
Os Meus Artigos
domingo, 25 de outubro de 2009
Após uma árdua semana...

sábado, 17 de outubro de 2009
Rotina e rachas na parede...
domingo, 11 de outubro de 2009
Pleurotus em Ninho de Penne al Nero di Sepia - Dia Preto

sábado, 10 de outubro de 2009
厭倦了中國的意見 - Que é como quem diz...
Apesar de me considerar um pouco poliglota... linguagem felina, canina e equídea são das que mais gosto e... sometimes, às vezes, todos os dias... até pratico. Há uma enormérrima vantagem em perceber e conseguir comunicar com estes adoráveis animais. Ouvem-nos sempre, não reclamam, compreendem-nos e ainda nos confortam com aquele carinho que não precisamos pedir.

domingo, 4 de outubro de 2009
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Costelinha de Leitão
12 costelinhas de leitão 
E agora... rufam os tambores e...
A mudança de visual da administradora da Tasca...

Depois de anos e anos a fio, com o cabelo preto ligeiramente escadeado e a roçar o meio das costas e quase sempre liso e direitinho, no inicio do passado verão, Junho se não me engano, resolvi cortá-lo pouco abaixo dos ombros e escadear um pouco mais. Como a idade vai avançando dia após dia e as preocupações e agruras da vida também vão fazendo das suas... caíu-me cerca de metade da minha densa cabeleira e o que permaneceu agarradinho à minha cabecita desmiolada, embranqueceu de tal modo que se não lhe espetasse com umas "boas latas de tinta" quase parecia um muro alentejano caiado de branco mais branco não há, e a faixa em vez do azul ou amarelo típico era preta... em sinal de... nem sei bem o quê, talvez... homenagem ao Boavista eheheh!
Agora está castanho escuro com umas madeixitas douradas, que estranho quando me olho ao espelho, mas porque hei-de eu ser tão conservadora???
Gostei do resultado, o pessoal da Tasca também e até faz bem mudar de visual de vez em quando ;)
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Hey Pessoal Blogoesférico!!!...
domingo, 20 de setembro de 2009
Notícia de Ultima Hora...





Vai ser uma diversão, a loucora total cá na Tasca com mais um membro na família!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Nacional? É bom! Tradicional? Muito Melhor!
Chegaram as chuvas, de mansinho
Dele tenho ainda para contar
Ao som do que aí vem, o ventinho
Um belo passeio
Pelas Caldas da Rainha
Para terminar o veraneio
Durou até à noitinha
Passagem pela Foz do Arelho
Saborear um gelado
Branco e vermelho
Depois de muito ter caminhado
De regresso à latinha
Uma espreitadela pela pescaria
Quem é que adivinha
O que eu trouxe para Leiria
Vinham vivas e a espichar
Muita água e bem fresquinhas
Acabadas de apanhar
Mas que ricas as comprinhas
De apetite aguçado
Vamos embora que se faz tarde
Dentinho já bem afiado
Enquanto o sol ainda arde
À Tasca chegada
Com elas bem vivinhas
Na cozinha e apressada
A preparar as belas das bichinhas
Não sei se me fiz entender
Ou se vos baralhei
Já está a anoitecer
E nem as ditas desvendei
Num tacho e ao lume
Azeite e muito alho picado
Conchinhas em cardume
Sal e vinho branco salpicado
Algumas voltinhas e abanadelas
Vão abrindo devagarinho
Quais bichinhas quais são elas
Que deixam no ar aquele cheirinho
Prontinhas a servir
Com sumo de limão regadas
Ah! Ainda falta introduzir
Coentros picados às molhadas
Torrado e com manteiguinha
Bolo do caco, vindo de Porto Santo
Isto já acabava a ladaínha
Mas... Ui! Que encanto!
Pessoal! Tudo para a mesa!
Atacar na caldeirada...
Hummm... não é com toda a certeza
Qu'isso não se come à garfada!
Deixem-se de cabriolice
E saboreiem tudo à mão
Que isso de resminguice
Não é para o tal Bulhão
Xi... quase me ia esquecendo
De vos dar esta receita
Fui molhando o pão e comendo
Esta gostosura perfeita
E, por falar em pão
Já sem nada no prato
Peço a vossa atenção
Para as minhas Ameijoas à Bulhão Pato!
Desculpem esta grande maçada
De tão tradicional receita Portuguesa
Os ingredintes foram à molhada
E degustam-se com prazer na minha e na vossa mesa!
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Ufff!!!...

sábado, 12 de setembro de 2009
Bomba de Amor Silvestre - Dia Roxo
Confesso que passei esta ultima semana completamente roxa, por dentro e por fora. E não fui sozinha porque a cor escolhida para mais um episódio desta maravilhosa serie - Desafio do Dia da Cor - ROXO - se estendeu a todo o pessoal residente e frequente cá da Tasca. E, pelo que saíu em destaque de ultima hora em tudo o que é imprensa... blogueiras, cozinheiras, nacionais e além fronteiras... andaram todas roxas... quase parecia uma especie de alergia! Acabei por inventar uma receita simples, uma sobremesa, dedicada e todos vós e baseada em frutos silvestres... aprovada pela família e a que dei o nome de...
Usei:
4 iogurtes frutos silvestres
3 pacotes natas
6 folhas gelatina
4 colheres sopa açucar
suspiros qb
Fiz assim:
Comecei por derreter grosseiramente os suspiros directamente na tarteira de vidro com a ajuda de um maço de madeira.
De seguida, bati as natas, derreti as folhas de gelatina e envolvi.
Despejei em quantidade suficiente (+/- metade) sobre os suspiros derretidos até que ficassem bem humedecidos. Levei ao frigorifico cerca de uma hora para solidificar bem. Reservei o preparado restante a que adicionei e envolvi bem os iogurtes e o açucar e depois deitei por cima, em camada. Foi novamente ao frigorifico de onde só saiu na hora de provar, saborear, apreciar e... repetir;)
______________________________________________
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Caseirinho na Capoeira...
Era um frango já bem crescido, pouco lhe faltava para chegar a galo... quando a minha Amiga Paula resolveu pegar-lhe pelas asas, prender-lhe a patas, segurar-lhe aquela cabecita irrequieta e... num gesto rápido e sem piedade lhe desferiu o golpe fatal. O destino daquela ave estava traçado, não reclamou ou pediu auxílio na execução, desde tenra idade sabia o que o esperava. Um tacho ou uma panela, outros ingredientes e tempêros a acompanhar, para no final... bocas famintas* alimentar!

terça-feira, 8 de setembro de 2009
domingo, 6 de setembro de 2009
Fim de Semana ...

2 iogurtes de frutos silvestres
3 medidas de açucar (a embalagem do iogurte)
4 ovos inteiros
3 medidas de farinha
1 colher café de fermento em pó
1/2 medida de óleo de girassol
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Hello!!! Pessoal... Já acordei!!!
"Ufff!!! Tanto dormir..."
Já pensaram vocês, que a Cenourita anda uma dorminhoca da primeira divisão, ou melhor, da primeira liga... Mas não, nada disso. Só agora me consegui instalar frente ao Pc para vos contar o que se seguiu à noite dormida à pressa.
O passado sábado começou com um grande frenesim cá na Tasca. Duches matinais, miaus na carneirice, Layka a atravessar-se aos nossos pés e a empatar, pequeno almoço numa mão e tentar pôr ordem na bicharada com a outra... eles bem perceberam que Cenourita e Titó iam de passeio o dia todo.
- Mãe Bela! Fechaste as janelas? O Petit e a Lira onde estão?
- Está tudo tratado Titó! Os meninos estão no teu quarto e a Layka no terraço!
E lá vamos as duas, quais turistas de chinelo com destino a Lisboa. No conversé, ouvir e trautear a música que ora passava na RFM, na Comercial, na M80 ou no CD.
- Mãe Bela! É fixe sairmos assim só as duas!
- Claro que é! Podemos até "pintar a manta" que ninguém se aborrece ;)
De repente, a poucas centenas de metros da portagem de Alverca, o trânsito abranda, os veículos da frente faziam-se destacar com os quatro piscas em sinal de aviso, e...
- Xiiii!!! Titó!!! Mas o que é aquilo?
- Mãe Bela, são filas e filas de carros... mas o que é isto?
- O que vale é que temos Via Verde!
- Oh Oh Oh! Não vês?! Até na faixa da via verde está trânsito lento...
Lá nos aguentámos até conseguir passar aquele imprevisto da viagem, mas... todo o percurso até à entrada da capital teve que ser feito a 10km's/hora.
- Mãe Bela! Porquê isto? O que se passa? Ai estou tão nervosa!
- Tem calma Titó! Isto há-de começar a rolar...
Qual rolar qual quê, estreitamento da via à esquerda, polícia a controlar e... mesmo mesmo quase a entrar na cidade... colete reflector de bigode à Jóne d'ádega, apito nos beiços e braço esticado... desvio obrigatório para o Parque das Nações.
- Ah e tal... vocês vêem duas gajas boas numa latinha e de óculos de sol... vai de nos empurrar à força toda para esta banda! - refilava a Cenourita para a bigodaça do xor agente.
- Ah e tal... minhas meninas... - tentava o xor agente argumentar.
- Minhas meninas... o catano! - a Titó já a arregaçar as mangas.
- Prontus, prontus, nã s'inervem! Vamos lá manter a calma! - o xor já a gaguejar.
- Ó xor agente! Pelos lindos olhos...ops... pelas lindas lentes dos óculos de nós as duas, diga-me... diga-me... porque raio temos nós que ir para o Parque das Nações? - Cenourita já a enxugar os pingos de suor que lhe corriam pelas fontes e borratavam a pintura.
- Ó menina! Vá por mim que eu não a engano! Para ali é que é bom! Estacionem bem a latinha, sigam até à entrada do lado do rio do centro comercial, olhem na direcção do Pavilhão Atlântico, e... surpreendam-se com o que vem a seguir.
- Uh! Até que foi simpático. - balbuciava a Titó.
- Simpático? Obriga-nos a seguir estas instruções e foi simpático? - Cenourita a duvidar.
Lá seguimos as instruções do xor agente, não fosse ele seguir-nos e multar-nos por desrespeito à autoridade. Latinha estacionada, entrámos no Vasquinho da Gama, uma espreitadela por duas ou três lojas, uma big sandocha, um copo de coca-cola e um café (sem bagaço) porque o estômago já reclamava.
- Titó! Vamos lá fora!
- Vamos! Mas... o que achas que vai acontecer?
- Não sei... vamos ver! Se o xor agente disse que para aqui é que é bom...- Pois! Olha que deve ser mesmo... estás bem a ver a multidão que para aqui está? E os engarrafamentos de trânsito até cá chegarmos?!
Saímos para a rua, acendemos o cigarrito pós almoço como é da praxe, e...
- TITÓÓÓÓÓ! - uma abelhita a bater as asinhas e a esvoaçar até chegar ao pé de nós.
Que magia...
- Mãe Bela! É a Abelha, a Abelha Maia!
Meninas em carne e osso que partilham gostos e experiências, que se divertem e fazem divertir, que interagem, que apenas se conheciam do mundo virtual, da blogoesfera e que se encontraram na vida real. Foi uma tarde muito bem passada entre garrafas de água, gelados e conversas que se atropelavam.
Tive pena que algumas meninas tivessem estado tão pouco tempo que nem deu para nos aproximar-mos bem. Mais oportunidades surgirão com toda a certeza!
Adorei o Encontro Blogueiro de Lisboa - Agosto 2009!
E assim nascem e crescem grandes Amizades Reais... à distância de um click!
Então e não é que afinal o xor agente tinha razão... para ali é que foi bom!
*chiuuu não digam a ningém, mas... aquela cena das filas na A1, na portagem e do xor agente... é uma ganda treta... não acreditem em tudo o que se aqui escreve... eheheh!!!
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Mimos e Prémios
- Mãe Bela! Porque não tens postado nada?
- Mãe Bela! Viste o post da "A", da "B", da "C" (e por aí adiante)?
- Mãe Bela!... (isto, aquilo, e aquel'outro)

Colocar as regras no nosso blog;
Dar 4 ideias para divertir os nossos filhos (praia, campo ou cidade);
Indicar 4 pessoas a quem vamos passar o desafio (link das mesmas);
Transmitir o desafio com um comentário ao blog escolhido.

Da Titó (não sei se conhecem?) do blog O Mundo da Titó, recebi este selinho de animados e simpáticos traseiros e chapéus bem catitas que representa a Amizade Virtual.

sábado, 15 de agosto de 2009
O Descanso da Guerreira Cenourita... (Parte III)







