Os Meus Artigos

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O queimar das pestanas...

... continua em altas por aqui!

E se as meninas Titó e Nadyta vêm esta fase despachada até crescem... A mãe Bela vai-lhes tratando da substância activa para ajudar a revitalizar os ticos e os tecos e elas, ficam contentes, pois então!

Uma voltinha ao frigo para ver no que param as modas, que é como quem diz, inspeccionar o stock e decidir uma refeição prática, rápida e substanciosa. Algo que lhes sacie o apetite e lhes forneça energia para continuar.

Frango caseirinho cozido e já desfiado num tupperware e espinafres arranjados... vai sair uma quiche. Já aqui publiquei uma com esta composição, mas como numa tarte salgada deste tipo se pode variar tanto quanto os ingredientes que temos à mão e mais os que estão à espera de aproveitamento, é só dar largas à imaginação, et voilá!

QUICHE DELÍCIA de frango, espinafres, farinheira e tomate




1 base massa folhada*
frango cozido e desfiado
3 dentes de alho bem picados
azeite qb
1 molho de espinafres arranjados
1 farinheira
4 ovos
200 ml natas
1 tomate
oregãos qb

Comecei por regar o fundo do wok com azeite e deitar-lhe os alhos picados. Deixei fritar ligeiramente (sem queimar) e juntei os espinafres seguidos do frango desfiado. Envolvi bem e cozinhou um pouco até misturar bem os sabores. Enquanto isso, a farinheira foi ao micro-ondas (quatro minutos porque o meu micro é da idade da pedra) devidamemte picada e tapada para não rebentar e deixá-lo todo sujo. Retirei-a, arrefeceu ligeiramente, fiz-lhe um corte longitudinal de forma a que a pele saísse inteira e acrescentei ao preparado no wok desfazendo ligeiramente todo o interior e envolvendo bem para fundir os sabores. Enquanto isso, forno quente a 200º e a massa folhada estendida e picada com um garfo na tarteira. Verti a mistura, juntei os ovos batidos com as natas incorporadas, dispus o tomate cortado em rodelas por cima, polvilhei-o com oregãos e foi ao forno a assar cerca de 35 minutos.

Arrefeceu e, comeu-se! Muito, muito, muito bem por sinal!
E as meninas, foram continuar a queima da pestana bem reconfortadinhas! :)


*a massa folhada que usei foi da marca própria do Pingo Doce e posso dizer que foi a primeira vez que comprei e vou comprar muito mais vezes. É das melhores que já adquiri, fica bem lourinha e estaladiça e sem gordura nenhuma.
Não usei sal nenhum porque a farinheira já é temperada e o frango também estava.

5 comentários:

Anabela disse...

Bom dia minha querida,
Que bom aspecto.
Beijinhos.

Ondina Maria disse...

Ficou com super bom aspecto, uma quiche ou tarte dá sempre uma excelente refeição :)

Unknown disse...

Anabela,
Esqueci de tirar foto ao interior que estava divinal (de aspecto e de sabor) :)

Ondina,
Uma quiche ou tarte é óptima por várias razões. É prática e rápida de confeccionar, podemos usar os ingredientes que temos a pedir socorro para serem consumidos (o aproveitamento), tudo combina bem com tudo e sabe sempre bem :)

Beijocas meninas ***

Ana Rita disse...

Tava cá um rico petisco :)

Bjs

Unknown disse...

Titó,
Quando te apetecer outra, é só dizeres ;)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...