Os Meus Artigos

terça-feira, 15 de julho de 2014

Gambozinos


Já me mandaram aos gambozinos, e até me deram um saco e uma lanterna e tudo. Era eu uma miúda de tenra idade. Fiquei triste porque não apanhei nenhum. Menos triste porque nenhum dos companheiros de caça tinha apanhado algum. Mais tarde, e depois de perceber melhor a instrução dada e a expressão dela, pensei - Isto não de faz! Não se engana assim uma criança! -  Mais tarde ainda, tirei algumas lições e reconheço que aprendi algo com aquela ida aos gambozinos.

Já mandei pessoas aos gambozinos em duas circunstâncias distintas. Sabendo eu e os próprios o que isso significa e, qual vingançazinha recalcada, sabendo eu e os outros (criancinhas), népias.

Já vi os meus gatos andarem aos gambozinos, sem perceberem eles nem eu, do que corriam atrás. Já me senti várias vezes a andar aos gambozinos. 

- Gambozinos ao saco!

Hoje foi um desses dias. Não apanhei nenhum, julgo eu, mas ganhei mais uma lição.

E vocês, já foram aos gambozinos?


i.e.
(origem obscura)
substantivo masculino
1. Animal imagináriopara a pesca ou caça do qual se convida uma pessoa considerada ingénua que se pretende enganar. (Mais usado no plural.)




2 comentários:

PINTA ROXA disse...

Eu também fui aos gambozinos, levada pela mão do meu irmão mais velho 11 anos que eu.
Os dois sozinhos, de noite no meio do pinhal, vim para casa de saco vazio e com um ralhete por ter deixado fugir uns quantos que ele bem os viu...
Durante a vida adulta, sim já andei algumas vezes... :)

Iamwe disse...

Durante anos pensei que gambozinos eram lagostins... o desgosto que apanhei quando finalmente percebi que era apenas o nome de um animal inexistente foi devastador. :P

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...