Os Meus Artigos

sábado, 22 de março de 2014

Se a vida te dá laranjas...


... faz laranjada!

Uma gaveta do frigo cheia de laranjas e eis que chega à Tasca mais um sacado delas. Grandes, cheirosas e acabadas de apanhar.
- E agora o que faço eu com tanta laranja?
Sumos têm saído com abundância e eu sei que não devo abusar deles. Comecei a magicar numa série de guloseimas para ir fazendo com elas e enquanto isso, ouço uma sugestão.
- Torta de laranja!
- Ora é isso mesmo! Há muito tempo que não faço!


TORTA DE LARANJA




6 ovos
350 gr açucar + um pouco para enrolar
80 gr manteiga
2 laranjas+ 1 para decorar
3 colheres de sopa de farinha custard
1 colher de café de fermento em pó

Liga-se o forno para aquecer a 180º e batem-se os ovos inteiros com o açucar. Junta-se a manteiga derretida e arrefecida, a raspa das duas laranjas e o sumo. Envolve-se e acrescenta-se a farinha custard com o fermento e batem-se os ingredientes todos com algum cuidado porque fica uma massa muito líquida e tem tendência a salpicar. Forra-se um tabuleiro grande com papel vegetal e pincela-se o papel com gordura (usei margarina líquida). Verte-se a massa e deixa-se cozer cerca de vinte minutos. Enquanto coze, estende-se um pano e polvilha-se com açucar. Assim que a massa está cozida, desenforma-se virando de imediato para cima do pano e enrola-se com a ajuda deste e com cuidado para não partir. Deixa-se ficar o rolo quieto por um bocado para fixar bem (deixei uns vinte minutos, enquanto arrumei a cozinha) depois retira-se-lhe cuidadosamente o pano, cortam-se-lhe as pontas, coloca-se na torteira e enfeita-se com uma laranja fatiada e cortada ou a gosto!

Fica uma torta muito húmida e deliciosa! Excelente!


2 comentários:

Elsita disse...

Gosto tanto de torta de laranja bem fresquinha :)

Gabriela... disse...

Baba!
Ainda sobrou qualquer coisa?

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...