Os Meus Artigos

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Filhós de Cenoura


Para a primeira receita de 2009 deixo-vos esta, que é a minha perdição. Quase poderia dizer que consegui passar a quadra festiva sem cometer exageros nas golumices, não fossem as deliciosas filhós de cenoura a rirem-se perdidamente para a menina Cenourita heheheh.



1kg cenouras
2 pauzinhos canela

250 gr açucar
500 gr farinha
4 ovos inteiros
1 colher chá bem cheia de fermento
1 colher sopa bem cheia de aguardente

óleo para fritar
canela em pó e açucar amarelo/louro qb para polvilhar

Descascam-se as cenouras e levam-se a cozer partidas em bocadinhos com uma pitada de sal e 2 pauzinhos de canela. Escorrem-se, retiram-se os paus de canela e reduzem-se a puré com o passe-vite. Depois faz-se a massa, juntam-se os ingredientes pela ordem acima mencionada, envolve-se bem e mexe-se com a colher de pau até a massa fazer umas bolhas grandes. Deixa-de repousar um pouco ou pode fritar-se logo de seguida, se bem que eu gosto de deixar repousar pelo menos uma horita, ficam mais fofinhas. Fritam-se em óleo bem quente, escorrem-se em papel pardo e passam-se por uma mistura de canela em pó com açucar louro.

Depois é... comer... comer... comer e chorar por mais. São óptimas com um cafézinho, um licor ou até mesmo um bom copo de vinho tinto a acompanhar. Experimentem e depois contem-me ;)


9 comentários:

ameixa seca disse...

Eu para mim tu dás-lhe nas filhóses só para beberes uma pinga he he
Eu este ano não fiz porque experimentei coisas novas. Mas o ano passado fiz de cenoura e abóbora. Uma maravilha :)

Anónimo disse...

Essa receita é bem próxima ao bolinho de chuva, não é?!

Sílvia disse...

Eu nem preciso de experimentar... já sei por experiência que são óptimas. Adoro mesmo!
A minha mãe fez no Natal, mas já estavam prometidas desde a minha gravidez... e souberam tão bem...

Beijinhos

Unknown disse...

Eu adoro estas receitinhas, só não lhe ponho a aguardente, não fica com travo um pouco forte? Beijinhos e uma boa semana.

justme disse...

Pis tinham que ser de cenoura, não é?!estou a brincar. têem um óptimo aspecto e com a aguardente devem ficar óptimas!Bjs.

Anónimo disse...

Nunca tinha visto receita parecida! Me parece que ficam muito boas mesmo!!! Uma pena eu ter pavor de fazer fritura em casa (quando quero alguma coisa frita vou à casa da minha mãe). Mas sabe que é uma ótima receita pra apresentar a ela? rs

Ana Rita disse...

São simplesmente maravilhosas e deliciosas ;)

Mari disse...

Ui! Que delícia.

Karla disse...

Hummm nessa casa até as filhós são de cenoura hehehe...e os miaus...coitadinhos...também têm dias menos bons :)

beijinhos

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...