Os Meus Artigos

quarta-feira, 6 de março de 2013

Ai querem despir-nos a pele?!...


... Vai daí, e vingo-me no frango! Já que não dispo a pele a ninguém...

Pego nele e...
- Franguinho... o que te faço, hein?
Não tugiu nem mugiu.

Viro-o de todos os lados, enquanto se me esquadrinham formas de o arranjar...
- Despedaço-te em bocados grandes ou pequenos?
Aparo-lhe as gordurengas...
- Vá lá! Não te decides?
Dispo-lhe a pele...
- Vais pó forno!
Não reclamou, é porque aceitou!
 

FRANGO ASSADO COM MOSTARDA
 

 (na mesa)
 
1 frango inteiro (despido de pele e gorduras)
1 cebola
2 colheres de sopa de mostarda
2 limões
vinho branco a gosto
azeite qb
sal qb

Num tabuleiro refractário coloquei a cebola cortada em rodelas. Esfreguei o frango com sal e de seguida untei-o bem com mostarda (aquilo é que foi... mãos ao frango e até parecia que estava a besuntar alguém com uma mixórdia qualquer creme hidratante) por dentro e por fora. Abri ao meio um limão lavado e espetei as duas metades dentro do filho da galinha que já não é pinto e também já não chega a galo. Reguei com um pouco de vinho branco, um bom fio de azeite e com sumo de metade de outro limão e por cima, o restante em rodelas. Deixei assim temperado duas horas antes de o levar ao forno a 200º só com a resistência de baixo ligada e um pouco antes de estar cozinhado liguei também a de cima para dourar mais um pouco.
 
 
 
(antes de ir ao forno e depois)
 
Depois de assado esquartejei-o em pedaços e levei-o à mesa na assadeira. Para acompanhar, fritei batatas... há séculos que não fritava batatas.
 
E ainda, saiu um tinto do Douro, Quinta do Cardo de 2007! Escorregou bem!
 
Depois de repetir e sem que os restantes comensais dessem conta (cof cof cof) molhei pãozinho no molho... Xiça pah! Soube-me mesmo bem e quase me esqueci da vontade de despir a pele a alguém!
 

5 comentários:

Na Cozinha da Leonor disse...

Olá, Anabela!
Que aspecto magnifico ;).... Adoro frango de qualquer maneira :)...Bjokas...

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

São Ribeiro disse...

Adoro frango e esse ficou bem ao meu gosto...que delicia.
bjs

Marisa Valadas disse...

Valeu a pena a "conversa" com o frango ;)

a disse...

Ahahah...valeu bem a pena essa conversa com o franguito nem reclamou coitado e fez muito bem porque o resultado final ficou muito bom :)))))
Beijinho

Unknown disse...

Leonor Cerveira,
É o tipo de carne que mais se gasta cá na tasca e sai sempre bem seja qual for a preparação, é muito versátil e este ficou mesmo delicioso :)

São,
Simples e muito gostoso :)

Marisa Valadas,
Eu e as minhas conversas... normalmente resultam bem ;)

Sandra Batista,
Conversas tontas as minhas... eheheh... mas muito úteis ;) Ficou óptimo :)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...