Os Meus Artigos

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sexta-feira rima com...


... fim de semana e lareira!

Yes! 

Finalmente acabei de entrar em modo fim-de-semana, e bem que preciso. Preciso de descontrair no quentinho do lar, preciso de no sofá me esticar, preciso de a um livro me agarrar, preciso de comidinhas reconfortantes para me deleitar, preciso de meias de lã quentinhas calçar e de numa mantinha polar me enrolar... e tudo isto na fiel companhia dos miaus a ronronar.
Ao que perece, os senhores da meteorologia não se enganaram e o frio veio mesmo para ficar, e eu vou aproveitar para assim descansar.

Fica esta sugestão para quem quiser saborear. Um dos meus "petiscos" favoritos da comida tradicional portuguesa.

ARROZ  DE CABIDELA DE FRANGO (OU GALO)

- ó p'ra ele a fumegar -

1/2 frango caseiro cortado em pedaços pequenos
1 cebola grande finamente picada
2 dentes alho picados
1 folha louro
vinagre de vinho branco a olho
arroz qb (uso uma medida que dá cerca de 200gr)
sangue (da matança do frango, a olho mas quanto mais, melhor) 
azeite qb
sal qb
água a ferver qb

Corto o frango em pedaços pequenos para cozinhar bem e rápido e tempero-o apenas com um pouco de sal. Num tacho, coloco a cebola e o alho bem picadinhos e a folha de louro, rego com um bom fio de azeite e deixo cozinhar um pouco. Junto o frango e envolvo bem. Tapo o tacho e deixo cozinhar a carne apenas naquele tempero e no vapor que forma lá dentro, mexendo de vez em quando. Quando já está cozido, junto o arroz e envolvo-o na carne, de seguida a água a ferver (3x a quantidade de arroz), rectifico o sal e quando o arroz está quase cozido, retiro do lume, deito o sangue (que já tem vinagre desde a colheita para não coalhar) e ainda rego com mais um pouco de vinagre. Levo de novo ao lume por breves minutos (1 ou 2 até ferver), retiro e sirvo de imediato.

Faço quase sempre só para mim, a filhota não gosta, e rende-me para duas e às vezes três refeições, o que não me desagrada nada porque mesmo aquecido no micro-ondas sabe-me sempre bem!

Já disse que adoro este petisco? Já? Desculpem, mas é que adoro mesmo :)

Bom fim de semana!

1 comentários:

Comida de conforto disse...

Que maravilha de comiidinha, Anabela! Eu também adoro arroz de cabidela e acho que é mesmo ideal para esse programa fantástico de fim-de-semana! O sábado não pôde ser, mas vou tentar que o meu domingo esteja muito próximo da tua descrição :) Bjs

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...