Os Meus Artigos

sábado, 17 de abril de 2010

Macarronada de Frango

Uma madrugada desta semana, mais ou menos sete horas e quarenta e cinco minutos...

- Mãe Bela! Estou bem assim? - a Titó a rodopiar ao lado da minha cama e eu a tentar abrir um olho e depois o outro...
- Estás pois! Uma boazona! - vi uma silhueta alta, robusta, com umas riscas vermelhas, pretas e cinzentas, uns penduricalhos que me turvavam as vistas remelosas de quem ainda estava a sonhar...
- Não te esqueças que hoje venho almoçar a casa! - dá meia volta e aí vai ela, já meio atrasada para a aula das oito da manhã.
- Sim... num'esqueço... - balbuciei eu entre meia volta para o outro lado, continuando o sonho interrompido...

Poucos minutos passados e eis que toca o despertador, eu avanço-o para um segundo toque a cinco minutos mais tarde. Volta a tocar. Eu resmungo. O Petit Manuel resmunga e enrola-se mais ainda numa tentativa forçada de continuar aquele prazer matinal de dormir encostadinho à Mãe Bela... O Napoleão Manuel, aos pés da cama, levanta-se, espreguiça-se e boceja ao mesmo tempo... lança-se aos preguiçosos que teimavam em não querer acordar, destapa-os, ronrona, salta, morde os cabelos à dona... e, bora lá todos pôr as patas fora da cama que o dia chama por nós!

Tarefas matinais habituais de uma Tasca de familia numerosa... completas, um duche rápido, uma roupa prática arrancada à força do roupeiro, uns sapatitos cómodos, os acessórios que não dispenso, carteira, chave do carro, óculos de sol e...

- Meninos!!! A Mãe Bela vai à vidinha dela!!!
A manhã passou num abrir e fechar de olhos mais rápido que o meu ao acordar, meio dia marcava o meu relógio.
-Ai! Não me lembro se a Titó vai almoçar a casa... - eu, com os meus botões.
Vai de trocar sms's com a menina Titó e, então não é que vai mesmo almoçar à tasca... Xiii, mais uns sitios de ida obrigatória, compromissos são compromissos, e o almoço???
- Não vou chegar a tempo de o fazer, não deixei nada preparado... vou buscar um frango assado! - eu, no habitual blá blá blá com os meus botões.

Do almoço, um frango assado com batatas fritas que ainda fui a tempo de fazer e umas migas de couve com broa, para duas, sobrou mais de metade do dito. Como na tasca, nada se desperdiça, há que aproveitar, e quando de uma refeição se pode fazer outra diferente... chegada a hora, toca a preparar o jantar:


frango assado desfiado
1 lata grande cogumelos fatiados
1 lata pequena de milho
1 cebola picada
3 dentes alho picados
pimenta preta moída na altura
1 pacote natas
azeite qb
massa macarrão grande qb
sal qb
oregãos a gosto

Numa frigideira anti-aderente colocar a cebola e o alho picados. Deitar o azeite e levar a cozinhar em lume brando. Acrescentar o frango desfiado, os cogumelos e o milho, polvilhar com a pimenta e deixar cozinhar cerca de dez minutos. Por fim, acrescentam-se as natas vai-se envolvendo a mistura até que fiquem bem incorporadas e ligeiramente engrossadas.
Enquanto isto, coze-se o macarrão em água abundante com sal, escorre-se e deita-se no recipiente de ir à mesa. Por cima junta-se o preparado anterior, envolve-se nas massas e serve-se. Já no prato, polvilha-se com os oregãos, a gosto.

Adoramos!!! ;)



12 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

que optima massa!!!

gostei!!:))))

bom fim de semana:)

smsn.artes

Nadyta disse...

Nham nham que bom aspecto :D

Beijocas

www.culinariasaborecor.com disse...

Excelente sugestão para os dias curtos (devido a tantos compromissos).Acredite fiquei cansada só de tu descrever o seu dia rsrsrsr. beijinhos e ve se descansa fim de semana.

Abóbora Amarelinha disse...

Amei o texto!
beijinhos ó rameloza!

Abóbora Amarelinha disse...

Olha! esqueci-me da massa...estava com excelente aspecto, ainda por cima com os oregãos por cima.
beijinhos de cima (para não destoar)

LBJ disse...

Eu cá de cozinha não percebo nada, já de ramelar... Beijinhos para a família toda ;)

Ana Powell disse...

Uma excelente sugestão x

PratosdaBela disse...

Uma dose por favor...
JNihos fofos

Storyteller disse...

Eu sou doida por massas!
Grande prato, sim senhora!
Beijos grandes!













Credo! Tantos pontos de exclamação!

Paulinha disse...

Bem apetitosa esta macarronada!!! E por coincidência o meu jantar de hoje vai ser algo parecido :) Beijinhos e boa semana

Ana Rita disse...

Pois para variar nunca sabes o que te digo de manhã, nem sabes se vou trabalhar se vou para a escola ou se para o ginásio ou se ao cabeleireiro. . . enfim... os típicos efeitos do XANAX XR!!!

A massinha tava bué boa, esqueceste-te de mencionar que fui eu que dei a ideia para o jantar :) e que fui eu que escolhi a massa :)

beijocas oh avó babada

Deia disse...

Tem um aspecto delicioso...

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...