Os Meus Artigos

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Férias...

Yupiiii!!!

Finalmente... uma semaninha para o relax... para pôr as leituras em dia que andam muito atrasadas, para dar uns passeiozitos... para dormir... para não fazer nada... ou para fazer tudo o que me apeteça... A Tasca não vai encerrar, virei cá nem que seja para dizer um olá e para cuscar os vossos cantinhos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Penne com Tomate e Paio


cebola picada qb
1 colher chá massa de alho
1 fio de azeite
tomate maduro cortado em bocadinhos
rodelas de paio
massa Penne qb
sal qb
oregãos

Numa frigideira põe-se a cebola, a massa de alho e o azeite em lume brando, junta-se o tomate e deixa-se cozer um pouco.
Corta-se o paio em rodelas grossinhas e depois em quadradinhos e deitam-se na frigideira.
Enquanto isso coze-se em água e sal a massa, escorre-se e acrescenta-se ao preparado na frigideira. Envolve-se bem e deixa-se ficar um ou dois minutos para apurar.

Serve-se directamente no prato e polvilha-se com oregãos.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dia Mundial da Fotografia

Porque hoje é o Dia Mundial da Fotografia, deixo-vos aqui uma foto de um desporto que adoro e que durante muito tempo pratiquei como hobbie, o Todo-o-Terreno. Esta foto foi tirada num passeio gastro-lúdico na Serra da Estrela com um grupo de amigos.


Deixei-me destas lides, mas as saudades são imensas... subir e descer montes, serras, vales, poços, dunas e matas... aceiros por essas serras a perder de vista, atravessar ribeiros, atascar em lamaçais e barreiros, ultrapassar dificuldades que davam gozo e me faziam subir a adrenalina ao máximo... ir a sitios maravilhosos onde só um veículo com tracção às quatro rodas nos pode levar... ver paisagens que se assim não fosse nunca as teria visto... Percorrer zonas deste país sempre fora de estrada... Enfim, ficam as fotos para recordar e o que se mantém na memória e jamais se esquecerá.

O TT continua a fervilhar no sangue que me corre nas veias... quem sabe, um dia voltarei a disfrutar desta grande paixão nem que seja só para matar saudades.
E Viva a Fotografia!!! E o Dia Mundial da Fotografia!!!
E Viva eu, ganda maluca ;)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

TOP 10

Hoje, e já com muiiitooo atraso, venho publicar um desafio que me foi lançado pela Guida* do blog O Sorriso de Uma Vida, desculpa amiga... mas só hoje foi possivel :)

O desafio consiste em publicar 10 fotos das nossas melhores receitas publicadas e, tem as seguintes regras:

1 – Publicar 10 fotos das nossas receitas preferidas.

2 – Colocar o nome e o link do blogue da pessoa que me indicou.

3 – Passar a 5 amigas(os) e deixar comentário no cantinho de cada um.

Ora, como a Tasca ainda é recém nascida nesta imensa comunidade blogueira, e as receitas ainda não são tantas assim... vou publicar as fotos dos petiscos mais solicitados cá pela clientela habitual, espero que sejam todas do vosso agrado.




  1. Sopa de Robalo
  2. Doce Filipinos
  3. Creme de Bróculos
  4. Folhadinhos de Maçã
  5. Secretos de Porco Preto com Batatinhas Assadas
  6. Arroz de Farinheira
  7. Açorda de Peixe e Marisco
  8. Mousse de Ananás
  9. Pão de leite Condensado com Pepitas de Chocolate
  10. Tagliatelle All'Uovo com Atum e Delícias do Mar

Agora passo o desafio a 5 pessoas que penso ainda não tenham participado:

  1. Cláudia - Receitas Quotidianas
  2. Moonlight - Vitamina ABC
  3. Moranguita - Doces e Companhia
  4. Flosinha - A Flosinha
  5. Claudia - Magia na Cozinha

Ufff!!! Tarefa cumprida!!!

sábado, 16 de agosto de 2008

Ovos com Tomate

Num dia em que o tempo voa sem se dar por isso... de repente o estômago começa a dar sinal de que a hora de almoço está aí e nem sequer houve tempo de planear nem preparar o repasto... Nada como improvisar um qualquer petisco que nos deixe saciados e prontos para continuar o dia.

Hoje deixo-vos uma sugestão fácil, barata, rápida... só não dá milhões eheheh

Numa frigideira anti-aderente deita-se um bom fio de azeite e cebola picada (usei congelada, que tenho sempre preparada para estas ocasiões), enquanto se deixa refogar um pouco corta-se tomate madurinho em cubos e junta-se. Dá-se meia volta com a colher de pau e... ovos inteiros lá para dentro e um pouco de sal, vai-se mexendo até estar devidamente cozinhado.

Serve-se no prato com queijo ralado por cima (usei emmental) e pode acompanhar-se com umas tostinhas.

Depois, metade de uma gostosa meloa comida à colherada, um café e... já está! Bora lá continuar as tarefas que logo virá o relax.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Pai Natal chegou mais cedo...


... e deixou as prendinhas à porta da Tasca dentro de uns lindos cestinhos :)

Estava eu quase perdida no meio de tantos papeis, quando tocam à campaínha da Tasca, chego à porta, não vejo ninguém e deparo-me com este cenário...



Desmontei-me a rir, fartei-me de falar sózinha "Oh Oh Oh! mas o que é isto???", " Oh menina Zelinha... isto é trabalho da menina, certo???", nunca ouvi resposta. Até o Petit interrompeu o seu soninho e veio ver o que se passava à porta. E eu continuei, "O Pai Natal chegou no verão, deixou as prendinhas à porta e evaporou-se... Pois, lembrou-se que nesta altura ainda não se fazem filhoses cá na Tasca... não valia a pena esperar..."


Até que a porta da frente se abre... e as duas perdidas a rir... Gandas Malucas!!!


terça-feira, 12 de agosto de 2008

Café Especial

Nas noites quentes de verão sabe bem tomar uma bebida na esplanada da Tasca, normalmente é um café e sempre com companhia de amigos. De vez em quando, sirvo uma bebida diferente e desta vez foi uma surpresa para todos, chamei-lhe Café Especial e, aqui para nós que ninguém nos ouve... também se podia chamar Café Substancial... só por uma razão... as calorias, essas marotas que nos apoquentam os neurónios... e... pois... um dia não são dias... "é só hoje, não faz mal ;)"...

leite condensado
café expresso
chantilly
raspa de chocolate

Coloca-se no fundo do copo um pouco de leite condensado, junta-se um café expresso, enfeita-se com chantilly e as raspas de chocolate.

Vai-se tomando lentamente, saboreando e aos poucos misturando.

É uma delícia!

domingo, 10 de agosto de 2008

Mas que queridos...


Miau... mas que bem que se dorme assim agarradinho... faço a vida negra à Lira com tanta maluqueira mas também lhe dou mimo... miau... ron ron

sábado, 9 de agosto de 2008

Bolo de Ananás e Amêndoa

Pela primeira vez na vida consegui que me saisse bem um bolo de ananás deste género, graças à minha amiga Moranguita do blog Doces e Companhia que me incentivou a fazê-lo. A receita que eu habitualmente fazia é diferente desta e talvez por isso não resultasse nas minhas mãos... Ainda está a fumegar, acabou de sair do forno, mas pelo aspecto e pelos narizinhos do pessoal cá da Tasca (que não páram de o snifar) tenho a certeza que está maravilhástico.

250 gr açucar
200 gr farinha
1 colher fermento
140 gr manteiga
140 gr miolo amêndoa
6 ovos
rodelas de ananás em calda
caramelo liquido qb

Num recipiente bate-se bem o açucar com os ovos inteiros e a manteiga derretida. Adiciona-se a farinha com o fermento e o miolo de amêndoa picado. Envolve-se e bate-se bem a massa. Entretanto barra-se uma forma redonda com o caramelo liquido, põe-se o ananás em rodelas a cobrir o fundo e deita-se a massa. Vai a cozer em forno médio (eu cozi a 160º).

Fiz uma pequena alteração à receita original, guardei a calda do ananás e depois do bolo desenformado reguei-o por cima com um pouco da calda, isto porque cá na Tasca todos gostam deste tipo de bolo um pouco húmido.

O cheirinho bom de bolo acabadinho de fazer paira aqui no ar... vamos ver se se aguentam até ele arrefecer... que gulosos!!!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Tri-sabor Dourado


1 lata leite condensado
1 litro leite
8 gemas ovos
2 colheres farinha maisena

Misturam-se estes ingredientes todos, passa-se com a varinha mágica para derreter qualquer grãozinho mais teimoso da farinha maizena e vai ao lume até começar a ferver e engrossar um pouco mexendo sempre para não pegar. Retira-se e deita-se num recipiente grande ou em tacinhas individuais (eu gosto mais do pyrex grande porque assim cada um serve-se da quantidade que deseja).

1 pacote de bolacha Maria
café qb

Picam-se grosseiramente as bolachas na 123 e espalham-se por cima do preparado anterior (picar algumas quase em pó e reservar para polvilhar o doce no fim).
Por cima das bolachas picadas regar em chuveiro com café (eu tirei 2 cafés expresso e usei todo).

2 pacotes de natas (usei da Nestlé-Longa Vida, que para mim são as que se batem melhor)
8 claras de ovos
6 colheres de açucar

Batem-se as natas e as claras em castelo, separadamente, depois juntam-se e acrescenta-se o açucar, envolve-se bem.
Deita-se por cima das bolachas salpicadas de café, polvilha-se com a restante bolacha quase em pó e vai ao frigorifico.

Serve-se no fim da refeição, desta vez foi depois de nos regalarmos com umas belas sardinhas assadas com brôa e pão caseiro, uma salada de alface, tomate, pepino e pimento e bem regadas com vinho branco, rosé e até champanhe, bebidas bem fresquinhas e ao gosto de cada um.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A Chegada da Lira...

Ontem chegou um novo membro à familia da Tasca da Cenourita. É uma gatinha linda, pela idade do Petit que tinha sido abandonada junto a uma grande superfície comercial cá da zona. Foi recolhida pela APAMG, uma associação da qual passei a fazer parte. Já há bastante tempo que a associação me pedia para divulgar certos eventos realizados com base na ajuda aos animais perdidos e abandonados, eu tenho vindo a fazê-lo na medida do possivel e, ontem recebi por e-mail a comunicação desta miau bebé que tinha sido recolhida no passado domingo já depois de terminado o evento de adopção de cães e gatos. O pessoal da Associação que estava presente já tinha recolhido todo o material e estava muito satisfeito porque tinha corrido super bem, muitos bichinhos a ter donos e casa nova... quando a Carla, uma amiga de longa data destas lides, deu conta desta bichinha completamente suja, remelosa, assustada... a fugir por entre os veículos estacionados no parque, não desistiu enquanto não a conseguiu apanhar, levou-a para casa, cuidou dela, depois para a clinica veterinária que apoia a instituição onde recebeu os cuidados necessários. Seguiu-se a informação via mail, e eu... a falar com os meus botões... a minha sorte é que eles não me respondem... nem lhes dou oportunidade de me contrariarem as ideias... eheheh
"Ainda há espaço para um miau cá na Tasca... o lugar do Pepe está em aberto... o Petit deve ficar contente... ou será que não???..."
"E se eu fosse só lá vê-la??? (já sabia... indo vê-la ela não ficaria lá com toda a certeza)"
"Vou... e logo se vê!"

E fui... e assim que lá cheguei ela veio ao meu colo, desatou num ronronar... que eu disse logo à Carla e à Ana...

"Vai comigo... vai fazer companhia ao Petit!"

E veio... e pelo caminho, eu a falar com ela e com os meus botões... ninguém me respondia... olhem só a minha sorte...

"Lira linda... vais para o pé de um miau lindão, muito maluco..."
"Ai... será que o Petit a vai receber bem? E se não fôr? Ai..."
"Não interessa, são dois bebés hão-de entender-se..."

Chego à Tasca e trato das devidas apresentações... nada formais como devem calcular... o Petit cheirou-a toda, lambeu-a toda... ela toda assustadinha... tadinha da Lira, tanta confusão e mudanças na vidinha dela em tão curto espaço de tempo... Pouco depois já lhe mordia, já se atirava a ela, já queria festa com ela... ai o malandrooo... mas quem o ensinou a fazer estas figuras??? Ainda é tão bebé... Instinto, claro, só pode... é uma menina, porque se fosse um menino o caldo devia estar bem entornado, deviam ser sopradelas e arranhadelas a torto e a direito, mais devia parecer uma sessão de kickboxing de unha afiada... Miaufff Miaufff!

A Lira continua ainda assustadita mas aos poucos irá habituar-se à Tasca, à nova familia e será certamente uma gatinha feliz!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Tasca tem uma nova residente...


Chegou hoje à Tasca da Cenourita uma menina linda de quatro patas...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Melhorou! O sol voltou a brilhar...


... depois de dois diazitos menos bem, o sol voltou a alegrar-me as vistas :)

A cozinha da Tasca esteve encerrada nos ultimos dias, não há petisquinhos novos para vos apresentar, por isso, deixo aqui um azulejo que faz parte da decoração da Tasca.


É o meu imaginário Monte Alentejano com o sol a alegrar-lhe a paisagem e a dar-lhe vida!

sábado, 2 de agosto de 2008

I'm down...


Hoje estou assim... de cabeça para baixo... não me apetece ler, nem escrever, nem ouvir, nem falar... nem mais nada nada nada...

Vou ali não sei bem onde... espairecer...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Arroz de Polvo


Esta semana decorreu mais ou menos a meio gás, com a Titó e os "filhotes" de férias não fiz nadinha de jeito (são todos bem crescidinhos mas gostam da companhia cá da cota) a não ser aproveitar uns bocados para me divertir com eles. Na quarta feira a Titó não parava de me azocrinar a caixa dos pirolitos... "Oh Mãe Bela... vá lá... vamos à praia!!!" e eu que não ando nada inclinada para pôr os meus pézinhos na areia... "Oh Titó... vá lá... não me melgues!!!", "Oh Mãe Bela... please... vem connosco...", "Ai Titó... xiçaaa... eu até vou dar uma volta com vocês mas... praia... só mesmo passar por lá para ver os bifes estendidos ao sol!"eheheh

Com tanta insistência, lá me armei em turista de chinelo, digo, havaiana (que é muito mais in), óculos de sol, calça arregaçada, t-shirt apropriada ao bronze à pedreiro, saco desportivo ao ombro, chave da latinha na mão e... "Bora lá que se faz tarde!!! Estão dispostos a ir onde eu os levar???" e todos em coro "Yessss!!!"

Latinha fora da garagem e eles "Onde vamos?", "Ah ah ah... hão-de ter muito a ver... hummm... que tal apanhar umas pinhas que dão um jeitão para acender a lareira no inverno? ;)", "Oh! Não! Tá muito calor... vamos comer um gelado à beira mar...!"

Lá fui em direcção à beira mar, sem destino concreto mas já com uma ideia na cabeça. Passámos a S. Pedro de Moel, boa zona sim sr, cheia de veraneantes e uma tremenda confusão de gente, estavam a transmitir em directo de lá na RTP 1 um programa especial de verão. Seguimos pela estrada atlântica (estrada à beira mar que liga todas as praias da região) até à Nazaré. "Ora cá estamos, já não passeava por estas bandas há imenso tempo", tivémos sorte a estacionar, fomos lanchar e passear pela marginal a pé com muito calor e a entrar e sair em tudo o que eram lojinhas de artesanato e souvenires. Gosto sempre de dar uma espreitadela, encontam-se coisinhas engraçadas para decoração que é uma das minhas perdições. O pessoal jovem já arrastava os pés ao andar, já não "podiam com uma gata pelo rabo" e eu, "Agora vamos à lota!", "À lotaaaa??? Fazer o quê???", " Oh meus queridos, vamor ver os barcos e traineiras a chegar e ver se arranjamos peixinho fresco para o jantar", "Uh! Humm! Ah! Boa idéia!". Uffff! Estava a ver que iam reclamar... Lá chegámos, queria sardinha ou carapau ainda a saltar, mas... nada... diziam os peixeiros e peixeiras "Ah Miiiigaaa! Sardiiiinhaaaa, Carapauuu... nem penses Miiiiga... Hoje só sai Polvo!", " A sardiiinha na quer nada c'agente... ontem só chigou um barco cum ela e já eram onze da nôte..."

Pronto... estamos tratados... não há sardinha, não há carapau... vai polvo, já que assistimos à saída dele do mar e que ainda vinha vivo, com aqueles tentáculos medonhos a agarrar-se a tudo quanto era coisa...

Chegados à Tasca e depois de jantar, tratou-se de amanhar o bicho, que felizmente já não mexia... foi a primeira vez que tratei desse assunto, até gosto de amanhar e arranjar o peixe mas aquilo era novidade para mim, compro-o sempre já arranjado ou congelado, mas foi giro, chamei a Zélia e o Zé "Ai meninos... tenho que dar conta ali de um bicharoco... será que estão dispostos a dar uma ajudinha???", "Um bicharoco? Vamos já lá!" E, lá se arranjou e limpou e ficou logo combinado um petisco para o jantar do dia seguinte, Arroz de Polvo "Vivo" à Tasca da Cenourita!

1 polvo com 1,800 kg
Cozido da seguinte forma: pouca água numa panela e uma cebola com a casca ao lume, logo que começou a ferver mergulhei o polvo lá dentro e deixei a cozer até a cebola estar cozida e dar um corte num tentáculo do bicho para confirmar a cozedura. Retirei, deixei arrefecer e cortei em bocadinhos. A água da cozedura, reservei.

1 cebola grande picada
3 dentes alho picados
1 folha de louro
1 bom fio de azeite (a cobrir o fundo do tacho)
1 raminho de salsa
Tudo no tacho, e deixei refogar bem até a cebola ficar transparente, tendo o cuidado de ir mexendo para não queimar.

1 tomate grande madurinho
1 saquinho de molho de tomate (que tinha congelado, porque na época do tomate, gosto de congelá-lo já prontinho a ir para o tacho e aproveito sempre o sumo e congelo também)
1 malagueta
1 pouco de vinho tinto (a olhómetro)
Juntei ao refogado e deixei em lume brando para cozinhar bem o tomate e apurar.

Arroz qb
Sal qb
Caldo da cozedura do bicho
Depois de bem apuradinho, juntei o arroz, dei umas mexidelas até começar a cozer naquele molhinho, acrescentei o caldo suficiente para a cozedura, temperei de sal e ficou ao lume uns 10 minutos até ficar cozido e malandrinho.

Salsa picada qb
Retirei do tacho onde cozinhei e passei para um recipiente de ir à mesa em Grês préviamente aquecido. Polvilhei com a salsa picada e servi.

Acompanhámos com um vinho branco do norte que não sei bem a zona, mas que era soberbo. Houve quem reclamasse que o polvo estava rijo e que o arroz estava uma delicia... enfim... isto de agradar a gregos e a troianos nem sempre é fácil. Mas o que é certo é que se comeu quase tudo e se passou mais um serão agradável de verão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...