Os Meus Artigos

quarta-feira, 17 de março de 2010

Aniversário da Tasca da Cenourita, e...

... um bolo de noz!

Faz hoje dois anitos que inicei esta tasca virtual. Ela existe na realidade, é a minha própria casa, onde tudo se passa.
É o meu refúgio, o meu lar, o nosso lar... De quem está presente no dia a dia, de quem não está todos os dias mas é como se estivesse... Dos amigos e família que me presenteiam com as suas visitas e carinho.
Aqui, cozinham-se e devoram-se uns petiscos, bebem-se uns copos, brinca-se e conversa-se sériamente, fazem-se maluqueiras e brincadeiras, sessões de cinema, ri-se às gargalhadas e também se chora quando a tristeza aperta e, de alegria quando a ocasião proporciona.
Ultimamente não tenho estado tão presente nas lides bloguísticas quanto eu gostaria e não pensem que seja desinteresse ou que vos tenha abandonado, simplesmente porque tenho tido outras prioridades que exigem de mim muita atenção, empenho e dedicação...

Para comemorar esta data, deixo-vos um bolinho delicioso e que se tem confeccionado muitas vezes por cá nos ultimos tempos... todos adoram!

BOLO RICO DE NOZ

1 chávena açucar amarelo (uso sempre uma caneca grande)
1 chávena de farinha
1 colher chá fermento
5 ovos
150 gr manteiga
raspa de limão qb
200 gr nozes descascadas

Derrete-se a manteiga e deixa-se arrefecer. Batem-se as gemas com o açucar até ficar um creme bem fofo, junta-se a manteiga e envolve-se bem. De seguida, a farinha com o fermento e as claras batidas em castelo e volta a bater-se até ficar um creme homogéneo. Adiciona-se a raspa de limão e as nozes picadas (pico-as na 123 e ficam uma parte em pedaços e outra em farinha). Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente trinta minutos.

Fica um bolo lindo e delicioso, muito apreciado cá na Tasca!

Sirvam-se à vontade :)

sábado, 13 de março de 2010

Prenúncio...

... da Primavera!


Chegou o sol e... as primeiras andorinhas!

Sim, já tive o prazer de me encontrar com elas :)


Bem vindas!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Hoje (e sempre) somos...

... verdadeiras "Pretty Woman"!





domingo, 7 de março de 2010

Vinho bom, dá...


... bom vinho!

Em Tasca que é tasca, não falta vinhaça da boa!

Como já se devem ter apercebido, a acompanhar as petisquices enchem-se os copos do maravilhoso néctar...

Saca-se e cheira-se a rolha, serve-se no copo, observa-se a tonalidade e textura, leva-se a chambrear e decanta-se se necessário, prova-se, saboreia-se o aroma e... entre garfadas e gargalhadas, vai-se beberricando...

"Quinta dos Currais entre os 50 melhores


Os vinhos produzidos no concelho do Fundão foram elogiados pela boa relação qualidade-preço.


4 de Março de 2010 às 15:51h

A Quinta dos Currais viu dois dos seus vinhos incluídos na lista dos 50 melhores vinhos portugueses de 2009. O Quinta dos Currais DOC Beira Interior Tinto Reserva 2003 e o Quinta dos Currais DOC Beira Interior Colheita Seleccionada Branco 2007 passaram no crivo de um conjunto de especialistas com Sarah Ahmed à cabeça. A jornalista orientou uma prova para a Wine Detective (www.thewinedetective.co.uk), uma publicação especializada do Reino Unido.


Segundo a Quinta dos Currais esta é a segunda vez que o Vinho Reserva produzido na Capinha, concelho do Fundão, integra esta selecção, concorrendo com outros onde a qualidade é quase sempre sinónimo de preço elevado. O custo acessível destes vinhos foi elogiado em Londres, onde decorreu a prova. Esta opção é justificada com a realidade local.

“Tudo temos feito para que os nossos vinhos tenham uma óptima qualidade, sem nunca esquecer o importante binómio qualidade/preço, pois se somos produtores numa região menosprezada que tem vindo a ganhar o seu espaço, não podemos posicionar os preços nos patamares mais elevados. Devemos fazer os melhores vinhos que conseguimos a um preço honesto”, diz Maria de Fátima Tomás, administradora da Quinta dos Currais.

Além da prova em Londres, a Viniportugal deu a conhecer os vinhos portugueses em Manchester e Edimburgo, para estimular a exportação."

in Jornal Reconquista - Castelo Branco

Ontem, o jantar foi tardio mas muitoooo reconfortante. Depois de muito trabalho e muito esforço fisico com algumas mudanças, Nino e Telmo a carregar, Cenourita a orientar e Titó a deixar a massa de um bolo saltar forma fora... depressa se fez uma refeição para repôr as energias. Bacalhau assado com batatinha a murro, bem regado de azeite com muito alho e, como não podia deixar de ser... uma garrafinha de tinto para quatro, mas só dois é que beberam.
Repentinamente...

- Ui!!! Tou cá c'um calor nos pés - Cenourita a tentar descalçar as meias.
- Pronto! Já está! - desabafava o Telmo.
- Oh Mãe Bela, não tens ido aos treinos! - Titó a argumentar.
- Eheheheh! Começou a palhaçada! A tua sorte é teres bom vinho! - reinava o Nino.

E mais não conto que é muito complicado! Imaginem o filme ;)


terça-feira, 2 de março de 2010

Pudim de Leite Condensado

Nas minhas voltinhas pela blogoesfera culinária, deparei-me inúmeras vezes com uma sobremesa que me ficou sempre debaixo d'olho. Rascunhei os ingredientes num papelito e guardei numa gaveta da cozinha, a gaveta das tralhas.


Um dia destes peguei no papelito e passei-o a limpo, que é como quem diz:


- Mãos à obra que se faz tarde!



1 lata leite condensado cozido
5 dl leite
4 ovos
1 pacote natas
2 saquetas cuajada
caramelo liquido qb

No liquidificador deitei o leite condensado, a cuajada e os ovos. Deixei misturar bem e em seguida acrescentei as natas e o leite. Todos os ingredientes no copo, mais uns segundos a misturar energicamente e depois levei ao lume mexendo cuidadosa e atentamente para não deixar pegar e até ferver cerca de dois minutos. Deitei numa forma previamente bem untada com caramelo liquído e levei ao frigorífico.

Peço desculpa por não revelar aqui a fonte e, por favor acuse-se o dono do meu papelito, porque eu até já fui procurar se o encontrava, mas no meio de tantos papelitos* semelhantes que encontrei... fiquei baralhada e não de onde o repesquei...

O que sei e não me vou esquecer, é que esta doce maravilha fez um sucesso louco entre a malta mais cota da Tasca e os miaus! (o pai Nino deu-lhes a provar e, depois, só visto, eles a pedir). A juventude diz que não aprecia pudins... olhem só que sorte a nossa!;)

*receitinhas na blogoesfera

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sim, eu adoro viajar...


... e receber miminhos!

Todos os meses e, sem sair do meu querido sofá, eu viajo por este mundo. Tão depressa estou num belo Turismo Rural alentejano como de repente me podem encontrar a mergulhar nas águas quentes e transparentes de uma qualquer ilha caribeña, nos Champs Elysées a passear de braço dado com o meu amado, num Safari no Quénia, às compras na 5th Avenue...

- Pára Cenourita, já chega! - dizem vocês
- Ui! Olhem que já estava mesmo longe daqui... - eu, meio alucinada

Recebo mensalmente e por correio, a Rotas & Destinos. Desfolho-a e imagino-me naqueles locais. Com post-it's vou marcando lugares e viagens, destinos a conhecer e outros a voltar para matar saudades*... e que saudades!


A revista do mês de Março presenteou-me com um filme que eu adoro, um dos meus preferidos!

* Emigro, mudo de emprego ou então não saio mesmo do meu querido sofá! Ok, mas posso ver o Cinema Paraíso sempre que eu quiser!



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Só para dizer...

... que hoje lanchei aqui!



E, como não podia deixar de ser... trouxe esta caixinha para casa. Foi mesmo só uma caixinha com meia dúzia de seis (ehehehe), para não contrariar a maldita gula!

Deliciem-se com a embalagem, que o conteúdo... já foi!

Deixo aqui um pedido de desculpa às minhas queridas Amigas de Lisboa por nem sequer as ter contactado, mas fui em trabalho e não foi, de todo, possível.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Desafio selado...

A Tasca acordou desafiada
Pela Bóbora Amarelinha
E à tarde foi caçada
Outra vez, pela Titozinha

Antes que se esqueça
A Cenourita vai responder
Não anda boa da cabeça
Ainda se vai esquecer

Já agora aproveito
Para deixar um recado
É um desafio com algum jeito
E mais alguém será sorteado


Então, cá vai!



1- Dizer uma coisa que goste em si.

Hummm... são tantas... ok, o meu cabelo!

2- Dizer uma coisa de que goste do blog de onde recebeu o selo.

Do blog? Ou do autor? Só uma coisa? É pouco, mas vou sintetizar!

Da Bóbora Amarelinha: é a miúda mais maluca (mas com juízo) que graças à blogoesfera eu tive oportunidade de conhecer. Divirto-me muito com as histórias dela e também dividimos histórias da vida real. Estamos a alguns quilómetros de distância, é a nossa sorte, senão... devia ser lindo!

Da Titó: é a miúda que me acompanha desde os meus dezoito anos de idade, é minha filhota, é o meu amor maior, somos cópia uma da outra, quer dizer... no feitio... há diferenças... Será preciso dizer mais alguma coisa?

3 - Desafiar 5 blogues.






4- Dizer uma coisa que goste nos blogues que desafiou.

Gosto destas meninas, gosto dos seus blogues, do que escrevem, do que sentem, da forma como se exprimem... de tudo! E... ouvi dizer... não sei se será verdade... que, algumas andam assim um cadito entretidas a semear batatas e colher tomates lá p'rós lados de uma rede social famosa!!! Será verdade??? ;)

5 - Tornar visivel no blogue o selo e respectivo desafio.

Já está!
Para terminar
A todos os leitores diários
Quero convidar
Ao desafio, na caixa de comentários

;)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Palavras soltas...

... que formam a frase daquilo que eu sinto neste momento, pontuação incluída!

para relâmpagos alegrar nossa farta , escuridão ! chuva dia ventania a nunca , tão ! sol desta trovoadas ... frio , chega mais , o estou vidinha

Se vos apetecer, construam a frase e digam-me se sentem o mesmo que eu!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tarte Rápida de Maçã

Acordar tarde
E tarde erguer...
Dá descanso
E ajuda a viver!


O sol deu um ar da sua graça, pela manhã, cedo. Anunciou-se através dos poucos buraquinhos por fechar, do estore do meu quarto. Senti-o num breve iluminar do espaço onde todas as noites me deito para dormir. Umas vezes, é um dormir e acordar com pesadelos e preocupações, ansiedades e alucinações, outras, custa a adormecer, mas... por fim, a noite passa sem dar conta e o sonho até parece uma verdadeira realidade. Lembro-me de ouvir a Titó falar comigo, de lhe responder... lembro-me de sentir o peso de três maravilhosas espécies felinas sobre as minhas pernas... lembro-me de querer mudar de posição e não conseguir... lembro-me de sentir um par de bigodes roçar-me as faces e duas patitas com muito cuidado a abrir caminho por debaixo do lençol... Acomodou-se, encostadinho ao meu peito, ronronou até adormecer e... me voltar a embalar...


Acordei já tarde, uma manhã de sábado quase passada...


- Xi!!! Petit Manuel!!! Não m'acordaste?
- Ron Ron Ron... - esticou-se ainda mais, querendo continuar o sono interrompido.
- Lirinha! Napoleão! Nem vocês me chamaram?
- Ron Ron Ron Ron... - os dois de orelha voltada na minha direcção.
- Bom... vamos lá sair do quentinho que o dia vai ser curto e com muita tarefa para fazer!


Tudo se fez, nas calmas, que isto de acordar tarde só faz arrojar os pés pelo chão...
Ao final da tarde, uma ida rápida à cozinha e...
- Sai uma Tarte Rápida de Maçã para as meninas Titó e Nadyta que estão na sala a estudar!



1 base de massa folhada
puré de maçã qb
5 maçãs em fatias fininhas
açucar e canela qb para polvilhar

Estendi a massa numa forma redonda, deixando o papel vegetal que a protege. Com um garfo, piquei toda a massa e cobri totalmente com algumas colheradas de puré de maçã. Descasquei e cortei as maçãs em finas fatias e distribuí em várias camadas por cima do puré. Polvilhei com açucar e canela e levei ao forno a 180º cerca de quarenta minutos até a massa e a fruta estar cozida, apresentando uma cor lourinha.

O aroma que pairava no ar era simplesmente adorável e enganava qualquer um que pensasse sair dali uma receita muito elaborada. É muito fácil, muito rápida, ideal para quando o tempo não permite algo mais requintado e... DELICIOSA!

Agora vou de volta ao leito! Está um temporal desgraçado, a luz já ameaçou ir embora algumas vezes e até a lareira que esteve acesa desde o meio da tarde, teve que ser apagada... tal era a fumarada que descia chaminé abaixo e formava nuvem, na sala pintada de fresco!

Bom sonhos*


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Instantâneos Felinos...


... num dia muitoooo frioooo d'inverno!

- Meninos!!!
- Miau... Nem penses vir blogar!

- Ron... Ron... Ron...
- Oh Napoleão bebé... tanto soninho...


- Lirinha Pxexa! Banhinho com a dona?

- Nanhau!

- Meninos... isso é tudo fome?

- Mnham mnham mnham!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnavalices e Lamechices...

... pelas montras da cidade de Leiria!
Não sei se já vos disse, mas não vou nada à bola com carnavais. Não gosto! E com o S. Valentim? Uh! Também não!
Hoje saí à rua com um rol de voltas a dar. O dia sorriu-me, esteve alegre, sol e algum vento fresco a roçar-me as faces e a despentear-me a gadelha. Andei a pé pela cidade, percorri avenidas, ruas e ruelas. Entrei aqui, saí ali, andei mais uns metros e foi mais um entrar e sair dos mais diversos locais onde tive que me dirigir. Dei conta do recado todo que me fez sair da Tasca e, com as gavetas da caixa dos pirolitos todas arrumadas e fechadas direccionei as minhas ricas antenas para tudo o que me rodeava. Apreciei a garotada de mochilas às costas, faces rosadas e muitas gargalhadas. As senhoras de meia idade com os sacos de compras nas mãos e o cachecol a cair pescoço abaixo, outras que há muito não se cruzavam e em conversas desenfreadas nem notavam a minha passagem!
- Ah! Qual figura imponente que não pára o trânsito nem chama a atenção da gente! - dizia eu baixinho ao fecho éclair do meu agasalho.
Mais à frente, nos bancos de jardim, poisavam eles de samarra quentinha, chapéu na cabeça e luvas que protegiam os dedos enrugados do frio e da idade, as mãos de quem tem uma longa história de vida, de trabalho, de conquistas e inevitáveis perdas, de mais ou menos saúde... e riam, riam com prazer olhando a malta jovem que corria sem destino. Outros, remetidos ao silêncio, observavam, relembrando os tempos em que em vez de passearem de mochila às costas, carregavam ferramentas de trabalho duro...
- Hummm! Se eles soubessem... que não lhes sou indiferente! Passo discretamente mas penso nas vidas daquela gente! - o meu fecho éclair ouve-me e pisca-me o olho em sinal confidente...
Alheei-me dos transeuntes e quase fiquei com dores pescóceas... Olhei para a esquerda e para a direita, insisti para a direita e voltei-me para a esquerda, reparei nas montras do comércio e quase fiquei enjoada com as vistas... ele eram coraçõezinhos e predicados lamechas, disfarces carnavalescos e acessórios pirosos... por tudo quanto eram lojas!
- Oh! Mas o que é isto? - perguntei ao meu confidente que me devolveu um sorriso amarelecido como resposta.
- O que é isto? Estarei a ver bem? - fiquei confusa e insisti na questão.
- Cenourita! Acorda! É o Carnaval à porta e o dia de S. Valentim! - respondeu-me impaciente.
- Carnaval? S. Valentim? - indaguei ainda baralhada.
- Sim! Máscaras, diversão, amor e celebração! - argumentava com convicção.
- Máscaras, eu dispenso! Diversão, é quando eu quiser! Amor, é todos os dias e celebração é sempre que apetecer!
- Ó Cenourita do meu coração...
- Vá! Vá lá... deixa-te tu de esquisitices...
- Amolece o coração e participa nas traquinices!
- Mole é o meu coração e malandrices... sempre que haja disposição!
Depois de um final de tarde a tropeçar em carnavalices e lamechices... cheguei à Tasca com a sensação de que em pouco tempo tinha comemorado ambos os eventos anuais, por isso... se nos próximos dias acontecer por aqui alguma "cena" a propósito destas comemorações, fica desde já a advertência de que a iniciativa só poderá ter partido de outrém! ;)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Besugo "au champagne"

- Olh'ó peixe fresquinho!!!
- Oh freguesa!
- É pr'acabar!
- Oh linda! Olh'áqui ainda a saltar!

Pregões de outrora pelos mercados de peixe fresco, encontrões de todo o lado, gritarias e confusões, atropelos e escorregões por aquele chão alagado em água de odor a peixe.

- Oh Menina!!! Olh'áqui tão fresquinho!
- Baratinho pr'ácabar!

Ainda me lembro e jamais esquecerei, o frenesim matinal de cada sábado. As escamas que esvoaçavam ar fora como borboletas num dia de primavera. O regateio do quilo de carapau, sardinha, peixe espada, sargo, dourada... As peixeiras da Nazaré e da Vieira a apregoar, esbracejar, o tão desejado peixinho fresco...

Que saudades!

Hoje, vamos ao hipermercado e à peixaria comprar o peixe nosso de cada dia. Tira-se uma senha e espera-se... não mais se ouve o pregão, se leva a pisadela ou encontrão... a senhora que nos atende não tem sete saias nem um carrapito bem feito, não tem escamas no cabelo nem no peito... não nos conhece, não sabe o que mais gostamos, mas serve-nos o que escolhemos, arranjadinho e pronto a cozinhar e na falta da antiga tradição, apenas nos devolve um sorriso no seu olhar...

1 peixe fresco, besugo +/- 800 grs
sal qb
alho em pó qb
mistura de especiarias (pimentão e louro)

Dei três golpes no peixe, marcando as postas e cortando a espinha do meio.
Temperei com os ingredientes acima cerca de duas horas antes de ir ao forno.

2 cebolas grandes em rodelas grossas
batatas qb cortadas em bocadinhos
1 folha louro
pedacinhos finos de margarina
+ mistura de especiarias
200 ml champagne brut
azeite qb
pingos de ketchup


Cebolas descascadas e cortadas em rodelas grossas no recipiente de ir ao forno, coloquei por cima o peixe marinado e em volta as batatas em cubinhos. Distribuí po cima mais mistura de especiarias, pedacinhos de margarina, o louro. Deitei o champagne e azeite em abundância e por fim salpiquei com pingos de ketchup. Levei ao forno pré-aquecido a 200º e deixei cozinhar cerca de quarenta minutos regando com o próprio molho de vez em quando por cima do peixe.

Et voilá!

São servidos?


sábado, 6 de fevereiro de 2010

Voltei...


... depois de mais uns tempinhos ausente da blogoesfera!

Não há desculpas para a minha ausência, apenas contratempos da vida real que por vezes e, mesmo que não queiramos, nos ocupam o tempo, a disposição, a inspiração, a dedicação e tudo o mais de que precisamos para as "tarefas" de lazer que mais gostamos. São as mais diversas situações para ponderar, decisões a tomar... curvas e contracurvas com que nos deparamos no seguir do nosso caminho sem perder nunca aquela luz que nos chama e nos guia em cada percalço.

E, os "ses"?

Malditos "ses" que nos perseguem a torto e a direito... que precisamos contornar sem deitar nada abaixo ou fazer o maior esforço para evitar um menor estrago possível!

E, as "setas"?

Malditas setas, a que chamo de desorientação, pois em cada "cruzamento", tentam baralhar-nos os sentidos do caminho a percorrer!

Falo, ou melhor, escrevo na primeira pessoa do plural... não sou a única, todos nós temos alturas na vida em que tudo parece um baralho de cartas incompleto ou mal baralhado. Todos nós necessitamos de tempo de introspecção para lançar as cartas que temos na mão, uma a uma com a confiança que a mente e o coração nos transmite... e, atingir o porto certo de partida.

Depois de muito tempo a vaguear pelo deserto dos pensamentos, encontrei-o! Estou confiante! Vou segui-lo, vou chegar à Paz de que tanto necessito para viver bem cada dia proporcionando a quem me rodeia, o melhor de mim!

Vou voltar a escrever aqui, vou voltar a visitar os vossos cantinhos, vou partilhar convosco o dia-a-dia da Tasca!

A todos vós, amigas e amigos, blogueiras e blogueiros, leitores e visitantes, seguidores e pessoas novas que por aqui passaram durante a minha ausência...


... ofereço-vos este bouquet de girassóis, que eu adoro! É só pegarem e levarem convosco!

O meu Bem Hajam!


sábado, 9 de janeiro de 2010

O 2º...

... de 2010!

Não pensem que este ano vou denominar numéricamente os títulos dos meus artigos, não mesmo!
Este segundo, é só para vos dizer que tenho andado numa azáfama e para além de não ter cozinhado nada de muito especial, o que saíu do fogão da Tasca para a mesa, ficou por fotografar. E... coisitas novas e invenções sem foto não têm piada nenhuma :(

Lembram-se da saga da marmelada?

Conforme vos disse nessa altura, tratei dos marmelos todos e depois foi arregaçar as mangas, avental à frente e, dias e dias, noites e noites de volta dos tradicionais licores. No início do passado mês de Dezembro, fiz nada mais, nada menos do que quarenta e oito litros de licores. Cerejas, Framboesas e Ginjas já maceravam desde o verão...

Na Tasca respirava-se aguardente perfumada de fruta, calda de açucar e tratava-se da mistura, seguida das longas filtragens até chegar ao processo de embalagem e engarrafamento. Quase parecia uma destilaria e o resultado visível final foi este!

Foram os presentes de Natal da Tasca para a família e amigos, juntamente com caixinhas de marmelada, frascos de doce de tomate, bombons e umas mantinhas quentinhas para aconchegar neste inverno frio.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O meu primeiro post...

... do ano 2010!


Ai que me custa tanto escrever 2010!!!...


Vou embalada na escrita e sai-me sempre 20010 grrrr!!!


Para mim, a passagem de um ano para outro não passa de um virar de página na agenda, ou melhor, comprar mais uma agenda nova porque mais uma chegou ao seu limite, ou até o arrancar de mais uma folha do calendário (que por sinal há anos que não uso).


Não faço balanços própriamente ditos nesta altura, vou fazendo sempre ao longo dos dias, das semanas, dos meses que vão passando e conforme a vida entre a minha cabeça, tronco e membros, vai correndo.


Não posso dizer que 2009 foi melhor ou pior que o anterior, 2008... porque medindo o tempo que passa a cada clique dos ponteiros do relógio em anos, é-me difícil encontrar o peso certo entre o que foi bom e o que não foi.


Tive eu e, certamente todos vós, momentos bons, muito bons, belíssimos, fantásticos... e também momentos maus, mesmo maus, insuportáveis, tristes, desoladores... mas o importante mesmo é continuar esta nossa existência, dia após dia com muita esperança, força e alegria dando continuidade aos nossos sonhos, tentando realizar os possíveis e sonhando sempre mais. O sonho comanda a vida e a vida sem sonhos não é gozada nem vivida.

Depois de muitas corridas em sprint com obstáculos a contornar, birras, brincadeiras, zangas de pata em riste, dente e unha afiada, barriguinha cheia, miminho da dona... olhem só a Paz e a Harmonia no seu melhor!

A vida é FANTÁSTICA, não é?

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Vai embora ano velho...

... que nós cá estamos para receber o Ano Novo!


O pessoal da Tasca deseja a todos que 2010 seja um ano muito positivo, cheio de saúde, muita paz, boa energia, muito amor, boas surpresas e muita alegria... e tudo de muito muito muito bom!!!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Um pouco de Natal



quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A todos um Feliz Natal...

... pleno de Paz, Alegria, Saúde e muita Harmonia!


Ah! E umas guloseimas doces e salgadas pelo meio! :)



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Eu sei... eu sei...

... e vocês têm toda a razão!

Vá! Não pensem que estou outra vez a falar com o meu botãozinho, nada disso, ele anda saturado de me ouvir! Remete-se cada vez mais ao silêncio e quando abre a sua boquita pequenita cutxi cutxi é só para me dizer que nos ultimos três meses eu envelheci mais de dez anos, engordei mais de vinte quilos, perdi o sentido de humor, só reclamo, estou feia que nem um calhau, chata que nem uma sola de sapato e mais uns quantos predicados duros de ouvir... Mas, ele até tem a sua razão!

Moí e remoí, as suas curtas e precisas dicas, analisei-as ao microscópio, e não é que detectei o micróbio...

O malandro viveu três meses com sérios problemas de identidade, digamos que sofreu uma mutação por ele próprio imposta. Movimentou-se na área em forma de larva, arrastou-se pelas paredes que nem lagarta, pelo chão, que nem lesma... tentou virar centopeia e correr mais depressa que nem formiga, mas mesmo assim... nem aos calcanhares da caracoleta conseguiu chegar.

O tempo foi passando, depressa que nem sardanisca... olhava-se ao espelho e...

- Ó espelho meu, espelho meu!!! Diz-me... Diz-me... porque não consigo ser eu...

Este apenas lhe respondia com o reflexo da sua própria imagem, qual leoa depressiva, de pelo russo esgadelhado... Quando, certo dia, pela manhã, o botãozinho deixa escapar um desabafo...

- Ó égua de raça! Onde andas tu?

A larva desperta ao som de tamanho desespero, salta fora das lamelas, estica o pescoço, sacode as penas, ergue o nariz, prepara-se a rigor não esquecendo um par de botas altas que lhe ficam a matar, sai porta fora que nem um valente tornado, e... já do meio do patamar deixa escapar um dengoso...

- Aguardem-me que eu já volto!

A bicharada ficou boquiaberta, não entendeu nada e esperou impaciente o regresso de sua dama que saíra de rompante deixando atrás de si uma nuvem de poeira que teimava em não se dissipar.

Uma hora e pouco depois...

- Olá cá estou eu... a Cenourita de raça!

Ouvem-se sussuros vindos de todos os cantos da tasca, até as pulgas saltavam de contentes e, numa longa e forte aplausada, diz o botãozinho todo contente à sua bicharada:

- Voltou! Ela voltou! A nossa puro sangue está de volta! Yupi Yupi!

É verdade sim, a Cenourita voltou mesmo, voltou a si própria de quem fugiu há uns meses atrás. Não se deu bem com a mudança, não se adaptou ao clima de um mundo a castanho e dourado, tudo era demasiado ilusório e a cada dia que passava maior era o seu desencanto. Fazia-lhe falta a imponência, a audácia, a luzência e a resintência do seu tão amado de sempre!
O reencontro com o seu cavalo de ferro, a marca da sua vida, teve honras e continências, salva de tiros de canhões, medalhas de prata e galardões, confeties e balões...

E, desfilou pela tasca, no seu melhor, ao som de...




Então e não é que há por aí calhaus podres de bons?!?!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Blue Eye - Dia Azul

O Dia da Cor amanheceu lindo, algum frio mas um céu azul maravilhoso pleno de raios de sol que fazem despertar... Mesmo a fazer jus ao último capítulo do Desafio Mais Colorido da Blogoesfera!


Azul... Tanto que eu podia aqui escrever sobre esta cor...
É uma das que mais gosto, está comigo todos os dias e nas mais diferentes e variadas situações.
É a cor do céu em dias bonitos, é a cor do mar quando está calmo, é a minha cor fresca, limpa, pura, romântica...


Na culinária, é uma cor pouco ou nada usual, mas aposto que neste desafio vai ser muitíssimo bem recebida e utilizada a custo de muita dedicação de quem está a participar.


Na Tasca, confeccionou-se uma simples e deliciosa sobremesa a que chamámos:


BLUE EYE



Usei:

1 carteira gelatina Frutos do Bosque
1/2 l água

Conforme as instruções, deitei o conteúdo da embalagem em meio litro de água a ferver. Mexi bem com uma colher até o pó se dissolver completamente. Coloquei na forma de vidro e reservei até solidificar bem.

1 pct nata fresca longa vida
1/2 lata leite condensado
3 folhas gelatina derretidas

Enquanto a gelatina solidificou, bati as natas, juntei o leite condensado e as folhas de gelatina derretidas e envolvi tudo muito bem.

palitos de la reine qb

Por cima da gelatina azul, dispus uma camada de palitos de la reine inteiros. Deitei metade do creme preparado anterior, depois uma camada de palitos picados na 123, depois outra camada de creme e por fim polvilhei com o restante dos palitos picados.

Levei ao frigorífico e... pouco tempo depois já a Titó e o Nino perguntavam:

- Mas afinal quando é que podemos comer esse doce maravilha?
- Pst! Calma aí! Comer, não! Provar se fazem favor!
- Cobaias nós?
- Ah pois! ;)

Provado, comido e mais que aprovado!

- Hummm... tão fresco... e pouco doce...
- Desenjoativo?
- Yep! Favor repetir!

E, porque adoro Azul, porque enquanto pensei e confeccionei este doce só me vinha à ideia uma música que também adoro... Baptizei-a de Blue Eye!

Deixo-vos "Behind Blue Eyes" - Limp Bizkit e vou ali "clicar on" na minha Hi-Fi e ouvi-la até não poder mais :)


Beijocas Azuis***

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Doce de Kiwi

Cenourita e o seu botãozinho... em amena cavaqueira.

- Vai lá ao blog!
- Espera, já vou.
- Tens receitinhas para postar...
- Tenho, eu sei.
- Tens visitado a blogoesfera?
- Uh! Tenho.
- Opah! Tás aqui tás ali!
- Ai! Olha que tou doente...
- Mexe-te Cenoura! Doente o quê?
- Tou gripada, dói-me tudo, não me consigo mexer... tou velha!
- Deixa-te de pieguices!
- Sim, eu vou já...

Parece-me que se não fizesse a vontade ao meu botãozinho, ainda não era hoje que publicava aqui uma coisa boa ;)

Há uns dias atrás, a C. tocou à campaínha da Tasca. Fui abrir a porta e dei-me com ela carregadinha com um saco de kiwis...

- Não consigo dar conta de tantos... lembrei-me que a cozinheira da Tasca é a pessoa ideal para lhes dar destino!

E, blá blá blá para aqui e blá blá blá para acolá, cá ficou um saco cheio. Era um cheirinho na cozinha da Tasca que ninguém imagina... largavam um perfume delicioso, comemos muitos até que me lembrei de dar um destino fácil a uma boa parte deles. Fiz Doce de Kiwi na MFP!


1 kg kiwis
1 kg açucar louro

Frutos descascados e cortados em rodelas finas dentro da cuba da máquina e um pacote inteiro de açucar louro lá para dentro. Fechada a tampa, programada para doces e compotas... ordem de início e... toca a fazer o trabalhinho enquanto a Cenourita tratava de outros afazeres. Chegou ao fim do ciclo e eu achei que estava um pouco liquido demais, vai daí, uma segunda rodada na programação da máquina e... hummm... começou a apurar, a cheirar bem, a apetecer comer... No fim de pronto deixei arrefecer um pouco, deitei em frascos e lambusei-me com uma fatia de pão bem barrada com o doce.

Espantástico! Adorei!
E até já fiz umas invençõezitas a partir do doce, que vou mostrar no post seguinte.

sábado, 5 de dezembro de 2009

No final...

... do noticiário da hora de almoço, penso que na SIC, apresentaram este vídeo.
Lirinha Maria Pinxexa, Petizinho e Napoleãozinho Manuéis pareciam três cabritinhos aos saltos... para cima da mesa da cozinha... ficaram pasmados a ver o filme.

Já o viram mais umas quantas vezes aqui no PC e... deliram...



Lá vou eu ter que procurar vídeos do género para os entreter de quando em vez ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...