Os Meus Artigos

terça-feira, 30 de abril de 2013

Abril, já foste!


É impressão minha ou o tempo anda a passar muito depressa?

Mais um mês deste ano chegou ao fim... e se ele voou! Começou com a mudança da hora que tornou os dias mais longos. A hora de Verão é a que mais gosto. Dias maiores, mais tempo e mais vontade de fazer muito mais coisas. A Primavera também deu o ar da sua graça brindando-nos com o tão aguardado sol, o verde dos campos e o desabrochar das flores. E por falar em flores, fui a um wokshop de Orquídeas onde aprendi a lidar melhor com uma das espécies de flores  que mais gosto. Fui a uma "matança" de galináceos... A intenção era ajudar, mas... tadinhos dos bichos e tal, que sabem tão bem no prato mas aquele acto de chacina não é nada adequado à minha sensibilidade e tal, mas fiz-me de forte e ainda consegui arrancar-lhes algumas penas e cortar-lhes as unhacas, vá, tratei-lhes da manicure, e as amigas trataram do resto pois então! Declarou-se oficialmente aberta a época anual do morango e da sardinha e do pimento assado e da brôa (que é todo o ano)... Houve almoçaradas e jantaradas e lancharadas com os amigos e com a família. Houve convívio e boa disposição. Houve o nascimento dos bebés miaus da gatinha de rua de que sou madrinha... Ai que bom reviver o princípio da existência e acompanhar diáriamente a evolução dos bebés, já tinha saudades! Houve jardinagem (sementeiras e plantações). Fui a um local aqui bem perto onde nunca tinha ido e fiquei fascinada pela sua beleza e que bem que se passa lá um dia de relax. Retomei, ainda que lentamente, as minhas leituras. Mudei alguns hábitos e alterei algumas rotinas. Continuei o processo de destralhe. As pausas de descanso foram bem aproveitadas e... a sensação é boa!
Estou prontinha para receber o meu querido mês de Maio :)

domingo, 28 de abril de 2013

Sunday's Music e...


... sorrisos todos os dias!





Fã que sou dos Daft Punk até estou aparvalhada comigo mesma por nunca os ter posto a tocar aqui na Tasca! E esta, nova, agrada-me tanto... faz-me lembrar... sei lá... coisas boas, pronto!
 
Desejo-vos uma óptima semana, sorrisos todos os dias, and Get Lucky!
 

sábado, 27 de abril de 2013

Há coisas que não sei medir...


... por muito que me esforce!
O azeite e o sal! O que é uma colher de um ou outro? Ou uma pitada? Não sei medir assim...
A minha medida está nos olhos, para o azeite, para o sal e para tantos outros ingredientes de cariz culinário.
De tanta coisa do dia-a-dia objecto de medida, uso frequentemente o cálculo, a análise e a ponderação. Destes três modos, já me enganei muitas vezes, já me perdi, já estive lá perto e também já acertei. Das que me enganei, sempre tentei corrigir o erro. Das que me perdi, quase sempre me encontrei, das que estive lá perto, poucas vezes avancei e muitas vezes recuei. Das que acertei, cá me vou esforçando para não me voltar a enganar, não me voltar a perder e para quando estiver lá perto... avançar ou recuar confiando mais na intuição.
E no meio de tanto tipo de medida, que eu nem sequer vou relatar aqui, há uma que me anda a encher as medidas, me anda a moer a caixa dos pirolitos. É chamada a sem medida. Que caracterizo por defeito, em excesso. Parece complicado de perceber, mas não é, digo eu que até assumo o defeito do excesso - passo os eufemismos - e que até ando a tentar acertar na medida correcta - passo o pleonasmo -. E a medida acertada não se determina com recurso a nenhum instrumento de medição... sómente e apenas com uma cérebro-afinação!
Não perceberam nada pois não? Não se preocupem... credo que confusão! Nada que não se resolva... é só uma questão de determinação!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro, e...

 
... estranhamente não fui comprar nenhum, há imenso tempo que não entro numa livraria, tenho uma pilha deles por ler e... não tenho lido nada!
 
 
 
A escassez de tempo, a ocupação com outras tarefas e por consequência a falta de disposição tem destas coisas e sinto a falta da leitura. Ler é dos meus hobbies favoritos. Ler é viajar no tempo e no espaço. Ler é viver!
 
 

domingo, 21 de abril de 2013

Sunday's Music


Hoje foi dia de ouvir dois dos meus géneros musicais favoritos... o Pop dos anos 70/80/90 até à actualidade e, o Rock da pesada das mesmas épocas... Bela tarde domingueira :)



 
 
 
Escolhi esta para vos desejar uma óptima semana!
 
 

Retalhos de um domingo...

... que ainda vai a meio!
Acordei. Não olhei para o relógio. Admito que conheço os sons dos dias da semana. Tudo sossegado, é domingo e ainda é cedo. Virei-me e procurei o lado fresco dos lençóis que me envolviam. Entreguei-me ao repouso e ainda passei pelas brasas. Voltei a acordar. Um sonho estapafúrdio despertou-me. Seguiu-se o abrir de estores da vizinhança. É domingo. Devem ser perto de dez da manhã. Olhei para o relógio e faltavam apenas dez minutos para a minha probabilidade da hora certa. Deixei-me ficar mais um pouco. Concentrei-me nos sons que me chegavam aos ouvidos. Imaginei o princípio de um domingo solarengo de quem vive paredes meias comigo e ao mesmo tempo pensei se, quem eu ouvia também se questionava ou conjecturava a minha rotina domingueira... Também conheço os miados dos meus gatos e a menina Pipoca Maria, repetia insistentemente os renhau-nhaus que traduzidos para humanês querem dizer - Levanta-te Mãe Bela que já são horas! - Saí da cama e lavei a cara com água fresca e abundante. Precisava tirar das vistas a espécie de teia de aranha primaveril e do pensamento as idéias que não tinha para um domingo lindo de sol. Fiz o pequeno almoço e entreguei-me ao prazer de o tomar na esplanada da tasca ao som dos passarinhos a chilrear e à claridade do sol que rasgava as nuvens dispersas no céu azul. Soube-me bem. Deixei-me ficar ali, estática, a absorver aquela imagem tranquila de um dia sem pressas. Alinhavei no pensamento as várias e possivéis formas de passar este dia. Todas elas tinham um senão. O maior deles era o "não sei se me apetece", a seguir vinha o "talvez me apeteça" e depois o "a ver vamos se me apetece". Tarefas básicas e diárias concluídas e um duche. E agora?
- Agora?! Agora vou fazer arroz de cabidela para o meu almoço e voltar a passar a mopa por este chão todo...
Os meus miaus decidiram fazer uma prova extra campeonato de wrestling felino só para me arranjarem tarefa! Xiiii... o que eles fazem para ocupar a Mãe Bela... era tufos de pêlo por todo o lado...
(momento em que saltaram todos para cima mesa para cuscarem o petisco)
- Sózinha, eu? Nunca! Nem à mesa num belo domingo de primavera!
E, com a supervisão deles, almocei e muito bem! E agora? Acho que vou descansar o vinho almoço!
Até mais logo!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A marmelar desde...


... desde... desde... mil novecentos e troca o passo!
 
Não me apetece recuar no tempo. Não me apetece relembrar o passado. Não me apetece, e pronto! Só o presente me interessa. O hoje. O aqui. E o agora. Ah! E quanto ao futuro, penso nele de uma forma ligeira e descontraída. Sonho. Desejo. Espero. Desenho mentalmente uns rabiscos das minhas vontades. Torço e faço por elas um bocadinho a cada dia que passa e espero... porque a esperança continua a ser uma das minhas virtudes.
 
Dizia eu que não me apetecia recuar no tempo, e acabei de o fazer. Fui só à agenda precisar a data em que os marmelos chegaram à tasca. Início de Novembro passado. Duas caixas bem cheias. Os frutos eram enormes e lindos. Dei cerca de metade, senão ainda hoje andava aqui a marmelar ou ter-se-iam estragado. Mesmo assim, marmelei muito. Pelas minhas contas, mais de vinte quilos de marmelos transformados no doce mais apreciado pelas minhas gentes. Foram tardes e noites ao fogão. Foram oferta a amigos e familiares. E ainda são o recheio fantástico de tostas, torradas e pãezinhos, a cobertura excelente de requeijão e queijo fresco, e... para quem gosta, a junção perfeita a uma fatia de queijo da serra.
 
Já coloquei aqui a minha versão de sempre da confecção da marmelada, mas desta vez fiz diferente. Ouvi tanta gente dizer-me que "Tu descasca-los?", "Isso dá uma trabalheira!",  "Porque não lhes tiras só o pêlo?". Resolvi dar ouvidos à praticidade da coisa e resultou estonteantemente bem!
 
De modos que, fiz assim. Em doses de três quilos de fruto de cada vez porque era a capacidade máxima da minha panela maior.

MARMELADA (versão II)
 
 
3 kgs de marmelos
2,5 kgs de açucar louro
1 dl água
 
Lavei bem os marmelos e com a ajuda do esfregão verde de cozinha, retirei-lhe todo aquele pêlo que lhes protege a casca. Cortei-os em quatro e retirei o caroço que não aproveito porque não apreciamos geleia. Foram para a panela, onde lhes deitei por cima, o açucar e de seguida, a água já a ferver. Liguei o bico do fogão e deixei cozer. Não anotei o tempo de cozedura, mas verifiquei-a quando mexi com a colher de pau e eles já se desfaziam. Retirei do lume e triturei tudo com a varinha mágica. Distribuí por taças e deixei ao ar, para ajudar a secar um pouco, durante três ou quatro dias. Pincelei com aguardente e cobri com papel vegetal.
 
Muito mais rápida, sem dúvida! E divinal!
 
Ainda há poucos dias a Titó me dizia:
 
- Ai Mãe Bela! Olha que para a próxima época do marmelo... vais ter bem mais que marmelar! ;)
 
 



domingo, 14 de abril de 2013

Sunday's Music


Depois de uma semana super, hiper, mega activa... um domingo bem tranquilo, em óptima companhia, um almoço espantástico e um rica novidade ao final do dia! Duas famílias unidas em modo parteiras e parteiros... Cinco bebés miaus muito bem nascidos... Uma alegria!


 
 
Viva a vida!
 
Excelente semana! :)
 


domingo, 7 de abril de 2013

Sunday's Music




Uma semana passada e outra prestes a começar... e uma música que gosto muito!

Excelente semana a todos!

sábado, 6 de abril de 2013

Brrrrr...

 
...brrrrr!
 
 
 
... tenho frio... e não vou já acender a lareira porque a lenha só dá para logo à noite e eventualmente para amanhã à noite...
... dói-me a cabeça... quem me manda ter dormido ficado na ronha até tão tarde... não estou habituada...
... estou a pensar que tenho ali uns rabos de bacalhau que devia ir cozer para fazer uns pastéis ou umas pataniscas...
... também tenho ali umas maçãs a gritar por consumo imediato... uma tarte de maçã resolve o assunto...
... e ovos que também tenho que gastar... uma tarte e um pudim e tiro deles o sentido ...
... e a leitura de e-mails atrasada... só tenho lido o estritamente necessário...
... e a minha contabilidade para fazer... o que para aqui vai de papéis...
... e o arquivo para organizar... que confusão de pastas neste ambiente de trabalho...
... e mais expediente de trabalho para pôr em ordem...
... e fui convidada a ir dar um passeio de bicicleta e não aceitei por tudo o que me está na cabeça e mais umas dorzitas de costas...
... e não estou com pachorra para estar de olhos fixos no ecrã do pc...
... e apetecia-me ir dar uma volta a pé junto ao rio...
... e também me apetecia pegar na latinha e num livro e ir até à beira mar...
 
... mas está frio, está uma ventania do catano...
 
... resta-me tirar do pensamento o que me apetecia e... pegar forte no que não me apetece. Fico mais descansada depois de tudo feito e com um pouco de sorte ainda acendo o forno e a lareira e descanso os olhos da tela!
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Quem é? Quem é...


... que faz três aninhos hoje?



Pois sou eu! A Pipoca Maria da minha Mãe Bela! Estou de parabéns e os meus manos Xico, Maria e Zé, também :)
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...