... Ainda não?
... Porquê?
... E a vossa família?
... E os vossos amigos?
... E o vosso cão?
... E o vosso gato?
... Ainda não?
... Mas PORQUÊ???
O ambiente estava calmo, num silêncio reconfortante... só o vento se fazia ouvir, tentando subtilmente atravessar as janelas da Tasca. Os miaus dormiam bem enroscadinhos um no outro, a cachorra descansava com um olho aberto e outro fechado sempre atenta a qualquer movimento mais brusco que a ventania pudesse provocar nas plantas e pequenas árvores lá fora no terraço. O chapéu de sol embora fechado abanava de vez em quando com as rajadas mais fortes e o espanta-espíritos tilintava uma aspereza melodia. A Cenourita chega à cozinha em pézinhos de lã, detêm-se à porta, parece-lhe ouvir um murmúrio, um sussurro... "hummm... mas o que se passa aqui?" - pensa - dá um passo em frente e, percebe que aquele som abafado vem de cima da mesa, mais própriamente de dentro do cesto da fruta... Aproxima-se mais um pouco apurando o ouvido, e...
- Mas o que irá ser de nós? - dizia uma em tom triste.
- Oh Golden, também não faço ideia! - respondia a Royal Gala a soluçar.
De repente, e num tom mais alterado...
- Meninas, só há uma coisa que me preocupa... não fomos delicadamente descascadas e bem saboreadas, não fomos trituradas à dentada com casca e tudo depois de passadas à torneira com água fria... não fomos assadas no forno... - argumentava a Red Dellicious.
- Nem tão pouco nos transformaram em sumo, esmagando-nos naquela maquineta de tortura... - choramingava a Bravo Esmolfe.
- Buáááá!!! Para onde vocês forem eu também quero ir... não nos podem separar... fomos sempre tão amigas e unidas desde que viemos parar a este cesto... Buáááá!!! - berrava a Starking.
Perplexa, a Cenourita aproxima-se do cesto e...
- Oh não!!! Assembleia geral extraordinária de maçãs na fruteira??? Meninas...
- Ai ai ai ai Cenouououriiittaaaa!!! - choravam compulsivamente.
- Minhas queridas... vocês não ficaram esquecidas... não chorem dessa maneira... por favor!!!
- Mas, mas mas... estamos a ficar murchas e... buáááá... queremos um fim di-di-di-digno!!!
- Acalmem-se, vou propor-vos... hummm... deixem-me cá pensar... Que tal um crumble?
- Crumble? Crumble? Crumble? e, e, e... vamos todas juntas?
- Claro que sim!
- Yes! Yes! Yes! Vamos todas pró crumble... vamos todas pró crumble... la la la la la la
E assim, felizes da vida por ter todas o mesmo destino e por este lhes agradar, se tratou rápidamente de confeccionar um delicioso...
CRUMBLE DE MAÇÃ
Usei:
10 colheres de sopa bem cheias de açucar louro
12 colheres de sopa mal cheias de farinha
150 gr manteiga derretida
4 maças
Misturei o açucar, a farinha e a manteiga derretida envolvendo tudo muito bem até ficar uma massa uniforme e completamente arenosa. Descasquei e cortei em pequenos cubinhos as 4 maçãs e deitei-as numa forma de tarte previamente untada com manteiga. Por cima deitei a massa espalhando-a até cobrir totalmente as maçãs mas sem calcar muito. Levei ao forno a cozer mais ou menos meia hora a 180º.
É uma excelente e diferente forma de aproveitar fruta que já dá sinais de menos frescura, pode fazer-se com qualquer fruto e sabe bem ainda morno e também frio. Dependendo dos gostos, pode também polvilhar-se com canela e dá um óptimo lanche servindo uma fatia num prato com iogurte e um chá a acompanhar.
9 comentários:
Mas que bela história, sim senhora! A menina já pensou em escrever um romance? Ia ser um sucesso! Gostei especialmente dessa gradação no tom de voz das maçãs!!
E esse crumble está com um ar irresistível. Pode ser uma fatia para completar o meu pequeno-almoço? É que são 9h40 de um DOMINGO, e eu vou já começar a bulir! O trabalho enobrece, não é? Ora então lá vou eu ficar mais nobre...
Bjs
Tens mesmo que escrever um livro de contos e quando fizeres a sessão de autógrafos, não te esqueças de nos levar um pedacito de crumble e um licor de framboesa para ajudar a escorregar ;) bjs. Bom domingo.
Lol, que imaginação... eu ainda nem acordei como deve ser e tu já escreves assim?! :) Muito bom...
beijinhos
Sim senhora, pode ser que assim o meu filho coma fruta, como deve ser. Beijinhos
:) Gostei da história com imaginação e da receita!
Nem as maças escapam... é só possuídas na Tasca :)
Devias escrever um livro dedicado às crianças que não gostam de fruta e de legumes...para ajudar os pais...
bjs
É sim senhora uma maneira de aproveitar a fruta e fica excelente. Lindo teu. Bjs
Tens muito jeito para a escrita, sim senhora, davas uma escritora e peras e a cozinhar assim então nem se fala...uma maravilha.
Beijinhos.
Enviar um comentário