Os Meus Artigos

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Um Refúgio Para a Vida

Na minha falta de assiduidade pela blogoesfera e da minha necessidade de me manter mais afastada do que é normal das lides cibernéticas, posso dizer que tenho aproveitado bem o tempo. Tenho lido mais, tenho lido muito. Um livro é sempre aquela excelente companhia quando nos sentimos exaustos. Um livro não nos pede nada, não fala quando precisamos do silêncio, não reclama se não lhe damos atenção, não grita porque se chateou com alguém, não suspira porque não se sente angustiado, não se queixa da crise nem das medidas de austeridade nem do preço do pão ou do combustível, não pede comida nem roupa lavada. Um livro espera por nós. Aguarda o tempo que precisamos para o abrir, para começar a absorver as primeiras páginas, para entrarmos na história. Aguarda todo o tempo do mundo que necessitamos para o abrir e fechar as vzes que forem necessárias. Compreende quando os olhos se querem fechar vencidos pelo cansaço e fica ali pousado à espera de novo acordar e de voltar a ser folheado. Página a página, capítulo a capítulo o enredo desenrola-se e a nossa atenção prende-se cada vez mais, e de repente ora nos sentimos dentro história, presos a ela, ora passamos a uma espécie de vizinhos ou amigos dela. E queremos muito ajudar uma personagem, dar idéias a outra, pegar outra ao colo ou dar-lhe um valente abraço. Claro que, tudo isto depende do género de literatura, da forma como se interpreta e da exultação sentida ao vivê-la.

Do tão famoso autor americano, Nicholas Sparks, este foi mais um que me agradou de sobremaneira. Quase arrisco a dizer que é o melhor de todos, mas não o faço porque também gostei muito dos outros (de todos os publicados em Portugal só me falta ler o "Dei-te o Melhor de Mim" que está ali na estante e na fila em espera). Bem sei que gostos não se discutem e que há muito boa gente que apelida a escrita deste autor como insípida, lamechas, mais do mesmo e por aí adiante. Não faço parte desse clube e assumo que sou uma super fã dele. Cada história é uma só e todas elas podiam ser reais.



Sinopse:

Quando Katie vai viver para a pacata cidade de Southport, na Carolina do Norte, todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela jovem bonita que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos relacionamentos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Mas os fantasmas do passado, que minam a sua capacidade de confiar nos outros, continuam a persegui-la, a aterrorizá-la, e o peso do segredo que esconde é demasiado grande… Neste romance avassalador, Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.


Gostava muito de ver este romance no cinema! E um livro é um bom refúgio para a vida :)

3 comentários:

beauty-aka-life disse...

Um livro é sem dúvida uma grande companhia!!

Aqui está a minha sugestão para este verão: http://www.fnac.pt/O-11%C2%BA-Mandamento-Daniel-Sa-Nogueira/a528144

Memorável!!

Cininha disse...

Pois é os livros são a melhor companhia para todos os momentos, pena tenho que me deixei enredar nestas lides cibernauticas também, porque leio muito menos!!!
Pois é o Nicholas é o Nicholas :-) eu também sou fã e também não ligo aos que o criticam.
Tenho montes de livros dele também e nem sei dizer qual gosto mais, só sei que o primeiro que li, comecei num sábado á tarde e acabei domingo pela manhã :-)mas também nem entendo muito bem porque gosto tanto dele, se nem gosto de fins tristes e gosto de fins cor de rosa, deve ser porque a vida também nem sempre é cor de rosa e eu gosto de viver na mesma :-))bjs e boas leituras

Unknown disse...

Zizy,
Sugestão anotada, obrigada :)

Alcina,
A internet tem esse efeito, lê-se muito por aqui e os livros acabam por ficar em segundo plano. Eu tenho tentado contrariar isso, menos net e mais livro :)
Quantos ao Nicholas, acho que a particularidade dele é mesmo essa, histórias aproximadas à realidade, vidas, onde nem tudo é "cor de rosa" :)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...