Bacalhau desfiado qb
3 batatas
3 couves bróculo
2 cebolas
3 dentes alho
1 folha louro
molho béchamel qb
queijo mozarella ralado qb
azeite qb
sal qb
Começo por cozer o bacalhau, deixar escorrer e reservar, na mesma água cozer de seguida os bróculos, deixar escorrer e reservar. Enquanto isso e noutro tacho ponho as cebolas cortadas às rodelas, os alhos esmagados, a folha de louro, o azeite e deixo refogar um pouco, junto também uma concha de sopa do caldo da cozedura do bacalhau e dos bróculos. Corto as batatas em bocadinhos e levo à fritadeira só para fritar ligeiramente.
Quando o refogado estiver já apuradinho, junto-lhe o bacalhau e as batatas e deixo apurar um pouco.
Deito num pirex em camadas, primeiro o preparado do bacalhau com a batata, depois os bróculos meio desfeitos e por fim outra camada de bacalhau.
Rego por cima com molho béchamel, polvilho com o queijo mozarella ralado e vai ao forno a gratinar.
Fica prontinho a servir, e para quem aprecia sabe muito bem acompanhar com um bom vinho!
10 comentários:
Olá Cenourita, vim conhecer teu cantinho e amei. Receitas maravilhosas e um astral ótimo.
bjs.
Delicioso, esse bacalhau da horta! :-)
Beijinhos.
Bacalhauzinho divinal!
ai, cenourita, que aspecto divinal...
Bjinhos da Bela
ai ai... que coisa tão boa!!!
e o vinho "Currais"? é para quem relincha? lol
P.S: recado da minha mãe - obrigado pelo telefonema de ontem e um grande beijinho para ti.
Com tanto trabalho, ter este bacalhau prontinho para o almoço, era divinal! Tem um aspecto... e cá em casa adoramos bróculos, ao contrário de muita gente.
beijos para ti e um miau grande aos "meninos". Já há muita coisa estragada? ou eles portam-se bem?
Olá Cenourita. Ontem, mal acabei de pôr o comentário no post anterior, vi "aparecer" esta receita, e fiquei logo alerta! Deve ser muuuito bom. Gosto de todos os ingredientes, acho que vou experimentar! Não se paga direitos de autor, pois não?
-------
Obrigada pela visita. Eu tb gosto de vestir as t-shirts com a bonecada, faz-nos sentir mais jovens... se bem que nós não precisamos disso para parecer mais novas...
Beijinhos.
Pelo aspecto divinal só pode ser uma delícia! Beijos.
Olá Amigas
À Rose e à Vina, bem vindas à Tasca da Cenourita!
A todas vós só posso dizer que este bacalhau se faz bem, rápido e é muito apreciado cá na Tasca.
Claudia M. claro que não tem direitos de autor e é com muito gosto que partilho os meus "petiscos" convosco, desejo que os confeccionem à vontade e depois digam se gostaram.
Risonha, o "Currais" é um vinho (neste caso,tinto) muito bom, da zona da beira baixa ;) e claro que quando bem bebido proporciona belos relinchos... lol!
Maria, acredito que dava jeito chegar a casa e ter já prontinho assim um belo petisco, podias ter aparecido cá na Tasca que chega sempre para mais um... eu às vezes lá tenho sorte, chego e é só sentar-me à mesa, e sabe tão bem...
Quanto aos miaus, há duas plantas que eles teimam e dar cabo delas, mas hoje mudei-as de sítio para ver se sobrevivem, são uns mimalhos, comem, dormem, brincam, adoram mimos, chamam muito pela nossa atenção e têm um terrivel hábito de nos subir pelas pernas acima...lol... andamos todos arranhados! lol
De comer e chorar por mais...
Enviar um comentário