Os Meus Artigos

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Leitão Assado no Forno

Depois de anos a fio a comer leitão sempre da mesma maneira, assado, à Bairrada ou à Boavista (freguesia vizinha cá da tasca), nada melhor do que tê-lo fresquinho e caseirinho na arca, e ir fazendo experiências culinárias e versões diferentes desta carninha deliciosa.
A juntar a esta e a esta receitinha, desta vez saíu mais um belo petisco aprovado por todos os comensais... e, o cheirinho que pairou no ar enquanto o dito assou no forno??? Hummmmm...


Usei:
1 perna leitão golpeada + 5 costelinhas de leitão + metade da cabeça
Temperei com:
sal qb + massa de alho + colorau qb + vinho branco a olho
Untei bem a carne com os ingredientes acima e, deixei um dia e uma noite no frigorífico. Fui voltando a carne de vez em quando para absorver bem o tempêro.
Na hora de assar, juntei:
2 folhas louro
2 cebolas médias cortadas ao meio
bocadinhos de banha por cima da carne
Polvilhei com:
pimenta branca
Levei a assar em forno pré-aquecido a 180º, voltando a carne de vez em quando, cerca de duas horas. Nos ultimos minutos e para tostar melhor a pele, aumentei para 220º, corou de um lado, voltei e corou do outro.

Servi com arroz de feijão e... ai ai...

- Tirem-me o tabuleiro da frente!!! Por favor!!!

Por esquecimento, não tirei foto do prato devidamente servido... (a gula nem me deixou pensar nisso), por isso fica apenas a única foto que tirei assim que coloquei o tabuleiro na mesa.

17 comentários:

a Trofa tem cozinheira disse...

heheheh sabes que ja fui varias vezes a+i a Boavista comer Leitao??!!! È VERDADE!!! Olha mas preferia comer o teu!!! esta 5* ESTE LEITAO!!! QUE ASPECTO.....vou ao outro post ver se me respondesste!!! lol..... beijokas nana bem cenouirita!

Belocas disse...

Este leitão deve ter ficado uma delícia...a foto ficou linda...é mesmo uma tentação... eu diria uma iguaria...
Bjs

SoraiaSilva disse...

Hummmm... essa travessa de leitão ficou mesmo um must!! Ainda é tão cedo e já não me importava nada que fosse o meu almoço :p
Tá com tãaaaaaaaao bom aspecto!!
Beijinhos*

conceicao disse...

Cá em casa só ficavam os ossinhos.
Bjs

PratosdaBela disse...

amei...
Muito bom aspecto...
Levei a receita comigo...
Jnihos fofos

Natacha Rodrigues disse...

Cenourinhaaa! Gosto tanto de leitão!! E nunca cozinhei!! Esta receita parece taooo boa! :)

micas disse...

Parabens cenourita!!
Está um espectáculo!!
Uma vez tentámos fazer o leitão no forno onde a minha mãe coze a broa, mas não ficou igual ao de Negrais ou Bairrada...
Mas esse tá cá com um aspecto....
olha, eu com o leitão prefiro batata frita ás rodelas caseira, para me poder deliciar á vontade com o bicho!!
beijinhos

argas disse...

Que bom aspecto!!! Gosto muito de leitão assado! bjinhos

Carolina Macedo disse...

Eu adoro leitão!! Ou não fosse eu de Coimbra e uma grande apreciadora de leitão da Bairrada! E adoro usar o molho do leitão como tempero para outras carnes...
O teu leitão ficou óptimo!!!! Marchava que era um mimo!!!!!
Beijocas*

Ana Rita disse...

Ficou altamente :)
Bué bommmmmm....

Beijinhos

MJ disse...

Ai Ai que dá algo ruim e eu que moro tão longe mas vinha um cheiro pela auto-estrada que eu vi logo que era a mãe Bela a cozinhar. Para a próxima a ver se mandas um sms para eu ir lá ter para provar esse petisco. Eu levo o champanhe.
bjs
MJoão

Elisabete disse...

Bemmmmm, que aspecto tem este teu leitão. Magnífico. Só de olhar quase que dá para lhe sentir o cheiro hummmmmmmm. Delícia.

Abelha Maia disse...

Ficou com um aspecto excelente, esse molho, então que delicia.
bjsss

ameixa seca disse...

Tadinho do bichinho!!! Mas confesso que gosto de leitão, apesar de ter comido praí três vezes na vida :)

Sandra G disse...

Gosto de leitão, mas só o tenho comido á bairrada.O teu está divinal.

Bjs

Baú da Conceição disse...

Ai, ai, quando passo na Bairrada não resisto, mas esse não fica nada atrás.Tenho visto os bichinhos á venda no hiper, mas nunca me atrevi a fazer em casa, da próxima vez acho que vou experimentar.
Beijinhos

moranguita disse...

eu adoro leitão e assado a oda da Boavista e divinal.
tambem vou la algumas vezes comer.
ainda a um tempinho fui:-)
esta o máximo o teu leitao.
bem que me podes convidar da próxima vez hehe
beijinhos

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...