Os Meus Artigos

domingo, 25 de outubro de 2009

Após uma árdua semana...


...

- As rachas na parede continuam iguais, não mexeram nem mais um milímetro!
- A energia contínua em nível elevado!
- A adrenalina já se soltou um pouco com alguns bricolages de berbequim em punho, brocas, buchas, parafusos, chave estrela, chave de fendas, martelo e até o lápis à la carpinteira atrás da orelha... Os novos estores interiores de enrolar, um vermelho e outro beige, ficaram um must na janela do meu escritório!
- Pregos rápidos, martelo e mais umas novidades penduradas nas paredes, ficou muito bonito!
- A investigação chegou ao fim! Demorou, eu sei, mas "depressa e bem há pouco quem..." eheheh (já dizia a minha avózinha). Os dados foram todos devidamente recolhidos e tratados, falta apenas redigir o relatório final que será publicado em jeito de comunicação oficial num post ao virar da esquina.


Ah!

E, já me esquecia...


NÃO SUPORTO ESTA MUDANÇA DE HORA!!! GRRRRRRRRRR!!!

sábado, 17 de outubro de 2009

Rotina e rachas na parede...

... não tem nada a ver... mas eu explico!
Esta semana passou-se num abrir e fechar de olhos, sem nada de jeito, não fossem as gritarias da vizinhança, uma das quais com policia à mistura, quase podia dizer:
- Por cá não se passa nada!
Pois bem, aqui a zona da Tasca sempre foi muito calma, mas não sei o que se anda a passar com os vizinhos... anda tudo de ânimos exaltados e espetam com cada susto aqui no pessoal da Tasca que nem imaginam... desde discussões prolongadas e de garganta afiada para toda a cidade ouvir a cenas de pancadaria entre marido e mulher... vai lá vai...
E eu ando desnorteada, sem tempo para nada, nada daquilo que mais gosto de fazer... ou o tempo passa a correr ou ando a gerir mal o dito cujo. Vou avaliar profundamente a situação para ver se detecto as falhas, já aprontei a lupa, os binóculos, a bússola, o relógio com cronómetro e o chapéuzinho à Sherlock Holmes e em vez do cachimbo preparei a boquilha e alguns filtros novos para ao mesmo tempo entreter com umas esfumaçadelas... depois conto o resultado da investigação.
Ao mesmo tempo, a minha rotina anda toda marada. Sou gémeos de signo e de tudo o que já li àcerca da personalidade dos geminianos, só algumas coisas condizem comigo. Uma delas, a dos ultimos tempos é a - ROTINA - cansa-me!
Detesto rotinas! Contorno relativamente bem as que me imponho... agora as que me são impostas... vou dirigindo até ao dia em que me sinto a estrangular, e perco a cabeça, e só me apetece asneirar, preciso de mudanças, de coisas novas, de descarregar as energias e soltar a adrenalina.
Quando me sinto assim nem sequer consigo fazer certas coisas que gosto. Falha-me a inspiração para cozinhar, ler, escrever, entre tantas outras... Necessito de fazer algo mais arrojado, mais movimentado... Já tentei ir caminhar, chego a casa pior do que quando saí, mole, mole, mole. Tenho uma bicicleta na garagem, coberta de pó e algumas teias de aranha para ajudar a conservar... até podia ir dar um giro, mas, não... também não é suficiente. E hoje em conversa com a Abelha Maia, ela recordou-me o TT... ai a falta que sinto desse desporto! Prego a fundo nos estradões, algumas piascas, subidas e descidas pelos montes, abrir caminho entre as moitas e ouvir aquele som característico do mato a roçar a pintura... e o barulhinho do motor... ai ai... Água, levar com lama, pó, sim, comer pó, pó pelas entranhas... que saudades!
Como presentemente não está ao meu alcance este tipo de aventuras, deu-me para fazer uma coisa a que há muito também não me dedicava, pelo menos da forma que ousei fazer. Adoro música, ela está presente no meu dia-a-dia, mas hoje foi diferente. Carreguei on na minha supra aparelhagem de portentosas colunas e som com surround, espetei-lhe com um CD dos Sisters of Mercy, seguido de outro dos Propaganda e por fim Roger Waters, janelas fechadas sonzaço a bombar... assim como quem diz, a partir pedra, e... qual não é o meu espanto, deparo-me com duas rachas, rachas não, rachinhas na parede da sala...
- Oh! São tão pequeninas que mal se vêem! Só pode ser o reboco estalado... das diferenças de temperatura... pois, ou do terreno que se deu um pouco...
- Nã! O som não tem culpa nenhuma disto... não tem... não pode...
- Bora lá continuar a martelar no paralelo qu'isto está a saber bem! E... se a vizinhança pode andar para aí metida em barulhos estranhos... ao menos o meu barulho é bom, saudável e sempre se vira o disco!
Então e não é que virou mesmo! O serão foi bem animado, no conversé, na loucura total de três gajas, sim três gajas, boas gajas, três boas gajas... blogueiras inseparáveis!
Até que uma disse aquilo que todas pensavam:
- Ai se vivêssemos mais perto!!!...
Com tudo isto e mais alguma coisa, minha querida Rute e demais leitoras/es, as obras nesta Tasca nunca mais têm fim... isto já parece as Obras de Santa Engrácia e mais as Capelas Imperfeitas.
A todos e todas um Bom Domingo e se assim o desejarem... Fujam da Rotina nem que seja a abrir rachas na parede! Ehehehe

domingo, 11 de outubro de 2009

Pleurotus em Ninho de Penne al Nero di Sepia - Dia Preto

Com um simples vestido preto...

Hoje está no ar mais um capítulo do famosissímo Desafio do Dia da Cor. Preto é o mote e, mais uma vez todo o pessoal desta Tasca se empenhou com boas sugestões e colaborou nas invenções.

A interpretação da cor preta pode ser muito diversificada. O seu sentido depende muito de cada um de nós e é também absorvido consoante o nosso estado de espírito. É normalmente associada a desequilíbrios, negatividade, tristezas e tumultuos... ao mesmo tempo simboliza respeito, dignidade, um certo mistério e até muito humor!

Gosto da combinação desta cor com branco, vermelho, prateado... sei lá... acho que com todas as cores possíveis, na decoração, no guarda roupa, nos mais diversos utensílios do dia a dia e sempre que não seja socialmente forçada a usá-la. Na culinária está presente em muitas e deliciosas iguarias das quais escolhemos estes:

Pleurotus em Ninho de Penne al Nero di Sepia


Usei:

250 gr Penne Preto
água qb
sal qb
500 gr cogumelos Pleurotus frescos
1 cebola grande picada
3 dentes alho
2 colheres sopa alcaparras
azeite qb
salsa picada

Fiz assim:

Água fervente temperada com sal e o penne a cozer al dente, escorrer a água e reservar dentro do tacho para não arrefecer. No wok, deitei a cebola, o alho esmagado no almofariz e azeite a cobrir bem o fundo. Deixei cozer um pouco a cebola sem deixar fritar, juntei as alcaparras e de seguida os cogumelos lavados, escorridos, inteiros (só os maiores foram cortados ao meio). Cozinharam com tampa em lume muito lento cerca de vinte minutos, só destapando para dar umas mexidelas.

Servi directamente nos pratos formando um ninho com o penne e os pleurotus no meio. Salpiquei com molho do estufadinho e muita salsa picadinha.

Foi um petisco fácil e rápido de confeccionar. Um jantar leve e delicioso, com uma garrafinha de Currais tinto a acompanhar e... "alguém" a perguntar:

- Mas onde está a carne? eheheheh

E terminando com uma homenagem a Ivone Silva, essa grande actriz que foi de teatro e revista e está para todo o sempre nos nossos corações...



... Eu nunca me comprometo!

sábado, 10 de outubro de 2009

厭倦了中國的意見 - Que é como quem diz...

... farta de comentários chineses!


外面的!
Fora daqui!


走開,請
Go away, please!

英里以外的!
¡Fuera las millas!


消失!
Scompaiono!

刮!
racler!


離去!
weg!


筆記本電腦 筆記本電腦 筆記本電腦!
Xô Xô Xô!


Apesar de me considerar um pouco poliglota... linguagem felina, canina e equídea são das que mais gosto e... sometimes, às vezes, todos os dias... até pratico. Há uma enormérrima vantagem em perceber e conseguir comunicar com estes adoráveis animais. Ouvem-nos sempre, não reclamam, compreendem-nos e ainda nos confortam com aquele carinho que não precisamos pedir.

De vez em quando asneiro qualquer coisita em portugalês e ingalanês, as minhas mais praticadas seguidas das animalescas.

Espanharol e italianol são linguas de paixão, hablo un poco... i due! Françalanês, je comprends et parle un peu, alemanês, Ich zähle bis zehn und sagen Unsinn!
E agora dizem vocês:

- A Cenourita pirou de vez!

Nada disso, a Cenourita deparou-se com uma série de comentários chinocas nos últimos posts, e... num iss'tá nem aí, sim, também falo um pouquito brasileiresco... vai daí pede milhões de desculpas a todos os leitores e habituais comentadores, por que a partir desta data e por um período ainda desconhecido, vai activar a "verificação/validação" daquelas "cenas" que vos aparecem depois de escreverem o vosso comentário e antes de o submeterem. Confesso que detesto esses códigos, leva-se muito mais tempo para enviar nem que seja uma palavrinha de simpatia ou cortesia, é uma verdadeira nóia, mas... vai ter que ser!
___________________________________________________

Tradução gentilmente cedida por:





domingo, 4 de outubro de 2009

Dia Mundial do Animal

Porque para nós, todos os dias do ano são nosso Dia Mundial...


Desejamos a todos os animais que tenham a mesma sorte que nós!



quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Costelinha de Leitão


Depois de um interregno na publicação de petisquinhos made by Miss Carrot, cá estou eu para vos fazer crescer água na boca com estas espantásticas, maravilhásticas, deliciásticas, golusásticas e aromáticas... Costelinhas de Leitão!
Carninha caseirinha, de um paladar fora de série, muito apreciada por todos os comensais da Tasca, acompanhada de um arroz selvagem com milho, uma bela salada de tomate biológico, daqueles bem grandes, enrugados, cheios de molhinho... mnham mnham mnham... e, como não podia deixar de ser, uma garrafinha de Currais Tinto ;) para dois, Cenourita e Nino, e um suminho para a menina Titó que ainda não aprendeu a gostar de uma boa vinhaça a acompanhar um bom petisco.

12 costelinhas de leitão
6 dentes de alho picado bem fininho
2 folhas de louro
sal qb
alecrim qb

Temperei as costelinhas na véspera à noite, já na assadeira pronta a entrar no forno, com o sal, o alho, o louro e o alecrim. Reservei no frigorífico até ao dia seguinte e à hora de começar a confeccionar o almocito.

1 cebola inteira
1 copo de vinho branco
1 bom fio de azeite
1 colher de chá de pimentão em massa

No meio da carne coloquei a cebola inteira apenas com uns golpes ao alto para ir assando e largando aquele gostinho. Deitei o vinho branco e o azeite e de seguida salpiquei tudo com a massa de pimentão. Levei ao forno a 180º cerca de 30 minutos (forno pequeno que é mais rápido do que o outro) e enquanto isso, cozi e escorri o arroz selvagem com uma pitade sal e juntei-lhe milho à mão cheia (assim como quem atira milho às galinhas, estão a ver???)

O Nino fez a saladinha, temperou azeitonas e abriu a garrafa do vinho para respirar. A Titó pôs a mesa num abrir e fechar de olhos, sentou-se à espera...

- Mas ainda falta muito? Tou cheia de fome! E esse cheirinho está a dar cabo de mim...
- Tem calma Titó... está quase! - a Cenourita a dar uma viradela na carne.
- Vai comendo um pouco dessa saldinha divinal com pão, serve de entrada. - aconselhava o Nino.

De repente... tudo à mesa, Lira Maria Princesa incluída, tem sempre o lugar dela reservado e...


- Hummmm!!! Quem cozinhou este petisco percebe do assunto!!! - os dois em coro.
- Não sei quem foi, não me lembro de nada - Cenourita a piscar o olho.
- Nhau... nhanhau! - Lirinha a snifar o aroma que pairava no ar.

E agora... rufam os tambores e...

A mudança de visual da administradora da Tasca...




Depois de anos e anos a fio, com o cabelo preto ligeiramente escadeado e a roçar o meio das costas e quase sempre liso e direitinho, no inicio do passado verão, Junho se não me engano, resolvi cortá-lo pouco abaixo dos ombros e escadear um pouco mais. Como a idade vai avançando dia após dia e as preocupações e agruras da vida também vão fazendo das suas... caíu-me cerca de metade da minha densa cabeleira e o que permaneceu agarradinho à minha cabecita desmiolada, embranqueceu de tal modo que se não lhe espetasse com umas "boas latas de tinta" quase parecia um muro alentejano caiado de branco mais branco não há, e a faixa em vez do azul ou amarelo típico era preta... em sinal de... nem sei bem o quê, talvez... homenagem ao Boavista eheheh!

Agora está castanho escuro com umas madeixitas douradas, que estranho quando me olho ao espelho, mas porque hei-de eu ser tão conservadora???

Gostei do resultado, o pessoal da Tasca também e até faz bem mudar de visual de vez em quando ;)



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Hey Pessoal Blogoesférico!!!...

... Voltei!
E desta é de vez!
A todos os que têm chegado aqui à Tasca na esperança de encontrar notícias ou novidades, assim como no e-mail, e têm dado de caras na porta e nem sinal de resposta... eu peço milhões de desculpas, mas... há fases na vida em que é absolutamente imprescindível dedicarmo-nos a outras coisas que também fazem parte das nossas vidas e das quais não sobra tempo para mais nada, nem sequer para me sentar calmamente à secretária e escrever... nem tão pouco vos visitar, comentar e responder aos e-mails. Iniciei também algumas mudanças no aspecto do meu blog, prometi ser breve, mas... a obra foi "embargada" pela mesma razão.
Todos nós, por vezes, sentimos necessidade de fazer coisas diferentes, alterar a rotina, novas actividades, revirar a casa de pernas para o ar e redecorá-la mudando algumas coisas de sítio e retirando outras que já nos cansam, jardinar, preparar as condições para receber as estações dos dias pequenos, frios, ventosos e chuvosos e... mesmo chegado o Outono, as temperaturas têm sido demasiado elevadas, e este calor infernal atrapalha-me, não me deixa andar à velocidade normal, cansa-me...
Também há sonhos, tal como vos disse a Titó. Para os tornar realidade também é preciso parar, reflectir e só depois ir subindo degrau a degrau sem escorregar, levantando o astral, avançando... com esperança, determinação e confiança de que se hão-de concretizar, sonhos simples, modestos, que nada têm de extraordinário mas que fazem parte de uma dupla inseparável, Mãe Bela e Titó :)
Ah! E como estamos em tempo de renovação... também mudei o visual ;)
Agradeço toda a vossa preocupação e sei que me entendem. Afinal... quem não teve momentos assim?
Para terminar, em vez de um petisco, deixo-vos esta música que adoro! Espero que também gostem!




domingo, 20 de setembro de 2009

Notícia de Ultima Hora...

A família da Tasca... AUMENTOU!


Apresento-vos o Napoleão! Lindooooo!

Chegou hoje ao final do dia, numa cestinha bem acomodado, muito tímido e... pelo Petit Manuel muito bem recebido. É um verdadeiro cavalheiro à moda antiga, o meu gato bom ;)



A Lira Maria não achou piada nenhuma, anda armada em fina, rosnou-lhe, soprou-lhe, afinfou-lhe uma patada, deitou-se ao lado dele com uma almofada pelo meio, e... daqui a dois ou três dias já vai estar tudo bem para ela, só anda a fazer-se de esquisita.



Vai ser uma diversão, a loucora total cá na Tasca com mais um membro na família!



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Nacional? É bom! Tradicional? Muito Melhor!

O verão está a acabar
Chegaram as chuvas, de mansinho
Dele tenho ainda para contar
Ao som do que aí vem, o ventinho

Um belo passeio
Pelas Caldas da Rainha
Para terminar o veraneio
Durou até à noitinha

Passagem pela Foz do Arelho
Saborear um gelado
Branco e vermelho
Depois de muito ter caminhado

De regresso à latinha
Uma espreitadela pela pescaria
Quem é que adivinha
O que eu trouxe para Leiria

Vinham vivas e a espichar
Muita água e bem fresquinhas
Acabadas de apanhar
Mas que ricas as comprinhas

De apetite aguçado
Vamos embora que se faz tarde
Dentinho já bem afiado
Enquanto o sol ainda arde

À Tasca chegada
Com elas bem vivinhas
Na cozinha e apressada
A preparar as belas das bichinhas

Não sei se me fiz entender
Ou se vos baralhei
Já está a anoitecer
E nem as ditas desvendei

Num tacho e ao lume
Azeite e muito alho picado
Conchinhas em cardume
Sal e vinho branco salpicado

Algumas voltinhas e abanadelas
Vão abrindo devagarinho
Quais bichinhas quais são elas
Que deixam no ar aquele cheirinho

Prontinhas a servir
Com sumo de limão regadas
Ah! Ainda falta introduzir
Coentros picados às molhadas

Torrado e com manteiguinha
Bolo do caco, vindo de Porto Santo
Isto já acabava a ladaínha
Mas... Ui! Que encanto!

Pessoal! Tudo para a mesa!
Atacar na caldeirada...
Hummm... não é com toda a certeza
Qu'isso não se come à garfada!

Deixem-se de cabriolice
E saboreiem tudo à mão
Que isso de resminguice
Não é para o tal Bulhão

Xi... quase me ia esquecendo
De vos dar esta receita
Fui molhando o pão e comendo
Esta gostosura perfeita

E, por falar em pão
Já sem nada no prato
Peço a vossa atenção
Para as minhas Ameijoas à Bulhão Pato!


Desculpem esta grande maçada
De tão tradicional receita Portuguesa
Os ingredintes foram à molhada
E degustam-se com prazer na minha e na vossa mesa!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ufff!!!...

... só agora concluí as visitas aos blogs do Desafio Mais Famoso da Blogoesfera!

Adorei todas as participações
Das mais famosas cozinheiras
Quero aqui deixar os Parabéns
A todas, Amigas Blogueiras!

Também queria agora postar
Uma simples receitinha
Mas o sono está a chegar
E tenho que ir para a caminha!

Desejo-vos a todas uma noite feliz
Não caiam da cama
Nem partam o nariz!


sábado, 12 de setembro de 2009

Bomba de Amor Silvestre - Dia Roxo


Minha amora negra
minha flor silvestre
toda a gente pensa
que um beijo me deste
um beijo é um desejo
que a ninguém se nega
minha flor silvestre
minha amora negra


O roxo pode transmitir uma certa sensação de tristeza, mas dele sobressai o respeito e a nobreza. Ao mesmo tempo identifica-se com o lado misterioso da vida, o equilibrio, acalma-nos quando estamos mais inquietos, faz-nos elevar a auto-estima. Associo sempre esta cor a flores e cheiros que adoro, violetas, amores-perfeitos, begónias, flores silvestres e campestres, alfazema, íris, lírios, orquídeas... Também na culinária ela aparece em vários tons e alguns ilustres ingredientes gastronómicos, uns mais comuns, outros práticamente desconhecidos em Portugal.

Confesso que passei esta ultima semana completamente roxa, por dentro e por fora. E não fui sozinha porque a cor escolhida para mais um episódio desta maravilhosa serie - Desafio do Dia da Cor - ROXO - se estendeu a todo o pessoal residente e frequente cá da Tasca. E, pelo que saíu em destaque de ultima hora em tudo o que é imprensa... blogueiras, cozinheiras, nacionais e além fronteiras... andaram todas roxas... quase parecia uma especie de alergia! Acabei por inventar uma receita simples, uma sobremesa, dedicada e todos vós e baseada em frutos silvestres... aprovada pela família e a que dei o nome de...
BOMBA DA AMOR SILVESTRE

Usei:

4 iogurtes frutos silvestres
3 pacotes natas
6 folhas gelatina
4 colheres sopa açucar
suspiros qb

Fiz assim:

Comecei por derreter grosseiramente os suspiros directamente na tarteira de vidro com a ajuda de um maço de madeira.

De seguida, bati as natas, derreti as folhas de gelatina e envolvi.

Despejei em quantidade suficiente (+/- metade) sobre os suspiros derretidos até que ficassem bem humedecidos. Levei ao frigorifico cerca de uma hora para solidificar bem. Reservei o preparado restante a que adicionei e envolvi bem os iogurtes e o açucar e depois deitei por cima, em camada. Foi novamente ao frigorifico de onde só saiu na hora de provar, saborear, apreciar e... repetir;)
______________________________________________

PS: A cor roxa, escura no original, tem derivados... mais claros... um roxo clarinho, discreto, foi no que deu a minha invenção/inovação! Eheheh

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Caseirinho na Capoeira...

... Selvagem dentro do tacho!


Era um frango já bem crescido, pouco lhe faltava para chegar a galo... quando a minha Amiga Paula resolveu pegar-lhe pelas asas, prender-lhe a patas, segurar-lhe aquela cabecita irrequieta e... num gesto rápido e sem piedade lhe desferiu o golpe fatal. O destino daquela ave estava traçado, não reclamou ou pediu auxílio na execução, desde tenra idade sabia o que o esperava. Um tacho ou uma panela, outros ingredientes e tempêros a acompanhar, para no final... bocas famintas* alimentar!



frango partido em pedaços (usei metade porque era muito grande)
1 cebola grande picada
2 dentes alho esmagados
1 folha de louro
sal qb
azeite qb
1 pouco de vinho branco
1 colher café massa de pimento
2 cenouras grandes em cubinhos
ervilhas qb
arroz selvagem qb
água qb

No tacho coloquei a cebola, os alhos e o louro, cobri o fundo com azeite e deixei cozinhar por breves minutos sem refogar. Juntei os pedaços de frango, polvilhei com sal e acrescentei as cenouras. Tapei o tacho e deixei cozinhar em lume baixo cerca de meia hora virando a carne de vez em quando para cozer de igual modo de todos os lados. Deitei por cima um pouco de vinho branco e a massa de pimento, envolvi bem e cozinhou mais um pouco até o vinho se evaporar. Juntei as ervilhas e cinco minutos depois, o arroz selvagem**, deixei "fritar" ligeiramente envolvendo tudo e deitei a água já quente para a cozedura do arroz, na proporção de 2 medidas de água por cada medida de arroz, cozeu rápidamente, retirei do lume sempre com a tampa no tacho, servi breves minutos depois e ficou delicioso... com o arroz, cenoura e as ervilhas bem soltinhos.
__________________________________________________

*famintas?-Ai tanta fomeca que passa esta gente cá da Tasca... basta olharem bem para nós eheheheh
**arroz selvagem-desde que a Claudia me apresentou este "gajo", não se passa sem ele na despensa ;)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Gaivotas na areia...

... no fim de um dia de praia para muitos!



E um passeio da Cenourita pela areia ainda quente!

domingo, 6 de setembro de 2009

Fim de Semana ...

... em GRANDE na Tasca e um Bolo Bom!

O meu sobrinho André de três anitos veio pela primeira vez passar o fim de semana a casa da Tia Bela. Chegou todo contente, de mochila e alguns brinquedos, despediu-se do papá e da mamã sem hesitação e logo começou a brincar com a Titó, o Telmo, a tia Bela e os miaus. Só a Layka não participava na brincadeira, porque segundo o André:

- Layka! Depressa pó cesto! Estás aqui a chatear!

Entre muitas brincadeiras, muitas conversas, ajudar a fazer a paparoca, tirar e tentar arrumar a louça da máquina, pôr a mesa com os lugares todos certinhos e um especial cuidado em colocar tudo ao pormenor, e... sempre de avental!

- Tia Bela! Faltam os guardanapos!
- Estão aqui André, vai lá pôr!
Comeu sempre muito bem, dormiu a noite todinha e até brincou com um menino aqui vizinho, o Tomás.

Hoje, depois do almoço:

- Tia Bela! O que vais fazer?
- Um bolo para o nosso lanche!
- Faz um bolo bom...

Mais um pouco de brincadeira e uma sesta difícil, a diversão falava mais alto. Quando acordou, já a Tia Bela tinha feito o "Bolo Bom".

BOLO BOM DE IOGURTE



2 iogurtes de frutos silvestres
3 medidas de açucar (a embalagem do iogurte)
4 ovos inteiros
3 medidas de farinha
1 colher café de fermento em pó
1/2 medida de óleo de girassol


Num recepiente deitei os iogurtes, o açucar e os ovos inteiros. Envolvi e bati com a batedeira, juntei a farinha e o fermento, bati até a massa ficar bem uniforme e começar a fazer bolhinhas de ar. Por fim, acrescentei a medida de óleo, deixei envolver bem na massa e foi ao forno a 180º em forma de buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha. Não contei o tempo que esteve no forno, fui espetando o palito até ver que estava cozido.

Mal arrefeceu, e...
... quase não lhe tirava uma foto para vos mostrar.

Um bolo de iogurte diferente do normal, muito bom, inventado e um fim de semana exclusivo!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Hello!!! Pessoal... Já acordei!!!


"Ufff!!! Tanto dormir..."

Já pensaram vocês, que a Cenourita anda uma dorminhoca da primeira divisão, ou melhor, da primeira liga... Mas não, nada disso. Só agora me consegui instalar frente ao Pc para vos contar o que se seguiu à noite dormida à pressa.

O passado sábado começou com um grande frenesim cá na Tasca. Duches matinais, miaus na carneirice, Layka a atravessar-se aos nossos pés e a empatar, pequeno almoço numa mão e tentar pôr ordem na bicharada com a outra... eles bem perceberam que Cenourita e Titó iam de passeio o dia todo.

- Mãe Bela! Fechaste as janelas? O Petit e a Lira onde estão?

- Está tudo tratado Titó! Os meninos estão no teu quarto e a Layka no terraço!

E lá vamos as duas, quais turistas de chinelo com destino a Lisboa. No conversé, ouvir e trautear a música que ora passava na RFM, na Comercial, na M80 ou no CD.

- Mãe Bela! É fixe sairmos assim só as duas!

- Claro que é! Podemos até "pintar a manta" que ninguém se aborrece ;)

De repente, a poucas centenas de metros da portagem de Alverca, o trânsito abranda, os veículos da frente faziam-se destacar com os quatro piscas em sinal de aviso, e...

- Xiiii!!! Titó!!! Mas o que é aquilo?

- Mãe Bela, são filas e filas de carros... mas o que é isto?

- O que vale é que temos Via Verde!

- Oh Oh Oh! Não vês?! Até na faixa da via verde está trânsito lento...

Lá nos aguentámos até conseguir passar aquele imprevisto da viagem, mas... todo o percurso até à entrada da capital teve que ser feito a 10km's/hora.

- Mãe Bela! Porquê isto? O que se passa? Ai estou tão nervosa!

- Tem calma Titó! Isto há-de começar a rolar...

Qual rolar qual quê, estreitamento da via à esquerda, polícia a controlar e... mesmo mesmo quase a entrar na cidade... colete reflector de bigode à Jóne d'ádega, apito nos beiços e braço esticado... desvio obrigatório para o Parque das Nações.

- Ah e tal... vocês vêem duas gajas boas numa latinha e de óculos de sol... vai de nos empurrar à força toda para esta banda! - refilava a Cenourita para a bigodaça do xor agente.

- Ah e tal... minhas meninas... - tentava o xor agente argumentar.

- Minhas meninas... o catano! - a Titó já a arregaçar as mangas.

- Prontus, prontus, nã s'inervem! Vamos lá manter a calma! - o xor já a gaguejar.

- Ó xor agente! Pelos lindos olhos...ops... pelas lindas lentes dos óculos de nós as duas, diga-me... diga-me... porque raio temos nós que ir para o Parque das Nações? - Cenourita já a enxugar os pingos de suor que lhe corriam pelas fontes e borratavam a pintura.

- Ó menina! Vá por mim que eu não a engano! Para ali é que é bom! Estacionem bem a latinha, sigam até à entrada do lado do rio do centro comercial, olhem na direcção do Pavilhão Atlântico, e... surpreendam-se com o que vem a seguir.

- Uh! Até que foi simpático. - balbuciava a Titó.

- Simpático? Obriga-nos a seguir estas instruções e foi simpático? - Cenourita a duvidar.

Lá seguimos as instruções do xor agente, não fosse ele seguir-nos e multar-nos por desrespeito à autoridade. Latinha estacionada, entrámos no Vasquinho da Gama, uma espreitadela por duas ou três lojas, uma big sandocha, um copo de coca-cola e um café (sem bagaço) porque o estômago já reclamava.

- Titó! Vamos lá fora!

- Vamos! Mas... o que achas que vai acontecer?

- Não sei... vamos ver! Se o xor agente disse que para aqui é que é bom...- Pois! Olha que deve ser mesmo... estás bem a ver a multidão que para aqui está? E os engarrafamentos de trânsito até cá chegarmos?!

Saímos para a rua, acendemos o cigarrito pós almoço como é da praxe, e...

- TITÓÓÓÓÓ! - uma abelhita a bater as asinhas e a esvoaçar até chegar ao pé de nós.

Que magia...

- Mãe Bela! É a Abelha, a Abelha Maia!

Lá num país cheio de cor
Nasceu um dia uma abelha
Bem conhecida p'la amizade
Pela alegria e p'la bondade


Apresentações feitas, Abelha Maia, Sandra, Titó e Cenourita! E foram chegando mais meninas, Margarida, Gasparzinha, Vânia, Bóbora Amarelinha e suas lindonas meninas, Moira, Just Me, Isabel, Cláudia e sua linda Carol, e, como manda a tradição... a noiva Ameixinha, a ultima a chegar... todas numa roda gigante que aumentava de diâmetro a cada chegada... apresentações, beijos e abraços, risadas aqui e ali, até parecia que já nos conhecíamos todas. Mais meninas nos esperavam numa geladaria logo ali ao virar da esquina... quase atravessámos o deserto até lá chegar...

- Ó Moira mai linda da penísula ibérica e arredores... tu pá próxima avisa o pessoal hein! Que eu faço aí uns contactos... tázaver... e contrata-se uma cáfila de camelos para nos carregarem ao colo!
Chegadas ao destino, a arrastar os pézinhos e com a língua de fora de tanto calor... esperáva-nos mais um grupo de meninas... Rute, Cristina, Canela e a Ana.

Meninas em carne e osso que partilham gostos e experiências, que se divertem e fazem divertir, que interagem, que apenas se conheciam do mundo virtual, da blogoesfera e que se encontraram na vida real. Foi uma tarde muito bem passada entre garrafas de água, gelados e conversas que se atropelavam.

Tive pena que algumas meninas tivessem estado tão pouco tempo que nem deu para nos aproximar-mos bem. Mais oportunidades surgirão com toda a certeza!

Adorei o Encontro Blogueiro de Lisboa - Agosto 2009!
E assim nascem e crescem grandes Amizades Reais... à distância de um click!


Então e não é que afinal o xor agente tinha razão... para ali é que foi bom!


*chiuuu não digam a ningém, mas... aquela cena das filas na A1, na portagem e do xor agente... é uma ganda treta... não acreditem em tudo o que se aqui escreve... eheheh!!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Vou dormir...

... a correr!

O dia de amanhã... promete!

Depois conto ;)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mimos e Prémios


- Mãe Bela! Porque não tens postado nada?
- Mãe Bela! Já foste hoje ao meu blog?
- Mãe Bela! Viste o post da "A", da "B", da "C" (e por aí adiante)?
- Mãe Bela!... (isto, aquilo, e aquel'outro)

Isto é o que eu tenho ouvido nos últimos dias, tipo disco riscado. A Titó até tem razão, mas... aqui a Cenourita anda com o nível de energia em altas e as vinte e quatro horas de cada dia não lhe chegam para tudo. Também lhe deu na cabeça de fazer umas alterações, uma espécie de obras, no blog, criou uma coluna do lado esquerdo, enfeitou com umas cenouras, acrescentou novos items, retirou outros e o serviço ainda não está completo... é para se ir fazendo...

De "modos que", hoje o serão está programado para a vida virtual e seus derivados, fazer um post dois em um, que há muito estava adiado.


Desafio - Férias com os Pequenotes

A minha quase vizinha Sónia, do blog A Quente e Frio lançou-me um desafio muito interessante que consiste na sugestão de proporcionar actividades de diversão para os pequenotes. Já agora, também os grandotes se podem divertir ehehehe ;)

As regras são as seguintes:
Linkar a pessoa que nos desafiou;
Colocar as regras no nosso blog;
Dar 4 ideias para divertir os nossos filhos (praia, campo ou cidade);
Indicar 4 pessoas a quem vamos passar o desafio (link das mesmas);
Transmitir o desafio com um comentário ao blog escolhido.
4 Ideias:
Uma visita ao Castelo de Leiria e aproveitar o espaço para uma brincadeira de reis, rainhas, príncipes e princesas. Leiria
Uma ida até à praia, recomendo a Praia das Paredes. Na linha de praias junto a S. Pedro de Moel
Passeio pelo circuito pedestre junto ao Rio Lis que atravessa toda a cidade e onde tem todo o tipo de parques de diversão, incluindo pistas de bicicleta, zonas para skate e patins, parques infantis e desportivos. Leiria.
Passeio e visita ao Parque Eco-Sensorial da Pia do Urso. Perto de Fátima

4 Amigas a quem passo o desafio:
Moranguita - Doces e Companhia
Bem sei que as férias dos pequenotes estão quase a chegar ao fim, mas ainda há tempo, se não fôr nas férias pode sempre ser num fim de semana ou num dia feriado. Vale a pena visitar Leiria!

Selo + Desafio


Da Titó (não sei se conhecem?) do blog O Mundo da Titó, recebi este selinho de animados e simpáticos traseiros e chapéus bem catitas que representa a Amizade Virtual.
Diz a regra, que tenho que o passar a 12 blogs.
Também da Titó (não sei se já ouviram falar?) do blog O Mundo da Titó, também recebi este selo acompanhado de umas perguntitas difíceis ;) e seguidamente passá-lo a 5 blogs.

Uma música mágica: São tantas... Barcelona, dueto de Freddie Mercury com Montserrat Cabbalé é daquelas que me fazem sempre arrepiar
Um filme mágico: Oficial e Cavalheiro
Uma viagem mágica: Puerto Rico
Maquilhagem mágica: Ligeiro bronze natural, perfume suave e sensual e purpurinas pelo corpo todo (muito mágico) eheheh
Como sou perita em furar certas regras, passo o selinho e os desafios a todos os que visitam a Tasca da Cenourita. Não se acanhem, levem à vontade :)

sábado, 15 de agosto de 2009

O Descanso da Guerreira Cenourita... (Parte III)

Muito boa noite, Senhoras, Senhores
Cá na minha Tasca há bons sonhadores
Há bons sonhadores, boas maluqueiras
Gozam os amores, dos meus disparates
Dos meus disparates, das minhas asneiras
Muito boa noite, e desculpem as minhas tonteiras
Se tiverem bom jeitinho
Cantem sem parar
Em tom bem altinho
Para que aqui vos ouça a cantar

Se desafinarem
Não tem nenhum mal
Mais vale cantarem
Cantilenas deste Portugal

Aqui por estas bandas
Já chega de cantorias
Vamos lá continuar a postagem
Das minhas benditas férias!

A partir da nossa "residência", Monte dos Pensamentos, fizemos alguns passeios pela cidade de Estremoz e arredores. Depois do pequeno almoço, ida obrigatória a uma esplanada da cidade para cafezar e dar vitaminas às vistas;), uma espreitadela pelo mercado diário da fruta, umas compritas, umas visitas loucas a tudo o que era casa de artesanato e produtos regionais. Seguia-se a passeata pelos arredores. Serra d'Ossa, Redondo, Alandroal, uma pequena barragem perto de Jorumenha (zona da Raia Alentejana), com paisagens únicas de povoações dispersas, chaparros, oliveiras, sobreiros, azinheiras, vinhas... junto à barragem, onde pic-nicámos, estavam dois alentejanos de gema na sua pescaria. Não me lembro o nome dos peixes que se deixaram enganar pelo isco e o anzol naquele dia, mas os simpáticos alentejanos falaram-nos de um peixe muito comum naquela zona e que é um verdadeiro petisco, o Peixe Gato, já tinha ouvido falar desta espécie mas nunca provei e com toda a conversa fiquei desejosa de o encontrar à venda e o confeccionar.

Seguimos em direcção a Vila Viçosa, paragem obrigatória. O calor era mais que muito, havia vontade de visitar o Paço, mas... a sombra do jardim e da esplanada, a prova do doce tipíco, Tiborna... falou mais alto e aproveitámos para um bom momento de relax.
Seguiu-se passagem por Borba de volta à "nossa casa"... relax pelo jardim, piscina, brincadeira com uma simpática menina holandesa (que não falava inglês mas nos entendíamos bem por linguagem gestual), festinhas aos miaus que apelidei de Tarecos... banhoca (para mim, na banheira) e saída para jantar numa Tasca em Borba. O cafézinho tomei sentada no rebate de uma das portas de entrada ao som de bombos, tambores, gaitas de foles... era o ensaio do grupo musical no Centro Cultural de Borba. Adorei aquele momento... acabar de jantar, sair da Tasca com achávena de café numa mão e o cigarro na outra, sentar-me à porta como manda a lei alentejana, saborear o vício com aquele som de fundo... só apetecia descalçar os chinelos e dançar pela calçada.

No dia seguinte a passeata foi até Elvas, pic-nic já pó tardito e rumo a Badajoz... Ah pois é!

Não nasci provinciana
Mas tenho um enorme encanto
Pela vida Alentejana

Não nasci no Alentejo
Nem à beira do Guadiana
Mas sinto um gosto especial
Pela paisagem Alentejana

Ó Elvas Ó Elvas
Badajoz à vista

Sou contrabandista
De amor e saudade
Transporto no peito
A minha Vontade

Chegados a Badajoz (por favor leiam em español, Badahoj), passeio pelas calles, jardíns, terrazas, tiendas (cerradas, siesta time). Cidade bonita, bem organizada, limpa e jardins em tudo o que é sitio, até as varandas dos apartamentos com aqueles toldos tipícos e cheias de árvores, plantas e flores... es un verdadero encanto!

À saída da cidade, paragem obrigatória no Carrefour, para umas comprinhas de carácter culinário ;)
Saída em direcção a Elvas e mais uma visita à cidade, centro histórico, um geladinho pra refrescar e... here we go... back home... back Leiria... back Tasca!

A pressa de chegar era pouca e por isso, toca a aproveitar a viagem de regresso por estradas nacionais, atravessando lugares pitorescos e com paragens frequentes para admirar tudo e mais alguma coisa, e esta à entrada de Arronches ficou bem marcada com tonteiras e sessões fotográficas à fartazana... não era caso para menos;)


Aqueles dias e lugares foram fantásticos... só me apetecia ficar mais tempo, mas... a Titó já estava cheia de saudades da Mãe Bela e cansadita das tarefas habituais da Tasca. Arquivei cada instante, cada maluqueira, cada petisco, todo aquele ambiente e aqueles dias espantásticos no disco rigído interno da minha memória, relembro e revivo em sonho, acordada, tudo ao pormenor.
Deixo-vos aqui uma espécie de diário de turismo de chinelo muito resumido e digo-vos com a maior convicção, que...

IR OU ESTAR NO ALENTEJO É UMA GRANDE QUALIDADE DE VIDA E A MELHOR TERAPIA NATURAL PARA PÔR DE LADO TUDO O QUE NOS APOQUENTA!

Ah! E tenho que voltar ao Monte dos Pensamentos... para dar uns mergulhos na piscina e mimar os Tarecos;)

P.S.: Os versos foram adaptados de músicas bem conhecidas de Amália Rodrigues e Paco Bandeira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...