Os Meus Artigos

sexta-feira, 20 de março de 2015

Sht sht sht... com a vossa licença... sht sht sht... afastem-se , e...


... deixem-me entrar!

Uff!!! Que estafa! Desculpem lá, mas já sabem como é... uma canseira para aqui chegar!

- Cansada mas feliz, hein?!
- Ora! Claro que sim! Não fosse hoje o Dia Mundial da Felicidade!

Largou os sapatos de salto, descansou um pouco na poltrona do alpendre e, mirando toda a beleza que a aguardava servi-lhe uns biscoitos de oregãos e o seu chá favorito, de frutos silvestres acabadinho de fazer.



- Bem vinda Primavera!


terça-feira, 17 de março de 2015

7 anos



Hoje, ao saltar cama fora, tive a sensação de que era dia de festa de aniversário...

- Mas quem é que faz anos? - interroguei-me vezes infinitas ao longo da manhã sem chegar a nenhuma conclusão.
A meio da tarde, enquanto trincava uma maçã, fez-se luz!
- O meu blog! - só podia ser e não descansei enquanto não confirmei.

É mesmo verdade! Sete anos depois de ter criado este espaço e de me ter dedicado a ele, tenho-o abandonado vezes sem conta. Nestes sete anos muita coisa mudou na minha vida, e algumas delas desmotivaram-me da escrita e da partilha. Cheguei a pensar em colocar um fim no blog ou simplesmente não voltar cá e deixá-lo à mercê do tempo que nem casa destrancada e abandonada. 

Hoje, reflecti sobre o assunto e, se gosto do número sete, se sinto uma espécie de empatia com ele, mesmo não sabendo explicar bem o porquêe, se me lembrei deste aniversário... então, foi o momento exacto de fazer renascer esta minha casa virtual, de lhe abrir as portas e janelas para o mundo e voltar a receber as sempre desejadas visitas.



Parabéns Tasca da Cenourita!



*(ou, se esgravatar lá bem no fundinho de mim, talvez até consiga compreender mas agora não me apetece debruçar sobre o assunto!) Talvez um dia me dedique a estudar as minhas identificações de carácter afectivo




domingo, 25 de janeiro de 2015

Sunday's Music, e...


... que tal aparecer por aqui?

Pois, parece que, com o frio invernoso, dobradiças e fechadura da porta de entrada desta tasca emperraram e não se tem conseguido cá entrar... 

Hoje, lá me decidi a forçar o acesso e entre empurrões e o ranger da madeira carunchosa e ferragens alforradas, cá entrei e arejei a casa. Portas e janelas abertas, raios de sol a brilhar, temperatura amena e som a tocar.




Boa semana!


A ideia era publicar apenas Hide in Your Shell, mas o youtube prefere a lista de reprodução completa e eu nem me incomodo nada com isso porque é musica de muito boa qualidade e que vale a pena ouvir! Desfrutem e, se vos aprouver, digam de vossa justiça ;)

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Os Reis não são magros!


Hoje, meio da tarde e, Miss Cenourita sentada numa sala de espera que mais parecia um suadouro.*
À sua esquerda, uma senhora tentava ler um folheto qualquer mas o seu braço era curto. Também gesticulava e falava sozinha.
- Problemas! Só problemas! - percebi eu o que dizia a dada altura.
Estive quase a disponibilizar-me para lhe ler aquilo, mas depois pensei que era melhor ficar quietinha e caladinha qu'isto de estar a reparar nos outros é munto feio.
Não tinha levado nada para ler, a espera estava a ser longa e havia que me entreter com qualquer coisa. Não era o momento para ocupar a caixa dos pirolitos com coisas sérias e o relax era importante para o que ia, de modo que, comecei a fantasiar mentalmente uma história divertida baseada num acontecimento social recente. Mãos à carteira para sacar de uma caneta e do meu caderno para registar a ideia e, eis senão quando, entra na sala, uma avó, uma mãe e uma criança de cerca de três anitos. Acomodaram-se à minha frente e, qual alegria contagiante da pequenota, encheram a sala de vida, de sorrisos largos e até gargalhadas.
- A Xana disse... Vó! A Xana disse... dos reis mas eles não estão no castelo!
- A Xana disse que hoje é Dia dos Reis! - afirmava a avó à neta.
- Sim Vó! Mas... os reis são gordos e têm assim uma pança e a Xana disse que é o dia dos reis magros!
- Dos Reis Magos! - explicava a mãe.
- Mas, mamã... o reis não são magros! Eles têm uma grande pança assim e uma coroa de ouro na cabeça e umas barbas!

Chegou a minha vez e ali se interrompeu, para mim, uma história real, ao vivo e a cores e que me fez entrar no gabinete de sorriso franco e aberto.

Assim abandonei o enredo da história que estava a magicar e imagino que aquela princesinha de conto de fadas tenha comemorado este Dia de Reis entre castelos e presépios!

Terá comido bolo rei? 


*não foi sauna

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Olá 2015!


- Hibernaste, Cenourita?
- Não, mas quase! 

Então e vós? Essas Festas? Bem gozadas? Espero que sim e aproveito para vos desejar um ano novo para lá de querido, harmonioso, saudável, risonho, verdadeiramente precioso!

- E o balanço do ano passado, Cenourita?
- Fechada a contabilidade, o deve/haver resultou equilibrado!
- Mas ninguém quer saber de balanços contabilísticos... 
- Ah! Coisinhas cá da minha vidinha?
- Isso! Isso!
- Foi fantástico! Descobri que ganhei uma paixão nova!
- Paixão? Ehlah! Partilha connosco!

Não sei como é que em invernos anteriores, eu andei sempre de meiinhas fininhas cutxi cutxi e soquetes dum catano, se só uso botas... Descobri o verdadeiro poder de conforto das meias de lã, quentinhas, nestes dias gelados. E estou quase certa de que se os pés andarem assim bem protegidos do frio, as probabilidades de agarrar constipaduras diminuem consideravelmente.



Logo, as prendinhas de Natal de mim para mim, foram... meias, resmas de meias! E a descoberta de um novo gosto, um novo prazer, uma nova paixão! Meias! Coloridas e com desenhos, bonecos, gatos, cenouras... 


Ah e para mim, o calendário de 2015 só se abriu hoje. 

Feliz Ano Novo!


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal




Cheiros de Alegria
Brilhos de Calor
Sabor de Harmonia
Repleto de Amor


Feliz Natal



domingo, 21 de dezembro de 2014

O Inverno chega esta noite...


... ao hemisfério norte do nosso planeta!

E com ele, às 23h03m, o solstício. Uma data importante que se celebra desde os primórdios da nossa história com celebrações ao sol e ao qual se associa o Natal. Hoje foi o dia mais pequeno do ano com o sol a nascer às 07h51m e a deitar-se para dormir às 17h19m, sendo assim a noite mais longa. É a estação mais fria do ano mas, em dias de sol, é admiravelmente bonita. Procura-se o aconchego nos agasalhos, na lareira acesa, nas comidas reconfortantes e nas bebidas a fumegar. O aconchego também está na união das pessoas, na partilha, no amor... a maior e melhor magia da época!

Não só vamos ter a noite mais longa do ano, como também irá ser a mais longa da história do planeta Terra. Querem saber porquê? Basta clicarem aqui!



Feliz Solstício de Inverno!

sábado, 20 de dezembro de 2014

Parece que a clientela...


... tem dado com o nariz na porta!

É verdade! O estabelecimento tem estado encerrado e nem tem sido para balanço... A colaboradora ao vosso serviço foi-se abaixo das canetas. Julga que é forte como o aço mas afinal é mais atirada para o ferro que, enferruja. Algumas marcas da maldita da ferrugem teimaram em alastrar e até abrir buraco. Os betumes que se foram aplicando para tapar esses buracos eram de qualidade duvidosa e a estrutura foi dando sinais de fragilidade até que, ruiu...

Isto vai ser uma valente trabalheira para erguer o edifício, estabilizá-lo, e fazer as reparações todas como manda a lei. Os primeiros passos foram piores que a queda. Parecia que cada barrinha deste ferro enferrujado se desintegrava em minúsculas partículas e que a maior parte delas evaporava ao contacto com o ar. A coisa ainda não está bem firme mas trabalha-se para isso e espera-se que daqui a alguns dias a estrutura esteja mais sólida, que abane só por boas razões e que não caia... outra vez.

Dizem os especialistas na matéria que, entre outras coisas, não deveria ter deixado de fumar sem acompanhamento médico e tal e que o cigarro era um escape e tal. 

Acho que devem ter alguma razão, mas foi assim, paciência! Livrei-me do tabaco e meti-me nas drogas e, o organismo não gostou... Vá qu'isto há-de ir ao sítio e vossa Cenourita vai ficar fina cum'ó papel! Ai vai vai! 


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Oficialmente aberta a época...


... natalícia na Tasca!

Petit Pai Natal

Napoleão Pai Natal


Lira Mãe Natal


Pipoca Mãe Natal

Gatuxos vestidos a rigor para a época. A primeira reacção ao traje festivo não foi nada simpática, mas depois de verem os caixotes que desceram do sótão, com os enfeites e a árvore de Natal... reinou a palhaçada! 

A árvore, claro que já foi atacada... é um excelente esconderijo para os jogos de escondidas e uma doideira de diversão com tantas bolas e coisinhas cintilantes para brincar. 



É a loucura!


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Esta é a recompensa...


... de se terem portado tão bem!

Hoje foi o dia da consulta anual deles, lá no médico de família. Desde o entrar ordeiro nas transportadoras, em casa, à viagem de ida e volta e com a consulta pelo meio... portaram-se lindamente, os meus meninos! 
Dona Lira Maria e Dona Pipoca Maria iniciaram a consulta dentro da transportadora sem a parte de cima. Confortáveis no seu ninho de confiança e muito atentas a todos os movimentos. Senhor Napoleão Manuel saiu da transportadora e quis explorar tudo com aqueles olhinhos lindos. Um bocadinho nervoso mas sempre a portar-se bem. É claro que senhor Petit Manuel tinha que ser diferente... saiu da transportadora com o seu ar mais snobchique, de cauda alçada roçou-se nas minhas pernas primeiro e depois em tudo quanto foi sítio até chegar à beira do doutor e, de focinho empinado, trocar uns olhares com ele... reclamou um bocadinho enquanto foi observado mas trocaram-lhe as ideias com uns biscoitos saborosos e correu tudo como nunca.

- Maravilhástico! - eu, babada.

- Isto só visto! - dizia o médico da família felina feliz - Ou filmado!

Não foram filmados mas tiveram direito a uma sessão fotográfica no fim da consulta.



Conforme lhes havia prometido, quando chegámos a casa tiveram direito a whiskas saquetas e lareira acesa. E depois, dormir... dormir... dormir... qu'isto de ir ao médico dá uma soneira...


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

#desculpashámuitas - dia 1.12


[dourado]

Estou tentada a experimentar!

Abandalhei-me com o #desculpashámuitas...


... no passado mês de Novembro!

Entre a falta de disposição de um dia e a falta de oportunidade de outro, não cumpri com o meu objectivo que era não falhar um dia. Paciência! Já lá vai! E no lazer não há obrigações! Ó pra eu a desculpar-me...



A inspiração para os dias deste mês e as regras estão aqui

Irei participar, sem desculpas e quando calhar.


O calendário do advento...


... e a contagem regressiva para o Natal!



Entrámos no primeiro dia do mês de Dezembro com um frio quase glaciar... brrrrrrrr!!! E, a ver se entro no espírito da época lá vou eu de dedo indicador espetado para furar o cartão e comer a guloseima.

1ª dificuldade: Onde é que está o dia 1? 

- Ai! A contagem não deve começar hoje... Mas só faz sentido se assim for... 
Vira-se e revira-se e aponta-se para a luz aquela caixa de fino cartão e encontram-se tantos números mas o 1 nada de se mostrar. 
- Mas para que é que eu comprei isto? Não há crianças cá em casa e os gatos não podem comer chocolate!
Já quase a desistir, lá se encontra impresso o número do primeiro dia, muito disfarçado ali junto ao telhado da igreja.

2ª dificuldade: Mas isto não é de espetar?

- Não! Não é! Tem um picotado e é uma janela... é para abrir!
Realmente... sempre existiram calendários destes cá em casa, nesta época, mas nunca foi Xô Dona Cenourita a tratar deste assunto.

Lá se abriu a janelinha e se encontrou a surpresa.

domingo, 30 de novembro de 2014

Sunday's Music


Estes rapazes foram a minha companhia, hoje, em viagem.
Já disse que os adoro? Ainda não? Oh que grande falha... peço perdão!




A todos, uma excelente semana!


Do fim de semana...


... que passou à velocidade da luz!

Ontem, a alimentar uma ideia. Independentemente de quem a lidera, de quem organiza, de quem participa e do destino dos bens recolhidos. Fiz a minha parte e, de muito bem com a minha consciência, participei em mais uma acção de solidariedade que visa ajudar quem mais precisa. 

Hoje, a alimentar uma boa causa. Única e exclusivamente minha. Deixei o castelo para trás e fiz-me à estrada em direcção a riba do Tejo, essa zona que a mi me encanta, e que quando se atravessa a barreira que é a Serra d'Aire e Candeeiros a que eu chamo de fronteira que divide Portugal Norte de Portugal Sul, tudo muda. principalmente o tempo.

Valeu!


sábado, 29 de novembro de 2014

Como é que está o ambiente aí na Tasca?


- Escaldante!

Pipoca Maria e Lira Maria

Petit Manuel e Napoleão Manuel


Dizem elas, as gatas! E também dizem que já estão cansadas de me pedir para tirar dali os adornos e que eu não faço caso. Lá se ajeitam as duas, que remédio!

Os rapazes, em baixo no cesto, dizem que sim, que assim é que se está bem e que viva o Verão cá em casa!

Eu, aqui mais atrás, na minha poltrona favorita, corroboro com a teoria deles...


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Começar o dia...


... com alegria!

É acordar sem reclamar da hora, sair da cama lentamente, espreguiçar em frente ao espelho, abrir a janela e encher o peito daquele ar fresco matinal, despejar a bexiga, ir até à cozinha para pequenalmoçar.

- Oh! A mesa não está posta...

É cedo, muito cedo, o sol ainda mal nasceu... o dia é grande e posso permitir-me a sentar e tomar a primeira refeição do dia de uma forma tranquila. 

- Oh! Mas não há pão quentinho!

Alcanço a janela num olhar desamparado. Admiro a força do sol a tentar esburacar nuvens negras, frondosas, ameaçadoras de tempestade. Sorrio e, dispo mentalmente a farda dos sonhos, envergando de seguida a de sopeira que, permanece pendurada ali naquele recanto. A toalha já está na mesa, a caneca, os talheres, o guardanapo, o copo para o sumo, o doce, a marmelada, o pão fatiado... espera, falta o açucar! não! que eu não tomo açucar! ah! a manteiga! também não é hábito mas hoje vem para a mesa! Cortei as laranjas ao meio e fiz o sumo. Torrei o pão. Liguei a máquina do café, aqueci um pouco de leite. 
A mesa estava posta. O traje de sopeira, arrumado. A farda dos sonhos, vestida. O aroma no ar era aconchegante. O sol rompera as nuvens e irradiara a cozinha de energia natural. 

Sentei-me à mesa e agradeci. Tudo o que me fazia estar ali. 

- Oh! Mas afinal até há bolinho!


Bolo de pequeno-almoço



2 ovos
180 gr açúcar
100 ml creme de soja
100 gr farinha com fermento
4 colheres sopa de flocos de aveia
4 colheres sopa de água
1 colher de café de erva doce
1 mão cheia de miolo de noz

Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Juntar o creme de soja e envolver bem. Acrescentar a farinha, os flocos de aveia e a erva doce e mexer até a massa formar bolhas. Adicionar a água e envolver. Deitar as nozes e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de quarenta minutos. Desenformar quente.


Até uma noite pouco e mal dormida pode dar início a um dia encantador. Basta saber apreciar o acordar e não desistir de sonhar.

- Ainda bem que precisei de gastar aqueles ovos e o creme de soja, na véspera! 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Wok to Stay by Carrot


- Quê?!

Era domingo e desejava-se, tranquilo. A única coisa planeada era que se gozasse o dia conforme a vontade e se saboreasse o descanso consoante a necessidade, que era muita.

Não que estivesse muito frio, mas a lareira acendeu-se logo depois do acordar, ou melhor, não se chegou a apagar durante a noite e, foi só chegar-lhe uns raminhos secos e sobre eles a lenha mais grossa e logo aquela fogueira se ateou forte que nem paixão e, com a música a tocar baixinho, o ambiente estava perfeito para o propósito delineado.

Entre tarefas básicas diárias, brincadeiras com a família felina feliz e folheadelas de livros... a hora de almoço chegou num instante e foi avisada por um brusco roncar estomacal.

- Ehlah! Até me assustei!

Entro na cozinha. Abro despensa, frigo e congelador e, a esmo, disponho uma série de ingredientes em cima da bancada. Arregaço as mangas da camisola de pijama, coloco o avental e... toca o telefone.

- 'Tão? Mãe Bela! Q'andas a fazer?

Meia dúzia de dedos de conversa com o telefone entalado entre o ombro e a queixada e já com sinais de torcicolo no pescoço e, um vai vem entre panelas e fogão...

- Ah! 'Tás a cozinhar! E o que vai ser o teu almoço?
- Wok to Stay by Carrot!
- Quê?!
- Isso!
- Ah!... 'Tà bem...

Não percebeu! Ninguém perceberia! No fim de pronto, que foi bem rápido, mandei-lhe uma foto.

- Ahhhh! É isso!? Ca bom aspecto!


Esparguete salteado terra e mar



2 colheres de sopa de massa de alho e o fundo do wok bem regado de azeite. Numa caçarola, uma couve brócolo a cozer em água e uma pitada de sal. Couve cozida, escorrida e reservada e de seguida, esparguete a cozer naquele caldo, al dente, que depois também se escorre e reserva. Entretanto no wok, e já com o azeite quentinho e o alho a querer crepitar, atira-se lá para dentro com uma cenoura grande bem ralada, uma tigela de berbigão descascado e congelado e outra tigela de mexilhão também descascado e congelado. Tapa-se o wok e deixa-se suar por uns minutitos. Junta-se-lhes uns palitos, acho que foram seis, de delícias do mar cortados em rodelas grossas e logo vão os brócolos também. Mexe-se tudo com jeitinho e a ajuda da colher de pau e molha-se o dedo bem lavado naquele preparado e tenta-se a todo o custo que venha um berbigão agarrado. Vai-se outra vez com o dedo à "ferida" e agarra-se um mexilhão. Hummm... Mnhammm mnhammm mnhammm... A prova é satisfatória. Nem se vão usar as ervas que já estavam ali a jeito que o sabor estava óptimo. O esparguete cozido al dente junta-se ao festim e envolve-se delicadamente de modo a ser bem recebido. A música que toca abana o wok provocando um passo de dança profissional naquele grupo de baile amador e, vamos lá fazê-los suar todos mais um minuto ou dois com a tampa por cima. Diz que suar faz bem... Polegar e indicador, esses atrevidos de serviço, pescam um fio do esparguete e levam-no aos lábios, esses porteiros da gula, que o sugam sem dó nem piedade. Nem vai precisar do molho! Que é logo ali descartado, o desgraçado, danadinho para entrar na dança. 

Perfeito! 

Inspiração de uma cadeia de fast food dos shopping center e com os ingredientes disponíveis, é um prato por mim apreciado e que sai com alguma frequência, que é como quem diz, quando se quer algo rápido, prático, saboroso e saciante.

- Vais almoçar sózinha?
- Na! Eu nunca estou sózinha!

E do que é que eu mais gosto nos "meus" domingos, assim?! Ninguém perceber, apenas eu! E sentir-me bem! 


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pensamento transparente do dia!




A distância mais curta entre o aqui e o ali, é o meu pensamento! E a mais longa, também...


domingo, 23 de novembro de 2014

Sunday's Music


O remix que me tem feito aumentar o volume de som nos últimos dias!




A todos, uma excelente semana!

#desculpashámuitas - dia 23.11


[antigo]


É antigo! É a minha paixão! E, não perco a esperança de ter um na minha mão :)
 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

#desculpashámuitas - dia 20.11

[transporte]


Esta seria uma das vistas ideais... do transporte que me levaria daqui por uns dias...
 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

#desculpashámuitas - dia 19.11


[escurecer]


Ao fim do dia, a vista para o meu castelo é assim...

Outra coisa que me está a preocupar...


... é a queda de produção do cacau!

Bem que tenho vindo a sentir o aumento do preço do chocolate e eis que, surge esta catastrófica notícia... então os asiáticos descobriram agora este combustível? Esse continente bué bué bué grande todo mergulhado no chocolate? Ai xazuzi... qu'sso é que não!

Um quadradinho por dia, do negro quanto mais negro melhor, nem imaginam o que eu perdia...


Pequeno apontamento...


... sobre o rumo de um país e, o que me vai na cabeça!

Se daqui a cem anos Portugal ainda existir como designação de um país, se daqui a cem anos existirem escolas e alunos e se daqui a cem anos a disciplina de História fizer parte do plano escolar... pobres alunos e desgraçados dos professores.
- Como é que se vai ensinar esta época da história de uma nação?
- Como é que os alunos a vão perceber?

A crise de valores é a que mais me preocupa! Hoje!

Em calhando, nessa altura, talvez só se estude latim, matemática, física, química, nova geografia...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...