Os Meus Artigos

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cafuné


Faltou a luz, a água, a rede móvel e a fixa, a tv e a internet (aqui só não faltou o gás), foi um fim de semana de temporal como eu nunca tinha visto nem sentido. Muitos estragos e prejuízos avultados por quase todo o país e foi também uma altura que levou muitos de nós, eu inclusivé, a ter a verdadeira noção da dependência que todos temos destes bens de consumo imediato e ao mesmo tempo de conforto como, apertar o comando da tv e nada, pressionar o interruptor da luz e nada, abrir uma torneira e nada, ligar o micro-ondas e nada, a máquina de café, idem, a chaleira eléctrica, aspas, e por aí fora... Foi um fim de semana de susto e apreensão e para desviar o pensamento acendi a lareira, estiquei-me no sofá, tapei-me com a mantinha e no silêncio agarrei-me à leitura. 
Sinopse:
Cafuné centra-se na figura de Rodrigo Favinhas Mendes, um bom malandro que não resiste aos encantos femininos e que se torna amigo de um ex-frade, Frei Urbino de Santiago, que acaba por ser o seu conselheiro e zelador espiritual. É que Rodrigo tem um coração gigante onde cabem muitas mulheres bonitas, dispostas a um carinho que ele é incapaz de recusar…
"Já nesse tempo não existia quarto de dormir onde não pontificasse a cama. E antes. Inventar a cama foi a primeira urgência dos homens, pela vontade de se deitarem, sozinhos ou acompanhados. Em pé, tudo se torna mais dificultoso, incluindo o dormir."
No seu estilo inconfundível, Mário  Zambujal, reúne episódios da História de Portugal do início do séc. XIX e relativos à altura crítica das invasões francesas e da partida da família real para o Brasil, com ficção, num romance cheio de humor e peripécias.
A tarde do passado domingo rendeu mesmo ao meu gosto. E, será mesmo preciso dizer que ADOREI este livro! Como eu costumo dizer:
- É Zambujal! ;)

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...