Os Meus Artigos

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bolo Pudim de Côco

Um fim de semana passado entre ligeiras tarefas domésticas e muiiiitttaaa leitura!

Depois de, no sábado, ter lido um livro e no domingo ter iniciado a leitura de outro, também passei as vistas por vários livros de culinária. Apetecia-me fazer um bolo, tinha uma sugestão óptima que tinha visto num blog e que queria muito fazer, mas... fui verificar o stock da engorda, faltava-me um ingrediente e não me apetecia sair de casa só para o ir buscar.

- Hummm... Tem que ficar para outro dia!

Comecei por folhear um e depois outro e ainda mais uns quantos livros de culinária, passei para os meus Cadernos de Receitas, aqueles que têm anos e anos e já de folhas manchadas e amarelecidas e acabei por me decidir por uma preciosidade que há muito tempo não fazia, que satisfaz as delícias dos gulosos cá do sítio e que satisfez muito bem outros gulosos que nunca o tinham provado e ficaram fãs.


250 gr açucar
190 gr farinha
150 gr manteiga sem sal
60 gr côco
1 colher de chá fermento em pó
3 ovos
10 colheres de sopa de leite

Derrete-se a manteiga e depois de arrefecida bate-se muito bem com o açucar. Juntam-se as gemas dos ovos, seguidas da farinha com o fermento e o leite. Batem-se as claras em castelo firme (adiciono-lhes sempre uma pitada de sal) que se juntam logo à massa envolvendo muito bem. Por fim, deita-se o cõco e envolve-se tudo. Deita-se o preparado numa forma de bolo inglês previamente untada com óleo ou manteiga (usei pela primeira vez o óleo em spray, super prático) e farinha e vai a cozer em forno pré-aquecido a 180º cerca de quarenta minutos. Enquanto o bolo coze no forno, prepara-se o molho.

1 chávena açucar
1 chávena leite
3 cascas limão

Mistura-se tudo numa caçarola e vai ao lume. Deixa-se ferver um bom bocado para apurar, retiram-se as cascas do limão e verte-se este molho sobre o bolo assim que este acabe do cozer e ainda dentro da forma. Deixa-se ensopar bem e arrefecer um pouco e só depois se desenforma. Salpica-se por cima com uma mão cheia de côco e...


... é de babar! ;)



17 comentários:

Bichinha disse...

Pela descrição deve ser mesmo, e com côco e limão nham nham

Isabel Salvador disse...

que coisa boa cenourita,para a engorda pois claro,anda uma gaja na ginástica para depois comer coisas destas com os olhos,bjokinhass

Salomé disse...

hummmmmm...q bom deve ser...e nome tem?bjinhos

Margarida disse...

Uiiii, deixa-me adivinhar... ainda nao é desta que tens uma fatia para mim??? rsrsrsrsrs...

Limao e côco combinaçao de luxo... deve ser uma delicia!!!!

beijinhos para ti e uns rom rons para os bebes aí da tasca!!!!!

Natacha Rodrigues disse...

nhami!! coco e limão, coco doce, limão com aquele travozinho, deve ser mt bom!

Sissamar disse...

ohohohohohohohoh nham nham nham nham nham hummmmm hummmmmm hummmmmm aiaiaiaiaiaiaia

Cláudia Marques disse...

Ah pois deve ser de babar, deve, eu mesmo sem provar já estou com água na boca, só de imaginar. E o aspecto tb está de se lhe tirar o chapéu!
E eu que há tanto tempo não faço assim uma guloseima daquelas... mas nem por isso emagreço... :))

bjs

cozinha da tia Adelaide disse...

Acredito, para já tem côco e eu tudo o que leva côco é bom, ficou mesmo apetitoso.
Bjs

Xana Bértolo disse...

Eh pá, esse bolo deixou-me com vontade de ir pra cozinha já... lol...
Fantástico :)
beijoca

São Ribeiro disse...

SE LEVA COCO E TEM ESSE ASPECTO DELICIOSO, ESTA APROVADO.
BJS

Sandra G disse...

Mas que aspecto tão delicioso.
Bjs

A Emoção das Palavras disse...

Fui seguindo links e cheguei a esta tasca. Em boa hora o fiz. O aspecto do bolo é divinal. Imagino-o bem fofinho e molhadinho por dentro. Tenho mesmo de experimentar. Cristina

moranguita disse...

esse molho deve deixar o bolo tao humido bem que delicia.
beijinhos

Dulce Caldeira disse...

Tem os sabores que adoro nos bolos, e um aspecto fantástico só pode ser bom!
Um beijinho:)

Receitas para a Felicidade disse...

É de babar e bradar aos céus, parece divinal Cenourita adorei esta receita.

Beijinhos!!

Unknown disse...

Meninas
Se gostam de côco e de bolos húmidos, não pensem duas vezes e corram para a cozinha, não se vão arrepender!
Ah e depois digam-me de vossa justiça, ok?

Quanto a quem está de dieta, um docinho ao fim de semana e sem exagero não faz mal nenhum e até ajuda, digo eu :)

E lamento informar-vos mas não sobrou nadica. Tivemos uma reunião de condomínio e como sempre há quem faça assim umas guloseimas e acaba por se tornar também num convívio. Eu levei este bolo!

Salomé Silva
Bem vinda à tasca! :)
Chama-se Bolo Pudim de Cõco :)

A Emoção das Palavras
Bem vinda à tasca! :)
Fica excelente, experimenta sim :)

M. disse...

Que delícia de post e de fim-de-semana de boas leituras! E, evidentemente, que delícia de bolo, com um ar bem festivo!!!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...