Os Meus Artigos

quarta-feira, 21 de março de 2012

Uma data importante...

... se assinala hoje no calendário!

É importante do meu ponto de vista. Porque se comemora o Dia da Floresta, o Dia da Árvore, o Dia Mundial da Poesia e ainda o Dia da Unidade Inter-Racial. Um dia, uma data que simboliza quatro ilustres causas. A Floresta, um bem essencial a preservar. A Árvore, o bem essencial para compôr a floresta. A Poesia, uma forma de expressão, de comunicação, de inspiração. A Unidade Inter-Racial entendo-a como um combate ao racismo e, se somos muitas as raças humanas, nascemos todos debaixo do mesmo Sol, a única estrela que dá vida, luz e calor a este planeta e todos deveríamos ter os mesmos direitos sem descriminações.



Para assinalar esta data tão digna de distinção, e como é meu hábito todos os anos e neste dia, faço questão de plantar uma árvore. Este ano tive alguma dificuldade na concretização deste propósito porque o espaço exterior da tasca começa a ficar demasiado preenchido e qualquer dia o meu terraço parece a floresta amazónica em versão liliputiana. Mesmo assim, tratei de transplantar uma pequenina árvore de Physalis que me foi oferecida pelos meus queridos tios no passado mês de Dezembro. Vinha pequenina e já com alguns frutos. Já cresceu um bocadinho e agora em vaso maior e terra nova é só esperar que cresça que continue em franco desenvolvimento e aguardar pela altura certa do fruto amadurecido para ser colhido e num prato simples ou mais elaborado, servido.

E, para terminar bem o dia
Do abordado tema 
Da minha autoria
Deixo-vos um poema

Umas palavrinhas singelas
Com muito pouco jeito
Não sou poetisa daquelas
Mas com todo o respeito

O sono já cá canta
E o cansaço está à porta
Vou-me enrolar na manta
Quentinha que me conforta

Amanhã é outro dia
O tempo passa depressa
Na vossa companhia
Deixo a promessa


Cenourita, 21 Março 2012

3 comentários:

as-nunes disse...

Bom dia, Cenourita, hoje amanheci cedo, ainda agora são 8 horas da manhã, mas já ando a pé desde as sete. Coisas da vida, que já devia poder ter um horário mais suave, quer dizer, já tenho idade que me permitiria (ou devia permitir-me) gerir o meu tempo de vida disponível, com menos rigor.

Ontem estive em Minde, na EC23 (eu e a Zaida) durante toda a manhã, e falámos com os miúdos (alguns já assim refilões e "espertos como parece ser da praxe e do estilo da época") sobre poesia, árvores e outras coisas. É sempre uma experiência muito gratificante na medida em que ficamos com a consciência de que estamos a fazer a nossa parte para que a sociedade futura possa vir a ser mais humana, logo mais amante da vida como um poema e a olhar para a Natureza sem ter em memória ram o Shopping, a noite a beber e a fazer javardices...

E por aqui me fico por ora,

O tempo continua solarengo, até de mais!
Bj

S* disse...

Acto bonito. Fiquei encantada com os teus bichos... a Julieta era tão linda e tinha mesmo focinho de menina... e a Lira Maria é igual à farrusca da minha Evita.

Cenourit@ disse...

as-nunes,
Isso é que é começar bem o dia... cedinho. O corpo habitua-se às rotinas e mesmo que lhe queiramos trocar as voltas, ele não colabora. Imagino o quão gratificante é passar boas mensagens e grandes ensinamentos aos alunos, todos temos o dever de o fazer de alguma maneira e essa acho excelente. Gostei de saber que vocês (o Nunes e a Zaida) se dedicam a tão nobre causa :)
Pois, quanto ao tempo... continuamos na mesma e isso preocupa-me e contra ele nada podemos fazer...

S*
É uma atitude minha habitual desde miúda e um pequeno contributo para um mundo mais verde. Já vi a tua Evita, é parecida com a Lira Maria sim, e olha que são gats com uma personalidade muito vincada e lindas. Dá uma espreitadela no meu separador dos "Miaus", estão lá as histórias reais da vida numa "tasca" cheia de gatos ;)

Beijocas*** ao Nunes, à Zaida e à S*

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...