Este é um prato de gastronomia tradicional portuguesa e muito apreciado cá na Tasca. É simples de fazer e sai sempre bem :)
2 polvos (cerca de 800gr)
1 cebola
6 dentes alho
batatas qb
azeite qb
salsa picada
Colocar numa panela o polvo e uma cebola descascada e deixar cozer durante mais ou menos meia hora, assim, sem água nenhuma, o próprio polvo larga água suficiente para a cozedura. Escorrer o bicharoco e vai ao forno num recipiente próprio, já aquecido com as resistências de cima e de baixo, deixa-se ficar um bocadinho até ganhar um "ar" mais sequinho, de assado. Enquanto isso, lavam-se e secam-se as batatas e vão ao micro-ondas, como o meu é um bocado lento, marquei 14 minutos (que foi o tempo do polvo estar no forno), descasquei os alhos, piquei-os e levei-os ao lume com uma boa porção de azeite. Batatas assadas, um murro em cada uma, e polvo com elas, regar tudo com o azeite e alho, polvilar com a salsa picada e... tudo a postos, pronto a degustar este maravilhoso petisquinho. Aconselho uma fatia de brôa ou de pãozinho caseiro e um copinho de tinto a acompanhar... hummm... Delicious!!!
Atenção: Não me esqueci do sal, simplesmente não ponho sal nenhum, o polvo não precisa, já tem o seu gosto muito característico e para temperar é suficiente a mistura do alho com o azeite e a salsa picadinha.
9 comentários:
Nunca tinha visto 1 polvo à lagareiro tão despachado...
E que bom aspecto! Dá vontade de roubar uma batatinha bem ensopadinha no molho...
Beijinhos.
Que aspecto tão delicioso! Gosto muito, e este está um apetite!
Beijinhos.
Essa parte do murro é deliciosa, dá para destressar do dia-a-dia e tudo :)
Eu adoro polvo mas não como tanto quanto gostaria!
simples rapido e delicioso :)
É perante fotografias com este aspecto que eu tenho pena de não gostar de polvo :P
beijinhos
sim senhora! o polvo é cozido na própria agua e, não leva sal, muito bem D. cenourita é mesmo assim que se faz, cá em casa toda gente gosta muito de polvo á lagareiro, e eu tambem faço SIMPLESMENTE assim, só não cozo as batatas no microndas.
agora mudando de assunto,
porquê ausência de comentários e de visitas?
beijos á lagareiro
O que se passa por aí, Cenourita?
1º é a pizza que é fingida e depois vá de dar murros nas batatas? Fora de brincadeira, adoro Polvo à lagareiro, foi até um dos pratitos, do almoço de Natal, achei que era bom pois estava demasiado stressada, coitaditas das batatas. Bjs.
ora bem... só pode ser muito apreciado. é uma das melhores receitas de bacalhau ;-) beijcoas
Fiquei encantada com essa receita!!
www.saboresdalica.blogspot.com
Enviar um comentário