Os Meus Artigos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Picuinhices minhas...

... e o tempo que voa e um almoço para fazer!

Se há coisa que me entretém, é passar uma manhã em pijama, andar pela tasca nas tarefas da rotina diária e sem dar conta das horas. Ela é arrumar os quartos, separar e pôr roupas a lavar, limpar os wc's da gataria, aspirar o chão, pôr roupa a secar, regar as ervas aromáticas, tirar umas folhas secas desta ou daquela planta, abrir um armário ou uma gaveta para arrumar uma qualquer peça, e... de repente, armário vazio. Despejo, limpo, tiro coisas que vou acumulando e que chego à conclusão de que só estão a ocupar espaço e não me sirvo mais delas. Volto a arrumar e a trocar coisas de sítio. É o tira daqui e guarda ali. Tomo o embalo da arrumação e quando dou por mim, em vez de mexer só naquele armário já tenho a guerra montada pela casa toda.

- Mãe Bela! Não vais fazer o almoço?

No meio daquele tira-limpa-deitafora-guarda-trocadesítio-arrumadaqui-desarrumadali, está quase na hora da refeição e o lombo de porco nem temperado foi.

- Xiii... Era para assar lombo no forno...

Mas, dona de casa que é dona de casa não entra em stress. Há uma lei que impera e que se aplica sempre nestas ocasiões. A lei do desenrascanço. Que, se aplicada convenientemente, resulta num grau de excelência por vezes maior do que qualquer esmero de passar uma manhã inteira na cozinha e não fazer mais nada. E o almoço foi lombo de porco assado no forno e imaginem uma Cenourita em fast motion a preparar o almoço em tempo curto.


LOMBO DE PORCO ACELERADO


1 peça lombo de porco
sal qb
massa de pimentão qb

Ligar o forno a mais de 200º para aquecer rápido. Esfregar a carne com o sal e a massa de pimentão e colocá-lo num tacho.

3 dentes alho esmagados
1 copo vinho branco
1 fio de azeite

Espalhar o alho esmagado e bem picado. Deitar o vinho branco e o azeite. Acender o bico do fogão.

3 cebolas médias

Juntar as cebolas descascadas e inteiras. Tapar o tacho e deixar cozinhar virando a carne de vez em quando.

batatinhas novas qb

Lavar bem as batatinhas e não descascar. Colocá-las no prato do micro-ondas e levar a assar cerca de quinze minutos (o meu micro-ondas é do séc. XV, por isso, muito lento). Ir virando a carne dentro do tacho.

1 farinheira de cogumelos

Retirar as batatinhas do micro, colocar lá a farinheira bem picada com um palito, cerca de três minutos. Retirar e reservar.

Tirar a carne do tacho (estava ainda crua por dentro). Fatiá-la com a faca eléctrica. Colocá-la na assadeira com muito jeitinho. Retirar a pele às batatinhas, cortá-las (umas ao meio, outras em quartos) e dispô-las em volta da carne. Cortar a farinheira em pedaço e pôr por cima das batatas. Pôr as cebolas por cima da carne. Regar tudo com o molho do tacho.

tomilho qb

Salpicar com tomilho e levar ao forno durante cerca de quinze minutos para acabar de cozinhar a carne, alourar as batatinhas e tomar o sabor da farinheira e o aroma do tomilho.

Enquanto isto, acabei as arrumações - estas picuinhices que em certas alturas me servem de terapia ocupacional do corpo e da mente - e a mesa foi posta a rigor, e:

- Pessoal!!! Almoço pronto!!! Bora pá mesa!!!


Ufff!!! Escrevi este post à mesma velocidade que fiz o almoço!!! Até estou cansada... ;)


16 comentários:

Bichinha disse...

O que eu já me ri a imaginar a cena toda. Por momentos estava a ver-me na arrumação recente de roupeiros e deitar fora o que não serve. Digamos que são promessas do ano novo :) quanto ao lombinho está com bom aspecto.

São Ribeiro disse...

QUE CARNE TÃO BOA.
BJS

xunandinha disse...

Isso é o que se chama andar numa "fona" ou "vitess" mas o lombo assim não ficou nada mal, o que interessa é que conseguiste 5 * Parabéns, beijinhos para ti e para o Napolião

Isabel Salvador disse...

e bem acelerado ficou muito bom mesmo cenourinha linda,que bom rir agora,bjokinhass

Belocas disse...

Isso é que foi acelerar!...quando entro nessas arrumações não me empenho tanto na cozinha...
Mas a carnita ficou com um aspecto!!)que dá gosto.

Bjs

Margarida disse...

hummmm, que aspecto maravilhoso que tem o teu almoço feito á "pressao", tens uma fatiazinha de carne e umas batatinhas para mim????
A mim aqui em casa acontece uma situaçao mto engraçada, sempre que ando no tira e põe, mexe daqui e dali, abre gaveta e armario, os meus amores felinos andam sempre a meter o bigode em cada secçao... ja aconteceu o meu minorquinhas ficar fechado dentro do armario das panelas na cozinha!!!!

bjs!!!

Sissamar disse...

Estou aqui um bocadinho(muito) atormentada com essa farinheira de cogumelos... farinheira já é tudo de bom, com cogumelos então... oh minha rica Cenourita, diz-me lá onde se compra esse petisco! Alheira de bacalhau, de presunto e de aves, já comi, mas farinheira de outra coisa que não só farinheira nunca! Já estou para aqui toda "augada"!!!
Beijinhos

Ana Rita disse...

E estava buéréré bom :)

Bjs**

Belinha disse...

Ficou lindo o teu lombo:) e feito em tempo record melhor ainda!

ameixa seca disse...

Tu quando metes o turbo, ninguém te pára :)

Dulce Caldeira disse...

Olá Anabela, gostei imenso de te receber na minha cozinha, hoje vim conhecer a tua, posso dizer que me revi no que escreveste, acho que deve ser uma parte comum na vida de todas as mulheres rsrsrs......
quanto ao lombo, parece-me perfeito, eu até costumo dizer na brincadeira" São já alguns anos a voltar frangos" não nos atrapalhamos com pequenos contratempos:)))
Beijocas, gostei muito de conhecer a tua "tasquinha".

Belita disse...

Uff!!!

Abóbora Amarelinha disse...

é nessa fona que entram as minhas panelas de pressão... tudo ao molho lá pra dentro, depois é só separar e apurar nos devidos tempos fornais, percebes-te? o gajo bom queria tirar-me os adereços já hoje...(100 aerios) calma ai Xõ dotoiu que eu tenho seguro, bora lá fazer a partiçipação e ospois volto cá, tça?
beijos

Unknown disse...

Bichinha
Até eu me ri enquanto toda esta cena se passava. O que vale é que me rio de mim própria e dos meus "desenrascanços". Também eu andei de volta dos roupeiros e quando se começa... aquilo parece que nunca mais tem fim.
O almoçito ficou bom pois tá claro ;)

São33
Carne à "pressão" mas capaz de enganar qualquer um ;)

Xunandinha
Into tem alturas em que anda mesmo tudo numa ganda vitesse e tudo se faz :)

Belinha Gulosa
Foi acelerar a fundo e travar só na hora de sentar á mesa ;)

Belocas
Quando destino as arrumações nem sequer penso na cozinha, mas se pego na tarefa sem contar tenho que a levar até ao fim e acabo por cozinhar na mesma mas em vez de caprichar é apressar :)

Hannah
Por acaso o que sobrou foi reciclado e muito bem, por isso não tens direito a uma fatiazinha;)
Quando ando nas arrumações, também os meus gatos se enfiam em todo o lado e já aconteceu a Lira ficar quase um dia inteiro fechada num roupeiro :)

Sissamar
Ficaste atormentada mas eu explico. É mesmo farinheira de cogumelos e é uma verdadeira delícia. Entretanto faço um artigo sobre esta maravilha.

Titó
Ai de ti que dissesses que não estava... mandava-te já ir comer fora ;)))

Belinha
Ficou óptimo e a carne também ajudou porque era caseirinha, tem logo outro sabor :)

Ameixinha
Eu sou assim! Se é para andar... pé na tábua ;)

Duxa
Bem vinda à tasca :)
também não conhecia o teu blog e cheguei lá através de outro e gostei muito.
Tem graça que também costumo usar essa expressão :)))

Belita
É isso mesmo! Ufff! ;)

Aboborinha
Pois... mas como eu não uso panelas de pressão valham-me os meus super tachos e o meu speed ;)
Cá para mim, não o deixaste tirar-te hoje os adereços só para poderes lá voltar ;) Já sabes que se precisares de companhia, eu vou contigo ;)

Beijocas a todas***

Sissamar disse...

Então fico á espera!!!
Beijinho

Unknown disse...

Sissamar
Espera sim que vai valer a pena :)

Beijocas***

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...