Os Meus Artigos

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A tradição...

... já não é o que era!

Completamente falso! Porque se é tradição é para dar continuidade, é para fazer acontecer, é para perpetuar! Mas... também se pode alterar a tradição um bocadinho, ou interromper, não acham?

Eu sou pela tradição! Inúmeras vivências que fazem parte da nossa cultura, dos nossos hábitos e costumes, dos nossos valores éticos e morais, que, de gerações passadas nos foram legadas e que tendenciamos a transmitir às gerações vindouras, há muitas de que eu não abdico. Outras há que, por vicissitudes da vida, pela minha minha maneira de ser e estar, por herança ou por puro desconhecimento, não pratico. Sucessivamente, cada um de nós cria as suas próprias tradições. Eu então, devo ter alma de criadora. Tenho criado um portentoso número delas, mas sobre isso, falarei aqui noutra altura.

Tudo isto para vos dizer que, nesta época do ano, uma das tradições gastronómicas desta singela tasca de família, são as Merendeiras de Batata Doce, que se fazem em basta quantidade para consumo interno e para oferecer aos amigos e família. Mas, este ano a cozinheira da tasca resolveu interromper o costume. Por um lado, uma tendinite no ombro esquerdo resolveu dar sinal de que existe, por outro, a santa preguiça também decidiu aparecer sem ser convidada, o que tornou inviável toda a tarefa de confeccionar as ditas. Perante percalços destes e não aceitando deixar passar a data sem um bolinho típico desta altura, a cozinheira decidiu-se por uns queques de noz... Perfeitos!


QUEQUES HÚMIDOS DE NOZ



250 gr açucar
6 ovos inteiros
100 gr farinha
1 colher sopa fermento pó
250 gr manteiga
2 dl leite
250 gr nozes sem casca

Misturar os ovos com o açucar e bater muito bem até obter um creme bem fofo. Juntar a farinha com o fermento e de seguida, a manteiga derretida. Acrescentar o leite, misturar muito bem. Por fim juntam-se as nozes grosseiramente picadas na 123 (uma parte fica sempre quase moída e outra em pedaços grandinhos) e envolvem-se bem na massa.

Untam-se formas para queques com um pouco de óleo ou margarina e polvilham-se com farinha. Verte-se o preparado até mais ou menos 2/3 da altura das formas. Levam-se ao forno, pré-aquecido a 180º cerca de 15 minutos. Depois de cozidos, retiram-se muito facilmente e colocam-se em formas de papel.



Esta receita dá para 24 queques, eu fiz 12 formas de queque e a metade da massa sobrante deitei numa forma de tarte devidamente untada e saíu também uma Tarte Húmida de Noz. A massa fica bastante liquida, o que confere uma excelente textura húmida depois de cozidos.



8 comentários:

Isabel Salvador disse...

Ena ena amiga que bom era para o nosso cházinho,um dia destes temos que fazer né???

nós fazemos parta da tradição e podemos dar continuidade a ela,com um pouco de nós próprios certo??bjokinhas minha doce cenourinha

Guida* disse...

Hmmm Cenourita, para mim tudo o que envolva nozes é delicioso de certeza.

Tem um óptimo aspecto.
Beijinhos
Guida

Natacha Rodrigues disse...

Olha eu por mim, viva a tradição se isso signioficar comer esses queuqes ahahah :D Estou a brincar, eu acho que as coisas mudam inevitavelmente com o tempo!!

Quanto aos queuqes, maravilha :9

PS: chjegaste a enviar alguma coisinha devido aquele passatempo?? So porque fiquei c receio que se tivesse perdido :S

Beijinhoooo

Susana Ferreira disse...

Sim às tradições!
Sim às merendeiras do Pão por Deus!
Sou doida por merendeiras e acho que foi por causa de uma barrigada das quentinhas que o meu filho João nas ceu 1 mês antes do tempo, precisamente no dia 1 de Novembro há 17 anos....
A tradição continua, até ando inchada......
Bjinhos

Sandra G disse...

As tradições trazem sempre coisas boas, como esses queques.

Bjs

Ana Powell disse...

Tudo se transforma, seja tradição ou não.
E prova disso foi a transformação dos ingredientes básicos para a confecção dos queques até ao resultado final ♥

Alice disse...

Deve ter ficado uma delícia. Eu adoro doces que vão nozes. Beijos

moranguita disse...

e merso neste dia sai sempre um bolinho ou melhor la em casa sai a broa doce que todos adoramos
estao uam delicia
beijinhos

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...