Os Meus Artigos

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Uma experiência que se revelou...


... extraordinária! E a repetir!

Quando se junta produto de excelente qualidade com utensílio altamente credível para o preparar e se acrescenta amor pelo acto em si e uma enorme vontade de comer aquilo que é [ainda] um fruto da época (embora esteja prestes a chegar ao fim), só pode sair um acepipe de comer e chorar por mais.

Foi o lanche ajantarado do passado domingo, cá na Tasca. Estavam reunidos os ingredientes e os comensais e, chegou a tão desejada hora em que os apetites se começavam a manifestar. 

CASTANHAS ASSADAS NA ACTIFRY



castanhas qb (não pesei, mas era bem mais de um kg)
sal a gosto

Usei uma dica que li algures e não me lembro onde e já há bastante tempo e andava desertinha para a experimentar. Então fiz assim: coloquei as castanhas dentro do lava louça tapado e abri a torneira da água fria deixando correr até cobrir em dobro a quantidade de castanhas. Reguei generosamente com vinagre e deixei repousar cerca de duas horas. Ao fim desse tempo, tinha a boiar ao de cima da água, duas castanhas que estavam furadas e um lagartito branco que se tinha alimentado bem. Retirei essas duas castanhas e o lagartito e deixei esgotar a água. Passei-as todas sob água corrente e coloquei-as no escorredor. Ficaram assim de um dia para o outro. Na manhã seguinte espalhei-as num tabuleiro até ficarem completamente secas e retalhei-as com um golpe na lateral bojuda. Na hora de assar, retirei o tabuleiro da Actifry2+1 e coloquei-as dentro da cuba e polvilhei-as com sal. Liguei a máquina, programei 25 minutos, e... poucos minutos passados já o aroma se espalhava pela casa.
- Hummm... que cheirinho! - dizia-se na sala.
Eu ia espreitando a evolução da assadura e assim que a máquina apitou:
- Já estão!!!
- Yes!!!
A mesa do meio já estava vestida a rigor para receber a nova experiência e os gulosos não perderam tempo.
- Ao ataque!!!



Aprovado, comprovado e certificado! 

É certo que as castanhas assadas pela minha "fornecedora", a pessoa mais conhecida da cidade de Leiria, são as melhores de sempre e não há igual em outro lado, mas para assar e comer sem sair de casa e num dia invernoso em que o melhor era usufruir da companhia e da lareira acesa, estas satisfizeram muito e bem!

Obrigada vizinha pela generosidade da oferta! 

Ah e querem conhecer a minha vizinha? É só espreitarem este link :)

1 comentários:

ELF disse...

Eu adoro as minhas castanhas na actifry, já as faço lá ha uns anos. Claro que na brasa, ou melhor naqueles braseiros com aquela côr esbranquiçada são imbativeis, mas eu fico satisfeita com as minhas caseirinhas! Bjinhos

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...