Os Meus Artigos

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Farrapos de Janeiro...


Bye bye Janeiro que fizeste, nada mais nada mesmo, que justiça à sabedoria popular!

- Em Janeiro deixa a fonte e vai ao ribeiro.
- Em Janeiro, cada sulco seu regueiro.
- Chuva de Janeiro, cada gota vale dinheiro. (por confirmar)
- Em Janeiro, sete casacos e um sombreiro.
- Janeiro fora, cresce uma hora.
- Janeiro frio e molhado, enche a tulha e farta o gado.
- A água de Janeiro vale dinheiro. (por confirmar)
- Janeiro fora, uma hora, e quem bem souber contar hora e meia lhe há-de achar. (ter-se-ia confirmado se o sol tivesse dado uma arzinho da sua graça, mas lá que os dias estão maiorzinhos é verdade, já se nota e sabe bem)

O Inverno tem sido rigoroso. Chuva, vento e frio com fartura. E o que é que sabe bem nesta estação do ano? Ora, aconchego, pois está claro! Meias, cachecóis e camisolas quentes. Pijamas fofinhos e quentinhos. Mantinhas, almofadas e edredons. Lareira acesa. gatos ao colo. Chás fumegantes e canecas de chocolate quente. São estes miminhos que proporcionam o consolo e que nos fortalecem enquanto a Primavera não chega. Ah! E sopas, as sopas, muitas sopas. 

Esta é uma sopa que adoro desde criança mas que raramente fazia porque a menina Titó não gostava. Agora faço de vez em quando. E sempre que a sirvo na minha tigela, saboreio-a lentamente a cada colher, relembrando tempos de outrora.

SOPA DE FARRAPOS DE OVO



2 courgettes médias
2 cenouras grandes
2 cabeças de nabo
1 batata grande
2 cebolas
água qb
sal qb
azeite qb
2 ovos

Descascar e cortar as courgettes, as cenouras, os nabos, a batata e as cebolas e colocar numa panela. Deitar cerca de 1,5l de água já a ferver e regar com um bom fio de azeite. Deixar cozer e triturar. Temperar de sal e deixar levantar fervura. Retirar do lume e bater os dois ovos com o garfo. Vertê-los em fio para dentro da panela mexendo sempre com um garfo. Não precisa voltar ao lume porque o ovo coze imediatamente e fica em farrapos naquela base de legumes. 

Já disse que adoro esta sopa? 


1 comentários:

Gabriela... disse...

Nunca tinha visto a tua sopa, mas amiga já copiei e imprimi e vou fazer agora na minha corrida culinária de hoje!! Depois logo digo se gostei ou não.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...