Os Meus Artigos

sábado, 30 de março de 2013

A todos, uma Boa Páscoa!

 
Estamos na altura de uma celebração religiosa que se comemora das mais variadas maneiras. Seja em família, em férias ou de qualquer outra forma há tradições que não se perdem... nomeadamente as gastronómicas. As amêndoas, os ovos de chocolate, os folares...
 
Por cá, os folares fizeram-se duas semanas antes. Sim, porque para saborear uma iguaria da época não precisa ser na semana santa. Aqui, é mesmo quando apetece ir para a cozinha e pôr as mãos na massa... o que aconteceu num destes domingo à tarde.
 
Fiz umas pesquisas na net, mas não segui nenhuma receita à risca, apenas me inspirei e usei a MFP que há tempos não saía do armário.


FOLAR DOCE DE PÁSCOA
 
 
250 ml leite
120 gr manteiga derretida
6 ovos (3 para a massa + 3 para a decoração)
600 gr farinha para bolos (usei Branca de Neve com fermento) para a massa + cerca de 200 gr para moldar
250 gr açucar
1 saqueta de fermento (usei vahiné)
1 colher de chá de erva-doce em pó
raspa de um limão
cascas de 1 cebola
 
Na cuba da máquina de fazer pão, coloquei primeiro os liquídos (leite, manteiga e ovos) e depois os sólidos (açucar, farinha, fermento, erva doce e a raspa de limão). Seleccionei o programa de Massas e deixei a máquina a fazer o trabalho dela (cerca de uma hora e meia a amassar e levedar).
Ao soar o apito de "trabalho pronto", saltei do sofá, arregacei as mangas, coloquei o avental, enfarinhei a tábua de cozinha e deitei para lá a massa. Estava um bocado liquída e pegava-se às mãos. Fui deitando farinha até lhe conseguir pegar sem que se agarrasse e desatei a sová-la. Aquilo é que foi! Sova, enrola, deita mais um pouco de farinha e sova e enrola. Do melhor para descarregar stresses e afins! - isto foi só um aparte. - continuando... Depois de bem sovada deixei-a descansar e descansei também. Do bico do fogão, saía um tachinho com dois ovos que tinham acabado de cozer em água e cascas de cebola (para ficarem com aquela cor escurinha). Já chega de descanso e o forno já está a bombar a 200º. Toca a dividir e dar forma à massa, dois bolos redondos e um pouquinho de massa de lado para depois enrolar em tirinhas e colocar sobre o ovo que se calcou a meio de cada de bolo. Com um garfo, bater o ovo restante e pincelar os bolos. Cobrir o tabuleiro do forno com papel vegetal, transferir para cima, os bolos e forno com eles durante 25-30 minutos.
 
- Hummm... que cheirinho! E o que eles cresceram!...
 
Arrumar a bagunça em que a cozinha ficara. Reabastecer a lareira, instalar-me de novo no sofá e... provar esta delícia ainda quentinha!
 
- Domingo beleza! :)
 
 

 
 
 
 
A todos, Páscoa Feliz!

3 comentários:

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

Boa Páscoa :)
Romã:*

Comida de conforto disse...

Lindos folares!
Páscoa Feliz!

Unknown disse...

Romã e Comida de Conforto, obrigadas! Que a vossa Páscoa tenha sido boa como a minha :)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...