Os Meus Artigos

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Janeiro, já foste!

Hoje é o último dia do mês e, a cada último dia de cada mês deste ano, tenciono fazer uma espécie de resumo mensal que poderá ser escrito ou apenas com imagens.

Melhor dizendo... vou mandar o mês embora e receber de braços abertos o que se prepara para chegar.
Meu querido mês de Janeiro,
Sempre te achei o mês mais longo, mas este ano foi diferente. Passaste rápido e tomei consciência disso hoje de manhã ao preencher a data num impresso. Começaste comigo à varanda de copo de tinto na mão a ver o fogo de artifício e foi muito bom. Foi da forma que mais tinha desejado nos dias que te antecederam.
Acabei com os marmelos que esperavam pela sua vez lá em baixo na garagem dentro da caixa, transformei-os em marmelda. - Xiça pah! aquilo é que foi marmelar!!!
Tive que fazer aquelas compras inesperadas, tu não perdoas mês de Janeiro, a cada ano que passa continuas a presentear-me com avarias e a meteres-me em despesas... Deves pensar que lá por seres o primeiro do ano tens o dom da renovação. - Ano Novo, coisas novas! - e olha que já podias parar com essas brincadeiras que me têm saído sempre caras!!!
Fiz uma visita a uma amiga que já não via há bastante tempo e foi tão bom recordar velhos tempos em conversas que começavam, que se atropelavam e que não chegavam ao fim porque outras se entrelaçavam. - A repetir!!!
Tentei, mais uma vez, ajudar alguém que me é querido e não consegui. Fui mal interpretada e humilhada, fiquei triste e magoada, mas de consciência sossegada. - Temos pena!!! 
Voltei a ter dificuldade em adormecer e em me concentrar. - Mas isto vai passar!!!
Trouxeste-nos um temporal nunca antes visto e senti um medo horrível logo na primeira noite ao ouvir o vento. Felizmente, connosco tudo correu bem e não houve estragos a assinalar. - Ufff!!! C'alívio... Já lá vai!!!
Apanhei um susto com o Napoleão e vai de ir à médica de família felina (pouco mais de um mês passado e toca a desparasitar todos outra vez). - Não é nada agradável assistir a um ataque aflitivo de tosse de um gato seguido de expulsão de um bicharoco!!!
Trouxeste-me uma gripose daquelas... mal podia abrir os olhos, mas também já lá vai e não me apetece falar mais de coisas tristes.
Usufrui de alguns bons momentos de descanso como tanto necessitava, puro ócio. Também li e escrevi, embora não tanto quanto eu tenha desejado. Cozinhei menos que o habitual - É o que dá ir jantar a casa da filhota de vez em quando!!!
Queimei muita lenha - ah lareira sempre a bombar!!! - o que quer dizer que, o mais provável é ainda ter que encomendar mais porque a restante não chega até ao fim do frio.
Os dias cresceram e tem-se notado bem a diferença do anoitecer mais tarde. - Uau!!!
Enfiei-me dentro de roupa que há anos não me servia. - Porreiro pah!!!
Produzi mais e melhor. - Yes!!!
A excelência destes trinta e um dias foi sentir nos olhos de alguém, o reconhecimento, o contentamento e, em certos momentos, a tristeza a transformar-se em alegria. - Foi muitíssimo bom!!! O melhor!!!
Fiz e aconteceram muitas mais coisas que não cabem nas linhas desta carta que te escrevo, mas estou certa de que tal qual tu me conheces, meu querido mês de Janeiro, conseguirás ler nas entrelinhas.
Assim me despeço de ti, com um agradecimento especial por tudo o que me proporcionaste, e um... até para o ano!
Cenourit@

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Contrariar o corpo...

... fazendo a vontade à mente!

Nos dias anteriores, a debilidade tomara-me conta do corpo. Os arrepios de frio constantes mesmo com o ambiente aquecido, as dores no corpo, a tosse que me sufocava, as noites mal dormidas... instalara-se-me uma gripe e um mau humor que só visto e por mim sentido. Dizem que são três dias para a maldita chegar mais três dias para bem se acomodar e outros tantos três dias para se curar. E agora, fazendo bem as contas, o ditado parece-me acertado. A necessidade de me mexer era absoluta, mas a dificuldade era tremenda. Foram dias a obedecer às imposições da maleita com momentos de luta contra ela pelo meio. Foi numa dessas batalhas que me libertei da mantinha que me aconchegava, pulei do sofá em direcção à cozinha - Brrrr! Que frio! - arregacei as mangas do pijama, coloquei o avental e...
 
- Bora lá fazer um doce!
 
FLAN AMENDOADO


 
300 gr açucar
8 ovos inteiros
0,5 l leite (usei sem lactose)
1 colher de sopa de farinha maizena
50 gr amêndoa sem pele
caramelo líquido qb
 
Numa taça funda, deitei o açucar e a farinha maizena e misturei bem com uma colher. Juntei os ovos inteiros e usei a varinha mágica para fazer a mistura (é rápida, não faz estardalhaço e no fim é só a misturadora para lavar). Acrescentei o leite e envolvi numa velocidade mais lenta (para evitar salpicos pela cozinha). Untei um pirex rectangular com o caramelo líquido, vazei o preparado e levei a cozer em banho-maria e, coberto com uma folha de alumínio, no forno pré-aquecido a 180º durante mais ou menos 50 minutos. Usando o acessório picador da varinha mágica, piquei a amêndoa. Depois de cozido, deixar arrefecer, desenformar para um prato e salpicar com a amêndoa picada.
 
Ora eu, que estava com a pressa toda porque o tempo de contrariar o corpo estava a esgotar-se e a mantinha e o sofá já gritavam por mim... desenformei o pudim ainda quente, o que fez com que se partisse... mas como nada se come inteiro, isso não teve importância nenhuma e ninguém reclamou!
 
 
Mnham mnham mnham... estava mesmo a precisar de um doce para animar ;)
 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Não me atirem pedras...

... por favor!
Mas é que passei por aqui só para dizer que cada vez mais gosto das segundas-feiras!
É uma espécie de reinício. Um recomeço daquilo que se suspendeu para um momentâneo descanso que sabe bem...

domingo, 27 de janeiro de 2013

Sunday´s Music



 
 
 
Sugestão da Nani via FB há umas semanas atrás... e eu adoro esta música!
 
Boa semana!
 
 

sábado, 26 de janeiro de 2013

Estar na estufa é...


... sentir o corpo a engrossar que nem um bonsai e a rama a crescer sem parar. Três dias enfiada em pijamas e meias até ao pescoço e a lareira sempre a bombar...
- Estou servida e praticamente curada!
*a primeira gripose do ano foi forte, já me sinto na condição de dispensar a segunda



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cafuné


Faltou a luz, a água, a rede móvel e a fixa, a tv e a internet (aqui só não faltou o gás), foi um fim de semana de temporal como eu nunca tinha visto nem sentido. Muitos estragos e prejuízos avultados por quase todo o país e foi também uma altura que levou muitos de nós, eu inclusivé, a ter a verdadeira noção da dependência que todos temos destes bens de consumo imediato e ao mesmo tempo de conforto como, apertar o comando da tv e nada, pressionar o interruptor da luz e nada, abrir uma torneira e nada, ligar o micro-ondas e nada, a máquina de café, idem, a chaleira eléctrica, aspas, e por aí fora... Foi um fim de semana de susto e apreensão e para desviar o pensamento acendi a lareira, estiquei-me no sofá, tapei-me com a mantinha e no silêncio agarrei-me à leitura. 
Sinopse:
Cafuné centra-se na figura de Rodrigo Favinhas Mendes, um bom malandro que não resiste aos encantos femininos e que se torna amigo de um ex-frade, Frei Urbino de Santiago, que acaba por ser o seu conselheiro e zelador espiritual. É que Rodrigo tem um coração gigante onde cabem muitas mulheres bonitas, dispostas a um carinho que ele é incapaz de recusar…
"Já nesse tempo não existia quarto de dormir onde não pontificasse a cama. E antes. Inventar a cama foi a primeira urgência dos homens, pela vontade de se deitarem, sozinhos ou acompanhados. Em pé, tudo se torna mais dificultoso, incluindo o dormir."
No seu estilo inconfundível, Mário  Zambujal, reúne episódios da História de Portugal do início do séc. XIX e relativos à altura crítica das invasões francesas e da partida da família real para o Brasil, com ficção, num romance cheio de humor e peripécias.
A tarde do passado domingo rendeu mesmo ao meu gosto. E, será mesmo preciso dizer que ADOREI este livro! Como eu costumo dizer:
- É Zambujal! ;)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Avinha-te, abifa-te e abafa-te!

E assim eu ando, que sou moça de cumprir algumas regras!
  • Avinhada em Vitamina C efervescente e chás a escaldar com mel.
  • Abifada em caldos ardentes que até se me pela a língua e o palato.
  • Abafada em roupa, tipo cebola, às camadas.
É fruto do tempo, sim, e muito provavelmente, do contágio desta menina que também tem andado bem carregada. É bom que os remédios caseiros comecem a fazer o seu efeito qu'isto de atender o telefone com um atchimmmm daqueles capazes de furar o tímpano a quem está do outro lado ainda me leva a accionar o meu seguro de responsabilidade civil. É isto e tornar-me accionista da fábrica de lenços de papel que a gastar assim não há quem aguente e quiçá também da fábrica das águas qu'isto bem aproveitado enche, num tirinho, uma palete de garrafões de cinco litros e há que aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá e temos que ser empreendedores e criar novas oportunidades de negócio e tal!
Ah e é tudo isto e muito mais coisas! Mal conseguir abrir os olhos é altamente prejudicial em todas e quaisquer lides do meu dia-a-dia e o embaciamento das lentes torna a tarefa ainda muito mais complicada. Já para não falar nos calafrios e nas beiças inchadas e avermelhadas qu'inda sugerem propósitos que não se coadunam com a situação em causa.
 
 
 
Esperemos, portanto, que a constipadura se ponha a milhas e tudo volte à normalidade!
 
 

domingo, 20 de janeiro de 2013

Sunday's Music

Por cá, hoje perguntámos pela Tina Turner:

- O que será feito dela?
- Não se tem ouvido...
- Nem na rádio...

Porque a relembrámos e porque sabe sempre bem ouvir, deixo-vos este "The Best"




E, desejos de óptima semana! :)

sábado, 19 de janeiro de 2013

Um dia de tempestade...

 
... com muitos estragos, falhas de luz e de rede móvel por quase todo o país e o tão aguardado Certificado de final de estágio da Titó!
 
 
 
 
Depois de todo o empenho, dedicação, interesse, muito estudo e trabalho ao mesmo tempo...
 
- Titó estou muito orgulhosa de ti!*


* sim, tragam-me babetes ;)
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Faço ou não faço...

... um doce?
 
Era sábado, já noite bem entrada e eu sem me decidir se fazia ou não uma sobremesa para o almoço de domingo. O robalo para assar no forno já estava temperado. As batatinhas para o acompanhar já estavam descascadas e os legumes para cozer também já estavam arranjados, lavados e escorridos. Tudo prontinho e guardado no frigo de modo a não passar a manhã de domingo na cozinha. Lareira acesa na sala, sentei-me no sofá, fiz zapping pelos canais televisivos (nada me agrada na tv, irra que sou esquisita), deitei-me e tapei-me com a mantinha. Peguei num livro e a meio de uma página lida dei conta que não estava concentrada na leitura. Levantei-me, fui à cozinha imaculadamente arrumada, bebi água, abri a porta da despensa, dei uma olhadela, abri o frigo e... uma espreitadela.
 
- Faço ou não faço?
- E faço o quê?
- Somos só dois para o almoço... hummm... não ando muito gulosa... hummm... que coisa estranha em mim...
- Faço ou não faço?
 
Imaginei uma sobremesa leve e fresca para contrastar com o peixinho assado e rápida de fazer porque não estava bem em lado nenhum e não conseguia estar concentrada por muito tempo.
 
- Irra! Há dias... que se ao menos eu estivesse com sono para ir dormir...
 
Fixei os olhos numa caixa de bolachas. Olhei a prateleira acima e, uma lata de leite condensado acenou-me. Saquei as duas para cima da bancada da cozinha e voltei ao frigo.
 
- Hummm... um bidon de iogurte grego natural??? Anda daí!!!
 
Foi só esquadrinhar por uma embalagem de folhas de gelatina na despensa, puxar da picadora, de uma taça e de uma colher de pau, e... assim nasceu uma mousse levíssima e gostosa.

MOUSSE DE IOGURTE E OREOS
 
 
 
1 iogurte grego natural - o bidon - (450gr+25% produto grátis)*
1 lata leite condensado magro (este)*
1 caixa de bolachas tipo Oreo (estas)*
2 folhas de gelatina incolor - as restantes na embalagem - (destas)
 
Foi só misturar bem o iogurte com o leite condensado, picar as bolachas e juntar (reservando um pouco para a decoração final), dissolver as folhas de gelatina e incorporar muito bem. Deitar num pirex e levar ao frigo. Na manhã seguinte, enfeitar a gosto com o picado de bolachas reservado para o efeito.
 
- Tá feita!!!
 
E o telefone tocou de seguida, e eu lá me estiquei no sofá à conversa. Primeiro uma chamada, depois outra que, como já é habitual, termina sempre com um:
 
- Olha que hoje já não é ontem!!! - sinal que passou da meia noite e que eu e o pronome pessoal correspondente à interlocução temos sempre muito para conversar ;)
 
Chegou a hora de almoço de domingo. Começámos pelas entradas, Pão de Mafra quentinho, Queijo Amarelo da Beira Baixa, Morcela de Arroz de Leiria e um Tinto Alentejano (escolha do dia) que acompanhou o resto da refeição e que vai sempre bem seja com peixe, com carne e até com a sobremesa... Segui-se o peixinho assado e seus acompanhamentos. Um intervalo para descansar as maxilas e chegou a vez da sobremesa... estávamos tão satisfeitinhos que mal houve espaço, mas saboreou-se bem. Para terminar, o cafézinho da praxe.
 
 
* não, a mercearia do ti Belmiro não me patrocina!




domingo, 13 de janeiro de 2013

Sunday's Music


A música de hoje é sugestão da minha "filhota" adoptiva! Não conhecia e gostei!



 
Obrigada Ritinha! :)
 
A todos os que por aqui passam, votos de uma boa semana!
 
 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Todas as Cores do Vento


A capa despertou-me a atenção. Autor nacional também. Li a sinopse e trouxe-o comigo. Isto é o que dá não resistir a entrar nas livrarias e ter imensa dificuldade em sair de lá "de mãos a abanar" e mais leve da carteira.
Sinopse
No mesmo prédio habitam um poeta, um judeu ortodoxo, um palestiniano, uma testemunha de Jeová e uma mulher agnóstica. E um gato. Cada um vive encerrado na sua masmorra, exceto o gato, que será testemunha das tensões, ódios, paixões e conflitos religiosos que surgirão entre os inquilinos. Num quotidiano tantas vezes mais absurdo do que seria de crer, gera-se o preconceito, as pequenas obsessões agigantam-se, e os personagens tornam-se sobreviventes de uma guerra contemporânea.
Todas as Cores do Vento constrói, com grande delicadeza e precisão, uma trama tensa e forte, revelando a mestria de um escritor que já nos habituou ao seu olhar sobre o mundo: atento, inteligente, perspicaz e crítico.
Entre vidas, culturas, gostos, confianças e desconfianças, hábitos tão diferentes de vizinhos que mal se conhecem, existe um gato. Cenas de vidas agitadas contrastando com outras quase vazias, desejos, sonhos, traumas que ficaram, curas que se procuram, amores e desamores. Uma história muito bem enredada, cheia de episódios caricatos e humor à mistura. E o gato? Fantástico!
Adorei e recomendo!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Sunday's Music, e...

... Dia de Reis!
 
Festas natalícias chegadas ao termo! Bolo Rei, que no meu caso foi Bolo Rainha acompanhado de cafézinho... mnham mnham mnham... E as decorações só amanhã irão descansar para o sótão e por breves onze meses (que o tempo passa tão rápido) devidamente protegidas dos ataques felinos.
 

 
 
Votos de uma semana fantástica!
 
 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Surpresas...

... na caixa do correio é tão bom!
 
Habituada a chegar à caixa de correio e só retirar de lá, folhetos de publicidade, contas para pagar e outras notícias que nem sempre agradam... ontem e hoje, foi diferente e eu adorei!

 
 
Um lindo postal de Boas Festas acompanhado de duas fotos dos meus "netos"* Maria e Zé! Lindos e grandes que eles estão! Obrigada Gaja Maria!
 
 
Outro postal lindo dos Amigos Storyteller e LBJ e respectiva família! Obrigado meus Amigos!
 
Quem é que não gosta de receber surpresas na caixa do correio? :)
 
 
* A Maria e o Zé são dois dos bebés da Lira Maria e do Napoleão Manuel e manos da Pipoca Maria
 
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Primeiro estranha-se...

... depois, entranha-se!
 
Já aqui contei que aprendi não há muito tempo a apreciar salmão fumado. Eu que, em matéria de comida não sou nada esquisita, marcha quase tudo, esta iguaria era das poucas em que eu não tocava e até o cheiro me causava um certo mal-estar. Até que, num célebre dia, apurei as papilas gustativas
e me predispus a apreciar com requinte aquele sabor.
Bendito dia aquele!
 
E benditos todos os outros dias em que me predisponho a fazer tantas e diversificadas coisas que me satisfazem!
 
A receita do meu menú de fim de ano já consta aqui e fiz apenas algumas alterações nas quantidades e no tipo de massa.


SALMÃO FUMADO AL SPAGHETTI NERO DI SEPPIA


200 gr spaghetti negro
300 gr salmão fumado
1 cebola grande
3 dentes alho
1 bom fio de azeite
200 ml natas
oregãos para polvilhar
 
Num tacho com água abundante e fervente e sem sal, levei a massa a cozer al dente. Escorri e reservei. No wok, deitei a cebola e o alho bem picados e o azeite que levei a lume brando até a cebola ficar bem cozinhada mas sem queimar. Juntei as fatias inteiras de salmão fumado e fui mexendo com o garfo de pau até que se desfizessem em pequenas lascas. Adicionei o spaghetti, envolvi bem. Acrescentei as natas, voltei a envolver e deixei cozinhar uns dois minutos. Servi, generosamente polvilhado com oregãos.
 
Mnham mnham mnham... que gostosura! E acompanhado de um tinto Monte das Servas de 2010?
 
- Ui!  ;)
 
 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

As minhas meninas miaus...

... foram esterilizadas!
 
Em meados do passado mês de Outubro, mãe Lira e filha Pipoca foram à faca! Uma decisão que foi sendo adiada até o mealheiro dos miaus permitir*. Duas gatuxas a ser intervencionadas ao mesmo tempo, é dose, mas tinha que ser. Para o bem da saúde delas e para o descanso da família humana.
 
Na véspera, à noite, taças da comida retirada do alcance de todos. Que tormento! Tudo a miar e a pedir as taças no sítio e bem cheias, de preferência. No dia marcado, logo de manhã cedo, taças da água retiradas e aquário do peixe bem escondido, outro tormento! Parecia que estavam as duas a adivinhar ou então ouviram atentamente o telefonema da marcação... foi outro tormento para as conseguir agarrar e meter na transportadora.
 
Eu de coração apertadinho mas confiante porque a equipa médica da família felina é para lá de excelente, elas, nervosas e agitadas durante o curto percurso até à clínica. 
Ficaram bem entregues, como sempre, e por volta do meio dia recebo o telefonema da Doutora a dizer que tinha corrido tudo bem e para as ir buscar às dezoito horas.
 

 
Felizmente, andei tão ocupada nesse dia que depressa chegou a hora tão desejada. Lá fui. Estavam as duas bem acordadas mas ligeiramente atordoadas. Bufavam-se uma à outra, Não se podiam ver. Tinham ido juntas na mesma transportadora, mas o regresso teve que ser em segurança, cada uma numa transportadora. A chegada a casa... só visto! D. Lira trepou para cima de tudo o que é móvel, mesa, cadeira, parapeito... parecia que andava a testar as forças e a fazer o reconhecimento da local. D. Pipoca enfiou-se no cesto e não se mexia. Só bufava à mãe Lira, ao pai Napoleão e ao tio Petit. Pai Napoleão passou a noite e o dia seguinte fechado no meu quarto, não as podia ver... começava a desfalecer e só de eu lhe tocar com um dedo ia-se abaixo das canetas. Ao terceiro dia já tudo começava a normalizar. Já todos comiam, bebiam, brincavam e dormiam e a única atrapalhação era mesmo a vestimenta das meninas. Duas consultas de seguimento à operação e mudança de penso e tudo a cicatrizar normalmente. D. Lira até que lidou bem com o vestidinho rendado, agora D. Pipoca... despiu-o vezes sem conta... e lá se viram livres das fatiotas no dia seguinte à retirada dos pontos. O pelo rapado já cresceu e o apetite das meninas... quintuplicou! Xiça pah! Só pedem comida, parece que andam sempre esfomeadas e se me apanham na cozinha é o cabo dos trabalhos... até as migalhas de pão marcham...
 
 
 
* Sim, os meus meninos têm mealheiro e, quem tem o prazer de conviver com eles e usufruir dos espectáculos de circo felino, das suas carneirices e mimalhices é convidado a depositar lá uns trocos que se destinam a consultas veterinárias anuais e outras não programadas, brinquedos, gulosices e demais mimos de conforto para eles.
 
 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

No primeiro dia do novo ano...

... imperou o descanso com o intento de recuperar energias, revitalizar o corpo e a mente para abraçar novos projectos e demais desafios!

* pequeno almoço tranquilo a apreciar a manhã solarenga
* expediente doméstico habitual e típico de quem vive com quatro fofuras felinas, um peixe e uma caturra (limpeza de wc's felinos, gaiola, abastecimento de comida e água, passagem de mopa pela casa toda e aspirador de mão nalguns locais)
* acender lareira
* duche, café e cigarrito
* espreitadela rápida pelos jornais online

- Xiiii!!! Já é hora de almoço?!?! Como o tempo passa rápido!!!

* mesa posta, sobras da noite anterior e mais uma garrafita de tinto aberta que o petisco merece ser bem regado
* café e cigarrito

- Meninos!!! Vocês já dormem e eu estou cá c'uma vontade de vos fazer companhia...

* mantinha, sofá, almofada, tv quase sem som, vira daqui, vira dali, tapa os pés, destapa que a sala está quente e...

- Ehlah! Dormi hein?!?!

* lenha para a fogueira
* chá, bombons Blue Rose (os meus favitos) e cigarrito
* óculos, livro
* telemóvel a tocar

- Estavas a dormir?
- Não, já dormi! Estou a ler!

* mais um sono curtito
* telemóvel a tocar

- Estás a ler?
- Não, estava a passar pelas brasas!

* abastecer a lareira
* sessão fotográfica com os presentes (dorminhocos, os meus meninos)
* de volta para o sofá, zapping pelos canais televisivos
* pc, youtube, Muse, Linkin Park, Florence and the Machine
* telemóvel a tocar

- Mãe Bela estás a dormir?
- Não! Já estive!
- Vou passar por aí!
- Okapa!

* mais um chá e mais uns blue rose
* Titó chegou
* relatos de passagem de ano, conversa em dia

- Titó, vais à garagem buscar lenha?
- Vou!

* abastecer a lareira
* Titó foi embora
* limpeza de telemóvel
* sessão fotográfica com o instagram
* levantar do sofá

- Ehlah! Isto está a custar...

* petiscar qualquer coisita
* 2 ou 3 telefonemas

- Estás a jantar?
- Não já jantei! Uh! Não jantei, não!
- Então? Estás baralhada?
- Petisquei!

* abastecer a lareira
* ouvir as notícias
* chá sem bombons que por hoje já chega
* pc, facebook, youtube, google reader, mail, blogger

- Ehlah! Já são estas horas?
ninguém respondeu... nem os miaus
- Amanhã é dia de trabalho!
também ninguém respondeu... nem a Piu...




Como um dia de descanso passa tão depressa... Foi BOM! Soube-me MUITO BEM!

Até amanhã e sono feliz a todos! Beijoca da Cenourita*




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...