda morno, abre-se a garrafa do vinho para respirar, tempera-se a salada, e... Depois de seis mãos nos preparativos da refeição, sentamo-nos à mesa com a habitual companhia da família felina feliz sentada na sua cadeira, atenta a todo o movimento e à espera de ver cair no seu prato o quinhão de peixinho a que têm direito.

No passado domingo foi assim: carapau grelhado com batata e feijão verde cozidos e salada de beterraba. Assim que se retira o peixe das brasas, rega-se com um fio de azeite e polvilha-se com cebolinho picado. Depois, no prato, cada um tempera como mais gosta e normalmente é com mais um pouco de azeite.


(carapauzinho pronto a ir para os nossos pratos - o dos meninos já estava arranjado no prato deles)




(o meu prato)


A sobremesa de ontem, foi mais uma especialidade da Cova da Beira. Desta vez, as Delícias de Cereja!*


E que delícias... DIVINAIS!

No domingo anterior, a única diferença foi o peixe. Robalinhos. E o tempêro à saída da grelha foi o habitual fio de azeite e sumo de limão.


(comidinha pronta na mesa)




(o meu prato)

Estes almoços domingueiros são por excelência uma "lufada de ar fresco" na rotina semanal. São almoços demorados... com muita conversa e animação pelo meio e fartos em maluqueira! E depois, há aqueles domingos em que aparece alguém para a sobremesa e para o café e, quando damos conta passámos meia tarde à mesa... sabe tão bem e até os miaus adoram :)


Os miaus já lamberam o prato todo! Sim, eles sentam-se na cadeira deles à mesa mas quando o pratinho deles está pronto (peixe limpo de peles e espinhas) comem com o prato no chão. Depois vão fazer macadas, querem brincadeira, mas estamos nós a saborear calmamente o nosso petisco... até que, de barriguinha satisfeita do peixinho fresco domingueiro se decidem por uma bela soneca :)



* Já vos tinha mostrado aqui os famosos Pastéis de Nata de Cereja, bons , muito bons, mas... as Delícias de Cereja... ui ui... são muito muito melhores ;)


4 comentários:

Gaja Maria disse...

Peixinho assado é do melhor, mas olha que os docinhos de cereja....
Nunca provei, mas fiquei com água na boca! :)

Unknown disse...

Se é... e os docinhos de cereja são uma delícia :)

Beijocas***

Rosa Santos disse...

Olá Cenourit@!
Senti-me em casa. Miaus, peixinho grelhado, feijão verde, tudo tão genuíno. E esses almoços de Domingo, entre amigos ou família ricos de amizade e de alegria. Tenho passado por aqui, mas nunca tinha entrado, hoje aproveitei...a porta estava aberta.
Um beijinho

Unknown disse...

Olá Rosa Santos! Bem vinda à tasca :)
As coisinhas simples da vida são do melhor que podemos vivenciar e a porta está sempre aberta, é só entrar :)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...