... por muito que me esforce!
O azeite e o sal! O que é uma colher de um ou outro? Ou uma pitada? Não sei medir assim...
A minha medida está nos olhos, para o azeite, para o sal e para tantos outros ingredientes de cariz culinário.
De tanta coisa do dia-a-dia objecto de medida, uso frequentemente o cálculo, a análise e a ponderação. Destes três modos, já me enganei muitas vezes, já me perdi, já estive lá perto e também já acertei. Das que me enganei, sempre tentei corrigir o erro. Das que me perdi, quase sempre me encontrei, das que estive lá perto, poucas vezes avancei e muitas vezes recuei. Das que acertei, cá me vou esforçando para não me voltar a enganar, não me voltar a perder e para quando estiver lá perto... avançar ou recuar confiando mais na intuição.
E no meio de tanto tipo de medida, que eu nem sequer vou relatar aqui, há uma que me anda a encher as medidas, me anda a moer a caixa dos pirolitos. É chamada a sem medida. Que caracterizo por defeito, em excesso. Parece complicado de perceber, mas não é, digo eu que até assumo o defeito do excesso - passo os eufemismos - e que até ando a tentar acertar na medida correcta - passo o pleonasmo -. E a medida acertada não se determina com recurso a nenhum instrumento de medição... sómente e apenas com uma cérebro-afinação!
Não perceberam nada pois não? Não se preocupem... credo que confusão! Nada que não se resolva... é só uma questão de determinação!
9 comentários:
Lol e ainda faltou a colher de manteiga hehehe
Ai Alcina! Esqueci-me dessa!!! LOL
Ora aí está coisa que também nunca percebi... mas eu basicamente é tudo a olho.
Menos dos bolos/doces que nem com as doses corretas a coisa sai decente.
Não nasci para doceira.
Jinhho
Gabriela,
Na culinária doce e salgada, as medidas a olho até me saem normalmente bem... agora noutras áreas em que as medidas são fundamentais é que a coisa anda a torcer o rabo...
Beijocas***
Olá! Realmente para certas receitas, a medida certa é fundamental, mas muitas vezes a medida é aos poucos, experimentando o sabor rs
Gostei de conhecer o seu blog, cheguei aqui através do Tachos vs. Panelas da nossa amiga Margarida.
Beijos
Felipe
http://www.mundogastronomic.com.br
Felipe,
Bem vindo à Tasca!
A medida certa é fundamental em tudo :)
Na culinária, apesar de tudo, é mais fácil... Já na vida...aí, às vezes é uma complicação desmedida :)
Beijinhos
olha...no meio dessa confusão toda é preciso é material para encher as medidas...o resto é conversa sem medida
beijos sem conta peso e medida
Comida de Conforto,
Medir, na vida, é ultra hiper mega difícil... umas vezes acerta-se, outras anda-se lá perto e outras érra-se que é para aprendermos porque é para isso que cá andamos (opah, deu-me para filosofar) :)
Abóbora Amarelinha,
Isso é que é assunto! :)
Beijocas***
Enviar um comentário