Os Meus Artigos

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A ida à praia...

... estimulou-me os apetites!

No serão do passado sábado, depois de uma tarde de praia, de um belo duche e de um rico jantareco, senti assim um brutal desejo de ir para a cozinha. A idéia era despedaçar um galo e temperá-lo para o assar na manhã de domingo para o almoço. O bicho era rijo, a força e o jeito deviam ter ficado a banhos e a ferramenta dilaceradora disponível não cumpria os requesitos essenciais à difícil tarefa. Entre machadada, facada e tesourada lá se partiu o galo, se temperou e de guardou no frigo.

Numa pausa desta árdua obra e, para recuperar forças, passou-me pela cabeça uma sobremesa. Até me passavam pela idéia imagens ilusórias de algo doce já prontinho a devorar. Constatei que devia estar a precisar urgentemente de ingerir calorias, coisa que ultimamente não tenho sentido falta. Rebusquei o frigo e o stock da engorda à descoberta de ingredientes para confeccionar algo simples, rápido e que me saciasse o desejo... e encontrei!

PUDIM DE RICOTTA



1 queijo ricotta
1 lata leite condensado
1 medida de leite  (da lata de leite condensado)
5 ovos inteiros
1 colher de sopa de açucar baunilhado
caramelo líquido qb

No liquidificador coloquei o queijo, o leite condensado, os ovos, o leite normal e o açucar baunilhado. Bati até ficar uma mistura bem homogénea e verti para um pirex rectangular untado de caramelo liquído. Liguei o forno a 200º. Coloquei lá dentro um tabuleiro com o pirex dentro coberto com papel de alumínio e deitei água já a ferver dentro do tabuleiro. Fechei a porta do forno e o pudim cozeu em banho maria durante cerca de quarenta minutos (o tempo que demorei a cortar o resto do galo, xiça pah, a temperá-lo e a lavar os utensílios usados no esquartejamento e mais os azulejos, o lava-louça e até o chão - aquilo parecia um talho).
Destapei o papel de alumínio com cuidado para não me queimar, fiz o teste do palito e estava cozido. Desliguei o forno, deixei a porta aberta para arrefecer um pouco e depois tirei o tabuleiro com jeitinho (não fosse, por descuido,  a minha sobremesa parar ao chão). Frigorífico com ela e na manhã seguinte desenformei.

E a impaciência para espetar a colher no pudim?

- Calma! Primeiro temos que dar cabo do galo assado em molho de laranja acompanhado de arroz de cenoura e salada de beterraba. Ah! E do vinho, claro! Desta vez foi a prova de um novo nectar, uma garrafinha de Doispontocinco tinto de 2009!
- Ui! Que bommm!

E o pudim??? A repetir, repetir, repetir, repetir... :)

11 comentários:

Anabela disse...

Bom dia,
Com esta imagem também se me estimularam os apetites.
Adoro pudim!!
Beijinhos

Gabriela... disse...

Porque só metes aqui fotos para as pessoas ficarem a babar??
Não é justo!

Cininha disse...

O pudim parece-me delicioso, adoro pudins :-) mas o galito também não devia estar nada mau :-)

Paula Vieira disse...

Se não fosse o Galo, não havia pudim.

Ficou lindo e delicioso presumo!

eijinho

Paula

PINTA ROXA disse...

Só a descrição dá agua na boca...comia o galo o arroz e claro a sobremesa..
bom feriado

Bernat disse...

Olá Cenourit@,

Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 39.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal. No site criamos a secção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tudoreceita.pt

albana disse...

Pode ser uma dose bem servida depois do meu Bacalhau à Gomes de Sá sff...obrigado!

Bom fim de semana!
Beijinho!

Ameixinha disse...

Com uma sobremesa dessas ninguém deveria ter que matar um galo, tadinho do bicho :)

Unknown disse...

Anabela,
Um pudim fácil e rápido e super saboroso :)

Gabriela,
Tens razão! Prometi-te um jantar e continuo em dívida npara contigo... um dia destes acertamos "as contas" e depois em vez de babares... atacas uma guloseima! Que te parece? :)

Alcina,
Não houve tempo para fotografar o galito, a fome era negra, mas estava divinal. O pudim é simples e muito gostoso :)

Paula Vieira,
É verdade! O pudim só apareceu porque o galito estava difícil :)

Pinta,
Estivesses tu mais perto... e chegava bem para ti :)

Renato,
Agradecida pelo convite! Ainda não tive oportunidade de visitar o site mas assim que possível tratarei do assunto :)

Albana,
Como já passaram uns dias... quando repetes o bacalhau à Gomes de Sá? Só para saber quando repito o pudim e assim te servir uma dose dupla :)

Ameixinha,
A minha sorte é que eu não mato galos nem animais de espécie nenhuma... alguém os mata e depois quem se esfola a desmanchá-los sou eu :)

Beijocas a todos***

PINTA ROXA disse...

É só coisas boas e doces por aqui..
Pinta

Unknown disse...

Pinta,
Tem dias que sim :)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...