Os Meus Artigos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Faço ou não faço...

... um doce?
 
Era sábado, já noite bem entrada e eu sem me decidir se fazia ou não uma sobremesa para o almoço de domingo. O robalo para assar no forno já estava temperado. As batatinhas para o acompanhar já estavam descascadas e os legumes para cozer também já estavam arranjados, lavados e escorridos. Tudo prontinho e guardado no frigo de modo a não passar a manhã de domingo na cozinha. Lareira acesa na sala, sentei-me no sofá, fiz zapping pelos canais televisivos (nada me agrada na tv, irra que sou esquisita), deitei-me e tapei-me com a mantinha. Peguei num livro e a meio de uma página lida dei conta que não estava concentrada na leitura. Levantei-me, fui à cozinha imaculadamente arrumada, bebi água, abri a porta da despensa, dei uma olhadela, abri o frigo e... uma espreitadela.
 
- Faço ou não faço?
- E faço o quê?
- Somos só dois para o almoço... hummm... não ando muito gulosa... hummm... que coisa estranha em mim...
- Faço ou não faço?
 
Imaginei uma sobremesa leve e fresca para contrastar com o peixinho assado e rápida de fazer porque não estava bem em lado nenhum e não conseguia estar concentrada por muito tempo.
 
- Irra! Há dias... que se ao menos eu estivesse com sono para ir dormir...
 
Fixei os olhos numa caixa de bolachas. Olhei a prateleira acima e, uma lata de leite condensado acenou-me. Saquei as duas para cima da bancada da cozinha e voltei ao frigo.
 
- Hummm... um bidon de iogurte grego natural??? Anda daí!!!
 
Foi só esquadrinhar por uma embalagem de folhas de gelatina na despensa, puxar da picadora, de uma taça e de uma colher de pau, e... assim nasceu uma mousse levíssima e gostosa.

MOUSSE DE IOGURTE E OREOS
 
 
 
1 iogurte grego natural - o bidon - (450gr+25% produto grátis)*
1 lata leite condensado magro (este)*
1 caixa de bolachas tipo Oreo (estas)*
2 folhas de gelatina incolor - as restantes na embalagem - (destas)
 
Foi só misturar bem o iogurte com o leite condensado, picar as bolachas e juntar (reservando um pouco para a decoração final), dissolver as folhas de gelatina e incorporar muito bem. Deitar num pirex e levar ao frigo. Na manhã seguinte, enfeitar a gosto com o picado de bolachas reservado para o efeito.
 
- Tá feita!!!
 
E o telefone tocou de seguida, e eu lá me estiquei no sofá à conversa. Primeiro uma chamada, depois outra que, como já é habitual, termina sempre com um:
 
- Olha que hoje já não é ontem!!! - sinal que passou da meia noite e que eu e o pronome pessoal correspondente à interlocução temos sempre muito para conversar ;)
 
Chegou a hora de almoço de domingo. Começámos pelas entradas, Pão de Mafra quentinho, Queijo Amarelo da Beira Baixa, Morcela de Arroz de Leiria e um Tinto Alentejano (escolha do dia) que acompanhou o resto da refeição e que vai sempre bem seja com peixe, com carne e até com a sobremesa... Segui-se o peixinho assado e seus acompanhamentos. Um intervalo para descansar as maxilas e chegou a vez da sobremesa... estávamos tão satisfeitinhos que mal houve espaço, mas saboreou-se bem. Para terminar, o cafézinho da praxe.
 
 
* não, a mercearia do ti Belmiro não me patrocina!




10 comentários:

Cininha disse...

Gostei da parte do tio belmiro não me patrocina hehe mas desconfio que há por aí quem tenha grandes patrocinios :-)) Bem mas a mousse que é o que interessa, gostei da ideia, parece-me muito boa, aliás tem tudo para ser, um dia destes experimento e se calhar é já 4ª feira que vou comprar os ingredientes :-))tenho que lá ir ao tio Belmiro gastar uma pipa dos 75% que o tio sabe trazer o pessoal enrolado em prémios e premiozinhos :-))

Unknown disse...

Alcina,
O tio Belmiro é um espertalhão... e nós as sobrinhas e governantas de casas de família cá nos vamos enrolando nos prémiozitos! ;)
Experimenta e depois conta o resultado.

Beijocas***

Xana Bértolo disse...

Shiii essa mousse tá-se a rir pra mim!! Tu achas normal? A safada...
beijinhos

Unknown disse...

Adoro receitas assim, práticas e deliciosas. Já anotei!

www.receitazada.blogspot.com

Beijo beijoo

:)

Anabela disse...

Olá Anabela,
Ai que bom!! Estão de volta as receitas maravilhosas!! Estou muito contente!!
Beijinhos

São Ribeiro disse...

As vezes também ando assim no faço não faço há dias assim.
Gostei dessa mousse ficou uma maravilha.
bjs
Miminhos para os meninos

Caminhante disse...

Essa mousse parece ser boa e simples....e estava a lançar-me olhares... :)
Beijinhos

Petiscos e Miminhos disse...

Que bom jantar, e com uma óptima sobremesa para terminar!

Ana Rita disse...

Também quero, repete a receita, mas que desta vez chegue para mim ehehe :)
Beijinho

Unknown disse...

Xana,
Acho pois! É uma mousse gulosa ;)

Receita Zada,
Espero que gostes tanto quanto eu :)

Anabela,
Tenho tantas para publicar (algumas já nem me lembro bem como fiz...) Aos poucos e consoante a disponibilidade cá vou aparecendo :)

São,
Também eu tenho tantos dias assim...
Os meninos agradecem os miminhos e mandam turrinhas ;)

Caminhante,
É fácil e rápida e sabe mesmo bem, atira-te a ela ;)

Petiscos e Miminhos,
Isso foi ;)

Ana Rita,
Um dia destes repito! :)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...