Os Meus Artigos

domingo, 30 de novembro de 2008

Intercâmbio Culinário - Linguado Assado com Leite de Côco


Cá estou eu com a minha segunda participação no Intercâmbio Culinário. Desta vez a minha parceira brasileira é a querida Mari do blog Mari's Kitchen. A Mari foi-me virtualmente apresentada pela Nana, minha parceira na primeira participação deste maravilhoso Intercâmbio entre estes dois países que falam a mesma lingua mas com hábitos e costumes tão diferentes. A Mari é uma menina muito simpática, belíssima cozinheira, e mais uma grande Amiga destas lides internéticas com quem tive oportunidade de ir trocando mails e falando por messenger. Fizemos a troca de receitas e daí eu ter escolhido a que vos vou apresentar de seguida.
Fiz algumas alterações nos ingredientes que menciono em frente à receita original e a bold.

Linguado Assado com Leite de Côco


4 filé(s) de linguado - 6 filetes de pescada
1 unidade(s) de cebola em rodelas
4 unidade(s) de tomate - 2 tomates maduros
quanto baste de cheiro-verde picado(s) finamente - mistura de ervas e especiarias para filetes de peixe da Margão (funcho, limão, coentros, alho, louro, salsa, pimentão, cerefólio, mostarda)
1 dente(s) de alho picado(s) - 2 dentes alho
1 vidro(s) de leite de coco - 1/2 frasco de leite de côco
quanto baste de pimenta-do-reino branca
quanto baste de sal
quanto baste de suco de limão
quanto baste de parmesão ralado(s)
azeite qb em vez de óleo

Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Deixe descansar por 1 hora, no mínimo.
Doure a cebola no óleo. Junte os tomates picados sem pele e sem semente.
Passe tudo na peneira. Salgue a gosto e junte o cheiro-verde, o alho, coentro e acrescente o leite de côco.
Junte a pimenta.
Unte uma fôrma refratária retangular com manteiga. Arrume os filés e por cima despeje o molho. Salpique com queijo ralado.
Leve ao forno por 30 minutos e regue de vez em quando com o próprio molho.

Na confecção da receita, acrescentei a mistura de ervas e especiarias no tempero inicial. Refoguei a cebola com azeite e a pimenta só usei no tempero. Salpiquei com o queijo ralado apenas 5 minutos antes de retirar do forno e ao mesmo tempo polvilhei com salsa picada.

Para acompanhar fiz um arroz de bróculos e para a próxima vez que fizer este petisco vou acompanhá-lo com umas massas espiral ou fusilli que acho que vão resultar também muito bem.

O pessoal cá da Tasca adorou esta forma diferente de cozinhar os filetes, o molhinho fica delicioso, uma Amiga nossa, a Paula, que almoçou connosco até comentou que o molho tinha um sabor agri-doce e pediu-me logo a receita para confeccionar em casa.

Recomenda-se!

6 comentários:

ameixa seca disse...

Óptimo! Ainda bem que gostaste :)
Belo prato!

anna disse...

O Intercâmbio é uma experiência girissima!
Bela forma de preparar os filetes...
Beijinhos.

Mari disse...

Amiga querida, fico feliz por saber que você gostou da receitinha que te passei! As adaptações ficaram excelentes, o prato deve ter ficado ainda mais gostoso!!! Também amei as brisas, e a família também!!!!
Foi um prazer imenso tê-la conhecido e me tornar sua parceira no Intercâmbio.
Super beijo!

Karla disse...

Que bom Cenourita....tem óptimo aspecto e esse arrozinho de bróculos...ai ai...

beijinhos grandessssssss

Xana Bértolo disse...

Oi cenourita, esses filetes devem ter ficado divinais mesmo. Tenho 1 receita parecida pra experimentar à mesessss e ainda não chegou o dia :)..
bjinhus

Branca disse...

com solha é capaz de ficar bom também !
vou por na listinha enorme de receitas a experimentar!
beijinho e boa semana

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...