Os Meus Artigos

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Então como é? A clientela entra aqui na Tasca e nem um pitéu sobre a mesa?


Dias, semanas, meses e nadica de nada?
É assim que se recebem as visitas?
Nem um cházinho e umas bolachas?

Calma! Calma! Muita calma! Digo eu para mim própria e logo de seguida me justifico para com a clientela... Ah e tal... a disposição e a dedicação à escrita têm andado em banho maria! 

A freguesia desata num burburinho e alguém lá atrás deixa escapar a sugestão de que vem aí petisco e é do bom, porque a cozedura lenta apruma o sabor. Faz-se silêncio e outro alguém refuta logo que não, pois que a cozedura dura há meses e o acepipe só pode ter esturrado e ninguém lhe consegue afinfar o dente quanto mais sentir o sabor apurado.

Eu, de mãos enroladas no avental sinto-me corar. Embaçada até à raiz dos cabelos, admito que têm toda a razão. Peço escusa pelo descuido e não prometo porque sofro do medo de falhar, mas deixo no ar algum alento dos meus fregueses melhor cuidar.

Escolham os lugares e sentem-se à vontade, vou já servir o jantar.

Lulinhas à Bulhão Pato com Arroz de Alho e Coentros




Revisitando esta sugestão com alteração na variedade e quantidade da ameijoa, usei pela primeira vez, ameijoa vietnamita congelada. Para 1kg de lulas, meio kg de ameijoas. Outra alteração, foi ter regado com sumo de limão antes de servir.




Para o arroz:

8 dentes de alho esmagados para dentro do tacho. Regar com azeite até cobrir o fundo. Ligar o fogão e deixar cozinhar tapado até sentir que o alho está a fritar sem esturrar. Juntar o arroz. Envolver bem. Adicionar a água já a ferver e na medida do dobro do arroz. Deixar ferver destapado cerca de oito minutos mexendo de vez em quando para não pegar. Retirar do lume e pousar sobre outra superfície (pedra, base de madeira) colocando a tampa. Deixar repousar um pouco até que o arroz abra e enxugue todo o caldo. Servir generosamente polvilhado com coentros picados.

Bom apetite e voltem sempre!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...