Os Meus Artigos

quarta-feira, 17 de março de 2010

Aniversário da Tasca da Cenourita, e...

... um bolo de noz!

Faz hoje dois anitos que inicei esta tasca virtual. Ela existe na realidade, é a minha própria casa, onde tudo se passa.
É o meu refúgio, o meu lar, o nosso lar... De quem está presente no dia a dia, de quem não está todos os dias mas é como se estivesse... Dos amigos e família que me presenteiam com as suas visitas e carinho.
Aqui, cozinham-se e devoram-se uns petiscos, bebem-se uns copos, brinca-se e conversa-se sériamente, fazem-se maluqueiras e brincadeiras, sessões de cinema, ri-se às gargalhadas e também se chora quando a tristeza aperta e, de alegria quando a ocasião proporciona.
Ultimamente não tenho estado tão presente nas lides bloguísticas quanto eu gostaria e não pensem que seja desinteresse ou que vos tenha abandonado, simplesmente porque tenho tido outras prioridades que exigem de mim muita atenção, empenho e dedicação...

Para comemorar esta data, deixo-vos um bolinho delicioso e que se tem confeccionado muitas vezes por cá nos ultimos tempos... todos adoram!

BOLO RICO DE NOZ

1 chávena açucar amarelo (uso sempre uma caneca grande)
1 chávena de farinha
1 colher chá fermento
5 ovos
150 gr manteiga
raspa de limão qb
200 gr nozes descascadas

Derrete-se a manteiga e deixa-se arrefecer. Batem-se as gemas com o açucar até ficar um creme bem fofo, junta-se a manteiga e envolve-se bem. De seguida, a farinha com o fermento e as claras batidas em castelo e volta a bater-se até ficar um creme homogéneo. Adiciona-se a raspa de limão e as nozes picadas (pico-as na 123 e ficam uma parte em pedaços e outra em farinha). Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente trinta minutos.

Fica um bolo lindo e delicioso, muito apreciado cá na Tasca!

Sirvam-se à vontade :)

22 comentários:

Isabel disse...

Parabéns a esta tasca maravilhosa e à sua querida dona!! Como um coelhinho, venho muitas vezes atrás da cenourinha me alimentar com receitas deliciosas mas também alimentar a alma. Beijinho e continue sempre com este blog de sucesso!
beijinhos.

moranguita disse...

muitos parabens cenourita. a tasca tem sempre um sorriso quando abrimso a porta
beijinhos e continua

Bombom disse...

Olá Cenourita! Parabéns para a tua Tasca e para o pessoal que a visita!
Eu ainda sou novata (he,he, isso queria eu!), mas já podes contar com mais uma cliente. Desejo que continues com muito sucesso e energia para nos trazeres muitos mais petiscos. Bjs. Bombom

Sónia Paula disse...

Muitos parabens pelo teu blog, continua a partilhar os teus momentos ...bjcas
http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

Sónia Paula disse...

Muitos parabens pelo teu blog, continua a partilhar os teus momentos ...bjcas
http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

Anabela disse...

Parabens ao teu blog,que o festejes por muitos anos,esse bolo tem um aspecto muito fofo,bjs

SoraiaSilva disse...

Muitos Parabéns!!!
E que bela maneira de comemorar... excelente bolinho :p
Beijinhos*

Sónia Meirinho disse...

muitos parabens por estes dois anos de constante partilha!!!! que muitos mais venham sempre com a mesma boa disposiçao!! beijinhos e parabens pelo bolinho!!

Storyteller disse...

Muitos parabéns!
Só muito recentemente me tornei tua seguidora, mas já te leio há algum tempo.
Um grande beijo e que a Tasca continue assim tão saborosa!

:D

MJ disse...

Mãe Bela parabéns pela Tasca, se continue por muitos e longos anos.
Bjs
MJoão

Raspas de Laranja disse...

Parabéns pelo blog, e parabéns pelo teu entusiasmo de vida, que é uma verdadeira lição.
Gostei do teu bolo, não fosse ele de nozes. Bjs

Sylvie Luzio disse...

parabens pelo blog!
parabens pelas coisas boas que vais apresentando por aqui!

Babette disse...

Parabéns por estes 2 anos!...
Agora que tb tenho um blog (recém-nascido, é certo!...) é que vejo o queão compensador é, mas tb qto exige de empenho e dedicação!...
Venham pelo menos mais outros tantos!
Babette

ameixa seca disse...

Bons momentos que eu passo quando venho à Tasca. Por isso, muitos parabéns e que continue por muitos anos, mesmo que andes meio ausente :)
Esse bolo deve ficar uma delícia!

turbolenta disse...

Parabéns à tasca da Cenourita
Quanto ao bolo; uma delícia. Gosto muito de bolos com noz. Quase diria que são dos meus preferidos, juntamente com os de maçã, amêndoas e limão.

Xana Bértolo disse...

Parabéns à tasca, e à sua gerente :)...
Continua, sempre com a boa disposição a que nos habituaste...
1 beijo

Ana Maria disse...

Parabéns à Tasca e aos tasqueiros que a fazem, também. Ainda não consegui ler todo o blog, mas gosto imenso do que vi por aqui até agora. Que venha mais um ano e mais outro.
Bjnhs

Sandra G disse...

Muitos parabéns,por esta tasca tão cheia de coisas boas.

Bjs

Cláudia Marques disse...

Cenourita Maria, muitos parabéns!!

E fica sabendo que não vim cá por teres ido comer da minha pizza... :)
ainda ontem estive a falar com a minha mana sobre ti, não sei se sentiste as orelhas a escaldar... não deves ter sentido, porque só temos coisas boas para dizer de ti :) as orelhas só escaldam qdo nos estão a cortar na casaca :))

Quanto ao bolo, podes crer que vou experimentar. Nozes, açúcar amarelo e raspa de limão, isso cheira-me muito bem! :)

beijoquinhas e vê lá se apareces mais um cadinho, ok?

Noémia disse...

Huuuummm paramunnnbéns nhacnhac não rsisti ao bolinho de noz, o meu preferido!
Já sei, não se deve falar com a boca cheia, mas tu é que tens a culpa, mandaste-me servir...
Bem Cenourita Maria, o que quero é dar-te os parabéns e desejar que contiues a multiplicar de dois em dois, muitas vezes.
A gente precisa de ti, de se rir e de chorar contigo, aqui neste cantinho, com um copo e prato na mão, saber da tua Titó, acompanhar as pinxexas e as tuas aventuras! :)

Deia disse...

PARABÉNS!

Brinquinho da cantareira disse...

PARABÉNSSSSSSSSSSS COM SUUUUUUUrrisinhos:)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...